Dois suspeitos são identificados por morte de cabeleireiro encontrado amordaçado em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dois homens foram identificados pela polícia por envolvimento na morte do cabeleireiro José Roberto Silveira, de 59 anos, conhecido como Betto Silveira, que foi encontrado amordaçado, com punhos e joelhos amarrados por fios e com sinais de asfixia. O crime ocorreu no último sábado, 22, no Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste de São Paulo.

"A autoridade policial identificou dois suspeitos de participação no crime e requisitou à Justiça pela prisão de ambos, que estão foragidos. Diligências estão em andamento para localizá-los", disse a Secretaria da Segurança Pública do Estado. O caso continua sob investigação por meio de inquérito policial instaurado na Divisão de Homicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que realiza diligências para o completo esclarecimento dos fatos.

Na tarde de quarta-feira, 26, outro homem foi encaminhado para o 72° Distrito Policial (Vila Penteado) por suspeita de participação no crime. Na unidade policial, porém, o suspeito apresentou informações desconexas e, após ser ouvido, foi liberado.

Onde o crime ocorreu?

Na residência da vítima. Betto foi encontrado por amigos amordaçado, com punhos e joelhos amarrados por fios e com sinais de asfixia, segundo boletim de ocorrência obtido pelo Estadão. Conforme o boletim de ocorrência, ele saiu de casa por volta de 1h40 de sábado e retornou ao local pouco depois, às 2h13. Ele estava de carro, um Hyundai HB20 de cor preta.

Algumas horas depois, às 5h53, dois suspeitos são flagrados por uma câmera de segurança da rua abrindo o portão frontal da casa e saindo a pé. Eles ainda não foram identificados pela polícia.

Quem era Betto Silveira?

Nascido em Garça, no interior de São Paulo, Betto chegou a São Paulo em 1991. À época, ele trabalhou na Vila Madalena. Onze anos depois da chegada, o cabeleireiro se mudou para o Alto de Pinheiros, onde estava há 22 anos.

Em suas redes sociais, Betto afirmava que sua profissão era uma espécie de "hobby remunerado". Ele foi descrito em uma publicação como "um cara que ama ver o sorriso no rosto das pessoas" e que encontrou na profissão uma "forma de produzir tais sorrisos com sua criatividade, empenho e paciência".

Quem morava no imóvel?

No sobrado, Betto morava com a mãe, uma idosa de 98 anos, que dependia de seus cuidados. Em outro quarto da residência, conforme o boletim de ocorrência, reside um venezuelano que alugou o cômodo. Esse homem relatou à polícia que a vítima foi até o seu quarto para pedir seda para fazer um cigarro por volta das 2h do sábado.

À polícia, o rapaz afirmou que ouviu Betto conversando com outra pessoa por longo período, além de sons de chuveiro ligado, televisão e música. Por volta das 4h, ouviu ruídos de objetos quebrando e movimentação intensa no quarto, mas que tais sons não lhe causaram estranhamento, justamente por ser rotineiro o elevado movimento na casa da vítima.

O que dizem as testemunhas?

Duas testemunhas relataram à polícia que Betto havia terminado um relacionamento com outro homem recentemente. Uma delas disse que a relação acabou há dois meses. "A vítima desejava reatar, porém o ex-companheiro já estava envolvido em outra relação e não demonstrava interesse, situação que deixou Betto muito triste à época. Entretanto, relata que, com o passar do tempo, ele superou o término e passou a se relacionar com outro homem."

Outra testemunha afirmou que o ex de Betto registrou um boletim de ocorrência contra o cabeleireiro em razão de ameaças. Essa testemunha também disse que desde o término da relação, o cabeleireiro passou a conhecer "diferentes homens com certa frequência, por aplicativos de encontro".

De acordo com a polícia, o boletim de ocorrência contra a vítima foi registrado por lesão corporal e ameaça, em agosto deste ano, "inclusive com aplicação de medida protetiva". O atual namorado do ex dele também o acusou de ameaça, e uma amiga da vítima relatou que este homem também ameaçou Betto.

Em outra categoria

A escritora irlandesa Sally Rooney disse que os seus livros poderão deixar de ser comercializados no Reino Unido por causa de seu apoio ao grupo Palestine Action (Ação Palestina), que foi classificado como uma organização terrorista pelo governo britânico. A informação é do jornal The Guardian.

"É quase certo que não poderei publicar ou produzir qualquer trabalho novo no Reino Unido enquanto esta proibição estiver em vigor. […] Se a Palestine Action ainda estiver banida quando o meu próximo livro estiver pronto para ser publicado, esse livro estará disponível para leitores em todo o mundo e em dezenas de idiomas, mas não estará disponível para leitores no Reino Unido, simplesmente porque ninguém terá permissão para publicá-lo (a menos que eu me contente em distribuí-lo de forma gratuita)", admitiu a autora de Pessoas Normais, durante ação judicial que busca reverter a inclusão do Palestine Action da lista de organizações proibidas.

E complementou: "Os meus romances têm sido influentes e populares na Grã-Bretanha, onde estou entre os autores literários mais vendidos da última década. O desaparecimento da minha obra das livrarias representaria uma incursão extrema do Estado no domínio da expressão artística."

Em setembro, a autora venceu um prêmio literário, mas não viajou para receber o troféu alegando que tinha risco de ser presa.

Principal adição ao elenco da quinta e última temporada de Stranger Things, Linda Hamilton teve muitos detalhes da personagem que vive na série mantidos em segredo até o lançamento do primeiro volume dos novos episódios. Embora já se soubesse que ela interpretaria uma militar chamada Dra. Kay, a natureza exata do papel da estrela de O Exterminador do Futuro só foi revelada aos fãs na noite desta quarta-feira, 26, quando o quinto ano estreou na Netflix.

'Stranger Things': Quando saem os próximos episódios?

Com os quatro primeiros episódios da temporada já disponíveis, os espectadores puderam ter um primeiro contato com a Dra. Kay e, por essa primeira impressão, é possível adiantar que a militar dará uma bela dor de cabeça a Onze (Millie Bobby Brown) e seus amigos.

Atenção para spoilers à frente!

Ainda no primeiro episódio da quinta temporada, é revelado que a Dra. Kay é a nova responsável pela ação militar que tomou Hawkins após os eventos do quarto ano. Hierarquicamente acima do Coronel Sullivan (Sherman Augustus), a cientista é fascinada pelo Mundo Invertido, ordenando a construção de uma base de operações e pesquisa militar na dimensão sombria, onde ela conduz experimentos nas criaturas locais.

Obstinada e calculista, Kay acredita que Onze é a grande responsável pelo caos que tomou Hawkins. Quando Holly (Nell Fisher), irmã mais nova de Mike (Finn Wolfhard) e Nancy (Natalia Dyer), é sequestrada por um Demogorgon, a militar acredita que a garota superpoderosa pode ter causado também seu sumiço. Por isso, ela direciona quase todas as suas unidades a uma implacável caçada à protagonista, com direito a uma arma sônica feita sob medida para derrubá-la.

À medida que a temporada avança, é revelado que Vecna (Jamie Campbell Bower) tem sequestrado crianças como Holly para colocar em prática seu plano de dominação mundial. Ciente do desaparecimento da pequena Wheeler, Kay reúne todas as crianças entre 9 e 12 anos que continuam em Hawkins sob a desculpa de protegê-las, embora sua intenção, na verdade, seja atrair Onze.

Onze e Hopper (David Harbour), sem saber que Vecna está sequestrando outras crianças e acreditando que Kay o tem sob custódia, invadem sua base no Mundo Invertido. Lá, a militar ameaça a protagonista e seu pai adotivo, mas acaba derrotada por Hopper.

Quando pai e filha abrem o cofre secreto que acreditam conter Vecna, eles descobrem que Kay vinha, na verdade, guardando Kali/Oito (Linnea Berthelsen), a "irmã" mutante de Onze que apareceu pela primeira vez no sétimo episódio da segunda temporada.

Embora tenha sofrido uma grande derrota com a descoberta e, ao que o final do Volume 1 indica, a libertação de Oito, o papel de Kay nos próximos episódios ainda é um mistério, uma vez que seus homens em Hawkins sofreram um ataque violento de Vecna e vários Demogorgons, que levaram as crianças que estavam sob sua custódia. Ainda que seja provável que a cientista mantenha um papel antagonista na trama, não seria surpresa se sua derrota na Terra a levasse a se aliar com os mocinhos em algum momento da temporada.

Com quatro episódios, o Volume 1 da quinta temporada de Stranger Things já está disponível na Netflix. O Volume 2, com três capítulos, será disponibilizado em 25 de dezembro, às 22h (Horário de Brasília), enquanto o episódio final será liberado em 31 de dezembro, também às 22h.

A cantora Ivete Sangalo e o nutricionista Daniel Cady não formam mais um casal. O anúncio da separação foi feito por uma nota em conjunto no Instagram, na noite desta quinta-feira, 27.

"Com muito respeito pela nossa história e pela família que construímos, decidimos, de forma conjunta e madura, seguir caminhos diferentes", diz o início do comunicado.

O texto também fala que o ex-casal está certo de que esta é a decisão "mais coerente e amorosa" para ambos. "Todo o processo está sendo vivido com diálogo, cuidado e profundo respeito", aponta outro trecho.

Ivete e Cady estavam juntos desde 2008. A união foi oficializada em 2011, em Salvador, onde moram. Eles são pais do músico Marcelo Sangalo, de 15 anos, e das gêmeas Helena e Marina, de sete anos.

O texto do anúncio da separação também fala sobre os filhos. "Seguiremos sendo uma família". Ivete e Cady pedem "respeito" pelo momento. "Pedimos privacidade para atravessar essa transição da maneira mais serena possível. Seguimos unidos no que realmente importa: preservar nosso afeto e o bem-estar dos nossos filhos".