Sul do Brasil tem três dias seguidos de neve pela primeira vez desde o ano 2000

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Região Sul do Brasil teve três dias consecutivos (segunda-feira, terça e quarta) com registro de neve, o que não acontecia há 21 anos. Os registros mais intensos foram feitos na quarta-feira, 30, na região do Planalto Sul, em Santa Catarina. Nevou durante a madrugada, chegando a ter acúmulo em cidades como São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra.

A Região Sul não tinha três dias consecutivos de neve desde 2000. De acordo com a Metsul, além da força da massa de ar frio, de origem polar sobre os três Estados da região, a ocorrência do ciclone subtropical Raoni colaborou para a chegada do fenômeno. Nos próximos dias, o cenário não deve se repetir já que, de acordo com a previsão meteorológica, as condições para ocorrência de neve irão se dissipar.

As baixas temperaturas e o registro de neve não foram exclusividade catarinense. Na segunda-feira, os termômetros marcavam 2°C em São José dos Ausentes, na serra gaúcha, quando foram feitos os registros de neve na cidade de maior altitude do Rio Grande do Sul. No mesmo dia, a neve chegou à cidade de Quaraí, na fronteira oeste gaúcha.

Nos dois casos, o fenômeno aconteceu de forma rápida e não chegou a gerar acumulados. Porém, o fato de ter nevado em Quaraí chamou atenção. Primeiro porque o fenômeno não acontecia na cidade desde 2005. No momento em que a neve caía na cidade, os termômetros marcavam 5°C, temperatura considerada alta para incidência de neve, ainda mais em uma região mais baixa.

De acordo com a Metsul, isso foi possível devido ao tempo seco e a circulação ciclônica dos flocos, que permitiu que as nuvens acumulassem neve e ela chegasse à região mais baixa.

Ainda na segunda-feira houve registro de neve em Santa Catarina e no Paraná. De acordo com a Metsul, na cidade de Palmas, foi possível ver parte da vegetação sendo coberta e ficando branca pela neve.

Na terça-feira, a neve chegou de vez aos locais mais altos do Rio Grande do Sul e subiu a serra. Houve registro de neve fraca em Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado e Canela. Em todas as cidades, o fenômeno foi rápido e a neve rasa, não tendo acúmulo. Além da neve, diversas cidades registraram chuva gelada durante a semana.

Em outra categoria

A dinâmica dos próximos dias do BBB 25 terá uma novidade. Desta vez, o anjo terá poderes em dobro e, além de imunizar uma pessoa, também indicará um colega para o próximo Paredão. A Prova do Anjo ocorre no sábado, 1º.

Nesta quinta, 27, os participantes disputaram uma nova Prova do Líder. A atriz Vitória Strada, que acabou de voltar de um Paredão contra Diogo Almeida e Vilma, foi a grande vencedora.

A formação da berlinda no domingo, 2, será feita com voto aberto. Dois participantes serão emparedados pela casa.

Veja como será a dinâmica do 'BBB 25':

- 28/2 (sexta): Poder Curinga ("Poder Pirata"). Vitória escolhe cinco pessoas para o Na Mira do Líder.

- 1º/3 (sábado): Prova do Anjo.

- 2/3 (domingo): Formação do paredão.

- 4/3 (terça): Eliminação.

Vitória Strada foi a vencedora da Prova do Líder no BBB 25 na noite desta quinta-feira, 20. João Gabriel teve uma diferença de apenas 2 mil pontos da sister e quase assumiu a liderança do programa pela segunda vez.

Vinícius apertou o "botão misterioso" no gramado da casa nesta quarta, 26, e pôde escolher um dos participantes para vetar. Ele indicou Maike. Logo em seguida, o brother cumpriu o desafio do Quarto Misterioso e, além de ir para o VIP e receber imunidade, vetou também Vilma.

Além de Vinícius, que já estava no VIP, Vitória escolheu Thamiris e Diego Hypolito para o grupo.

O desafio envolveu habilidade. Na dinâmica, os jogadores tiveram de caminhar em uma esteira e apertar botões que correspondessem a imagens exibidas em celulares posicionados à frente. Venceu a prova quem juntou mais pontos.

A dinâmica dessa semana será diferente: desta vez, o anjo vai ter poderes em dobro. Além de imunizar uma pessoa, o vencedor terá de indicar outra ao paredão. A próxima eliminação ocorre na terça-feira, dia 4.

Blake Lively usou suas redes sociais para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. A atriz morreu na quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

As duas atuaram juntas em Gossip Girl, interpretando, respectivamente, Serena e Georgina. "Ela era eletricidade. Você sabia quando ela entrava na sala porque a vibração mudava. Tudo que ela fazia, ela fazia 200%", escreveu.

A mulher de Ryan Reynolds usou uma foto de quando conheceu Michelle pela primeira vez.

"Abrace aqueles que você ama e amou. O mundo perdeu uma pessoa profundamente sensível e boa em Michelle. Que seu trabalho e seu enorme coração sejam lembrados por aqueles que tiveram a sorte de vivenciar seu fogo."

Ed Westick, Chace Crawford, Jessica Szhor e Taylor Momsen, que também participaram de Gossip Girl, foram outros nomes que homenagearam a atriz.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais