Cinema e streaming: confira os destaques do fim de semana

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Fim de semana com frio em São Paulo pede um bom filme e pipoca - em casa ou nos cinemas, que voltaram a funcionar com restrições de público. Confira nossa seleção:

PRÉ-ESTREIA

Em Guerra com o Vovô

Dir. Tim Hill. Robert De Niro aposta mais uma vez na comédia, desta vez no papel de Ed, que enfrenta as artimanhas do neto Peter (Oakes Fegley) para recuperar o quarto ocupado pelo avô quando este vai morar com a família.

ESTREIAS

Bela Vingança

Dir. Emerald Fennell. Cassandra (Carey Mulligan, indicada ao Oscar de atriz) sai à caça de homens em busca de reparação pelo que sua melhor amiga sofreu. Fennell levou o Oscar de roteiro original.

Mães de Verdade

Dir. Naomi Kawase. Satoko (Hiromi Nagasaku) e Kiyokazu (Arata Iura) realizam o sonho de serem pais adotando um bebê. Mas a mãe biológica aparece.

Um Divã na Tunísia

Dir. Manele Labidi. Golshifteh Farahani é Selma, uma psicanalista que se muda da França para a Tunísia, gerando muita curiosidade da população local.

Demon Slayer: Mugen Train: O Filme

Dir. Haruo Sotozaki. A animação derrubou "A Viagem de Chihiro" (2001) como campeão de bilheteria no Japão. Baseada num mangá de Koyoharu Gotoube, fala de um rapaz da era Taisho (1912-1926) lutando contra os demônios que mataram sua família.

Mundo em Caos

Dir. Doug Liman. Nesta distopia, David Prentiss (Mads Mikkelsen) é prefeito numa comunidade inteiramente masculina, desprovida de tecnologia e em que os pensamentos de todos podem ser ouvidos. Até que Todd (Tom Holland) descobre na floresta os destroços de uma nave, com apenas uma sobrevivente, Viola (Daisy Ridley).

Libelu - Abaixo a Ditadura

Dir. Diógenes Muniz. Vencedor do prêmio de melhor documentário nacional no Festival É Tudo Verdade, o longa fala da Liberdade e Luta, grupo estudantil de esquerda que surgiu em 1976 e teve entre seus membros o ex-ministro Antonio Palocci e o jornalista Reinaldo Azevedo.

Boa Noite

Dir. Clarice Saliby. Cid Moreira, apresentador do "Jornal Nacional" por 25 anos, narra o documentário sobre si mesmo.

STREAMING

A Mulher na Janela

Dir. Joe Wright. Baseado no livro de A.J. Finn e com roteiro de Tracy Letts, traz Amy Adams como Anna, uma mulher que sofre de agorafobia e vive trancada em seu apartamento, espionando os vizinhos. No elenco, Julianne Moore, Jennifer Jason Leigh e Gary Oldman. Na Netflix.

Zana

Dir. Antoneta Kastrati. Representante oficial de Kosovo no Oscar 2020 e selecionado no Festival de Toronto, o filme fala de uma mulher pressionada para curar a infertilidade procurando todos os métodos possíveis, incluindo curandeiros. Na Supo Mungam Plus.

Os Relatórios sobre Sarah e Saleem

Dir. Muayad Alayan. O diretor palestino mostra como o relacionamento de uma mulher israelense (Sivane Kretchner) e um homem palestino (Adeeb Safadi), ambos casados, ganha contornos políticos num país dividido. Vencedor de dois prêmios em Roterdã. Na Reserva Imovision.

Carol

Dir. Todd Haynes. Balconista de uma loja de departamentos, Therese (Rooney Mara) se aproxima da elegante e casada Carol (Cate Blanchett). No Looke.

Quem Matou Lady Winsley?

Dir. Hiner Saleem. Nesta comédia, uma romancista americana é assassinada numa ilha na Turquia, e um inspetor de Istambul parte para lá para tentar desvendar o caso. No Belas Artes à La Carte.

O Pagador de Promessas

Dir. Anselmo Duarte. Único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, esta adaptação da peça de Dias Gomes fala sobre a peregrinação de um homem (Leonardo Villar) e sua mulher (Glória Menezes). Gratuito, no Sesc Digital.

Abaixo a Gravidade

Dir. Edgard Navarro. Bené vive numa aldeia rural, mas acaba sendo levado de volta à cidade grande por um amor. Na Looke, Now, Vivo Play, Microsoft, Google Play, YouTube Filmes e iTunes.

Steven Spielberg

No sábado e no domingo, o Telecine Cult apresenta 12 filmes dirigidos pelo cineasta, incluindo Encurralado (1971), Louca Escapada (1974), E.T., O Extraterrestre (1982) e A Lista de Schindler (1993). Todos também estão disponíveis no streaming Telecine.

1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online

Até o dia 18 de maio, o evento exibe gratuitamente, online, 41 produções brasileiras de horror, ficção científica e fantasia, incluindo o inédito "Sol Alegria", de Tavinho Teixeira. www.festivalfantastico.com

Embaúba Play

Para seu lançamento, a nova plataforma de streaming, inteiramente dedicada ao cinema brasileiro, faz uma mostra com 80 produções, incluindo A Cidade É uma Só?, de Adirley Queirós, Girimunho, de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr., e Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira.

Em outra categoria

O ator Diogo Almeida foi o eliminado desta terça-feira, 25, no BBB 25 com 43,93% dos votos. Foi o recorde de votação da temporada. Vitória Strada recebeu 32,61% de votos, e Vilma, a mãe de Diogo, que sonha há 20 anos em participar do Big Brother, obteve 23,46%.

Muito emocionada, depois da saída de Diogo, ela disse: "Meu filho foi embora e eu fiquei. O que é isso?".

No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt refletiu sobre o impacto da saída de Diogo para a mãe, Vilma, e sobre o protagonismo do brother na casa. "No fim, nós sabemos o quanto você que está saindo hoje é uma pessoa especial. Não precisa ficar enumerando suas qualidades, as pessoas sabem. E aqui fora tem um monte de gente torcendo por você."

Em conversa com Tadeu Schmidt já fora da casa, Diogo disse que "o jogo é muito difícil". "Eu procurei seguir vivendo, procurando evoluir a cada dia", afirmou.

A saída do brother provocou diversas reações na casa. Aline chorou e foi consolada por outros participantes. "Não sei se isso está passando na sua cabeça, mas se for a sensação de se sentir culpada por algo, pelo amor de Deus, tira isso", aconselhou Guilherme.

Já Thamiris se disse "aliviada". "Depois que Diogo assumiu a skin de vilão, ele se reformulou", disse Camilla.

Relembre como foi a formação do Paredão

Diogo e Thamiris já estavam na berlinda como consequência do Big Fone. Camilla, que tinha o Poder Curinga do Sim ou Não, poderia tirar um participante do Big Fone para colocar outro. Ela tirou Thamiris e indicou Vilma.

O líder João Pedro indicou Vitória Strada ao Paredão. Depois, Camilla foi a pessoa mais votada pela casa e também foi indicada à berlinda.

A Prova Bate-Volta foi disputada por Diogo, Vilma e Camilla, que venceu e se livrou.

Quem já tinha saído do BBB 25?

- Arleane e Marcelo

- Edilberto e Raissa

- Giovanna

- Gabriel

- Mateus

O Museu de Arte Brasileira da Faap vai apresentar, em maio, uma exposição dedicada ao artista americano Andy Warhol, símbolo da pop arte. O objetivo é reunir algumas de suas obras mais representativas, possibilitando um panorama amplo de um trabalho que associou a experimentação à reflexão sobre a cultura de celebridades a partir dos anos 1960.

A mostra se soma a um calendário de grandes exposições que serão abertas ao longo do ano em alguns dos principais museus de São Paulo.

A partir do dia 28 de março, o Masp vai exibir 13 obras do pintor Pierre Auguste Renoir, que integram o acervo do museu, com o objetivo de revisitar o impacto do artista no movimento impressionista, com um foco na figura humana e nos retratos da elite francesa.

Também no Masp, haverá uma imersão no trabalho de Claude Monet em A Ecologia de Monet. A curadoria explora como o artista capturou o vínculo entre natureza e arte, com ênfase em suas paisagens e a percepção ecológica do meio ambiente. A abertura está prevista para maio.

COLEÇÃO

Em agosto, a artista colombiana Beatriz González ganhará sua primeira exposição monográfica no Brasil. Na Pinacoteca, será exibida uma coleção que reinterpreta imagens da história da arte e da mídia em formatos inovadores.

A cineasta Agnès Varda terá uma outra faceta de seu trabalho mostrada no Instituto Moreira Salles a partir de novembro, quando serão expostas 200 fotografias feitas por ela, em diálogo com a sua produção cinematográfica.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Com as indicações históricas para Ainda Estou Aqui no Oscar, que acontece o próximo domingo, 2, o carnaval dos brasileiros será um pouco diferente este ano. E a premiação será exibida, também, em um dos destinos mais populares da festa: Salvador -- mais especificamente, no Pelourinho, no centro histórico da cidade.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 24, pelo governador Jerônimo Rodrigues durante um podcast sobre as ações do estado no feriado. Além da transmissão do Oscar, haverá um show surpresa.

"Vamos transmitir ao vivo à noite. Um telão será instalado. Aguardem, pois em breve divulgaremos mais detalhes. É uma surpresa", disse.

O anúncio também foi compartilhado pela Secretaria de Cultura da Bahia nas redes sociais.

"Hollywood, não! Pelourinho! A festa e a torcida pelo cinema brasileiro se encontrarão em uma celebração única durante o nosso Carnaval do Pelô! Vamos torcer juntos pelo Brasil, pela atriz Fernanda Torres e vibrar nessa noite mágica em que o cinema e o carnaval da Bahia se unem rumo à vitória", diz a publicação.

Ainda Estou Aqui concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva no longa, está na disputa pelo troféu de Melhor Atriz.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais