Rio Preto pede ao MP apuração de fraude em 3ª dose de vacina contra covid

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, encaminhou ao Ministério Público, nesta quarta-feira, 7, dois casos de moradores que receberam a terceira dose de vacina contra a covid-19 de forma, possivelmente, fraudulenta. A pasta também pediu a apuração de uma tentativa de receber irregularmente a terceira dose. Conforme entendimento do Ministério Público de São Paulo (MPSP), a conduta pode tipificar crimes de falsidade ideológica e infração de medida sanitária. Havendo flagrante, a pessoa deve receber voz de prisão.

Conforme a secretaria de Rio Preto, as duas pessoas receberam uma dose da vacina Pfizer, mesmo já tendo recebido as duas doses da Coronavac. Elas não foram identificadas, mas um dos casos, que envolve uma médica moradora da cidade, já é investigado pelo MP. A médica atua na linha de frente da covid-19 e alegou ter tomado duas doses da Coronavac em estudo clínico do Instituto Butantan. Assim, não se sentiu devidamente imunizada e recebeu a vacina da Pfizer.

A outra pessoa vacinada com a terceira dose é de Mirassol, cidade vizinha. Ainda segundo a secretaria, em ambos os casos o sistema de registro de dados estava indisponível no momento da aplicação, o que não permitiu a consulta ao histórico vacinal.

Já o terceiro caso, de tentativa de fraude na cidade, envolveu uma pessoa que havia recebido a primeira dose da Astrazeneca e se apresentou para receber uma dose da Pfizer. Quando houve a checagem do Termo de Responsabilidade assinado na primeira aplicação, a pessoa deixou o local. O Ministério Público informou que os três casos serão apurados para, se for o caso, serem propostas penalidades.

Outros casos

A prefeitura de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, investiga se dois profissionais da saúde receberam a terceira dose da vacina contra a covid-19. As denúncias chegaram ao município e a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma apuração. Em um dos casos, a pessoa teria recebido as duas doses convencionais e mais uma dose da vacina Janssen. Segundo a secretária Vânia Maria Alves Silva, estão sendo cruzados os dados do cadastro no VaciVida para confirmar se houve a vacinação indevida e em que circunstâncias aconteceram.

O Ministério Público estadual já investiga o caso de uma médica veterinária que havia recebido as duas doses e voltou à fila de vacinação para receber o imunizante da Janssen, aplicada em dose única. Ela chegou a postar fotos com as três aplicações em sua rede social. O caso levou a prefeitura de Guarulhos a pedir manifestação do MPSP sobre a conduta da veterinária. O Nadim Mazloum informou que os servidores devem ser orientados para "acionar a Polícia Militar ou a Guarda Municipal e efetuar a prisão em flagrante" do infrator.

Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde ainda apura se dois alunos do curso de medicina de uma universidade particular se aproveitaram da rotina médica para burlar o sistema e tomar uma terceira dose da vacina contra a covid-19. Eles já teriam tomado extraoficialmente as duas doses da Coronavac e voltaram a se apresentar, recebendo a vacina da Pfizer. Em Araçatuba, no interior, um funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tomou as duas doses da Coronavac na cidade e, meses depois, se vacinou novamente com a Astrazeneca em Birigui, cidade vizinha. O caso está sendo investigado.

No Paraná

A prefeitura de Paranavaí, no interior do Paraná, investiga se pessoas que receberam as duas doses da vacina contra a covid-19, teriam conseguido receber uma terceira dose de outra marca de vacina contra a doença. Em pelo menos um caso, já houve a confirmação de que a moradora, após ter recebido as duas doses, voltou ao posto de vacinação para ser vacinada pela terceira vez, mas com outra vacina.

Segundo a prefeitura, os profissionais de saúde que estavam no local conheciam a pessoa e conferiram no sistema a situação vacinal dela. "A pessoa não foi imunizada novamente e foi solicitado que ela se retirasse do local", disse, em nota, o município. O caso, no entanto, levantou a suspeita de que outras pessoas teriam conseguido receber a terceira dose, levando a prefeitura a abrir uma apuração. Se for constatado que houve burla, os casos serão encaminhados para o Ministério Público.

Em outra categoria

Vilma foi a 12ª eliminada do BBB 25, com 58,91% dos votos, na noite de terça-feira, dia 1º. Ao se despedir, agradeceu à homenagem feita pelo apresentador Tadeu Schmidt e declarou: "Foi um prazer viver esse momento com vocês. Eu não imaginava que eu tinha esta força. Estou revigorada, feliz. Fica com Deus, gente. Boa sorte!"

Antes de sair, ela ainda aconselhou Maike a aproveitar o Pegar ou Guardar e refletiu: "O que será de mim depois daquela porta?". Emocionado, Vinícius chorou no gramado e afirmou: "Eu sei do meu coração. Eu não ia magoar ninguém aqui dentro". Diego, também no Paredão, ajoelhou-se na grama e agradeceu a Deus.

Aliados comemoram chegada ao Top 10

Logo após a saída de Vilma, os aliados do Quarto Anos 50 - Diego, Vinícius, Vitória, Delma, Daniele e Guilherme - se reuniram em um abraço coletivo. "A gente está no Top 10!", celebrou Vinícius ao levantar Diego do chão. Eles correram pelo gramado gritando, e Guilherme comentou: "Um de nós já é Top 5, porque estamos em seis".

Já no quarto, Vinícius reforçou: "Eu acreditava, não vou mentir. A gente sabe o desenrolar do jogo e quanta coisa acontece, você começa a ter medo. Mas eu sempre fui muito confiante que eu queria muito chegar até aqui."

Diego tem crise de asma

A comemoração deu lugar à preocupação. Na cozinha, Diego avisou aos colegas: "Está parecendo igual quando eu era criança, estou tendo asma… falta de ar, o tempo todo". Sentindo-se pálido e tonto, o ex-atleta foi levado por Vitória ao Confessionário. Após ser atendido, voltou para jantar e relatou que tem tido problemas respiratórios com mais frequência.

Renata desaba e é acolhida por Maike

Na área externa, Renata chorou e foi acolhida por Maike. "Chega, me dá a mão. Chega! Não se culpa não", disse o brother, fazendo carinho na mão da sister. Ela desabafou: "Eu não consigo ver o que eu fiz de errado, mas o Brasil deve saber me explicar".

Em outro momento, os dois falaram sobre a Vitrine do Seu Fifi. Renata demonstrou dúvida sobre as mensagens recebidas: "E se a pessoa tiver se confundido e eu trouxe a mensagem errada? Eu não sei". Maike tentou tranquilizar: "Você está em paz?" Renata respondeu: "Não sei o que eu faria diferente."

Mais tarde, Maike a convidou para dormir no Quarto do Líder. "Dorme aqui", disse. A bailarina brincou sobre o Quarto Nordeste: "Aquele quarto vazio... Será que é mal do quarto?"

Diego evita dormir com adversários

Durante a madrugada, Renata contou a Maike que viu Diego deitado no chão do Quarto Anos 50. Segundo ela, o ginasta preferiu não dormir no Quarto Nordeste, onde estão participantes com quem teve embates recentes. "Você está vendo que eles estão dormindo no chão, né? Para não dormir lá", comentou.

Maike disse entender a escolha do aliado. "Quando o Nordeste estava cheio, as meninas sempre me chamavam para dormir lá. E eu fazia a mesma coisa, preferia dormir no chão ", contou. Ele concluiu: "No lugar dele, eu não me sentiria à vontade. Eu não dormiria no Anos 50, por exemplo."

Avaliação sobre Delma

Mais tarde, sentados na área externa, João Pedro, João Gabriel, Maike e Renata conversaram sobre as possíveis opções de voto na próxima formação de Paredão. O nome de Delma surgiu como uma incógnita.

Renata foi direta ao descrever a sister: "Ela é a pessoa mais incerta. Você nunca vai saber o que é que vem dali. Principalmente quando não existem pessoas dando uma orientação". A bailarina lembrou os momentos de tensão entre Delma e Vilma e citou que Guilherme, genro da dona de casa, já havia pedido para ela encerrar os atritos: "Dela, você nunca vai ter certeza do que vem."

O Dia do Livro Infantil, comemorado em todo o mundo em 2 de abril, reforça a importância da literatura para o público jovem, mas não é necessário esperar a data para influenciar os pequenos a ler. Em São Paulo, as livrarias especializadas em crianças e jovens são um bom passeio para o fim de semana e oferecem conteúdos pensados para a infância.

O Estadão selecionou sete endereços da capital paulista que atendem crianças e oferecem diversas atividades, como ilustrações e livros com temáticas educacionais e atividades ou palestras infantis. Confira:

Casa Cosmos

Inaugurada em meados de agosto passado, a Casa Cosmos combina produtos artesanais, atividades infantis, palestras e cursos para adultos. O funcionamento vai de terça-feira a domingo a partir das 10h.

A localização é na Rua Natingui, 544, Vila Madalena.

Miúda

Criada por professoras, a Miúda tem livros organizados não por faixa etária, mas por temas, ideias e conceitos, que incentivam uma abordagem mais livre à leitura. Também são organizados, no espaço, clubes do livro e outros programas de incentivo à leitura.

A Miúda fica na Rua Coronel Melo de Oliveira, 766, Pompeia, e funciona de terça a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Pé de Livro

Nascida durante a pandemia, a livraria foi idealizada por um jornalista com a crença de que leitores mirins se tornarão leitores ao longo da vida.

Durante o fim de semana, a Pé de Livro realiza diversas atividades que incluem clubes de leitura, visitas de compositores e ilustradores e até oficinas e sessões de autógrafos com autores infantis.

Localizada na Rua Tucuna, 298, Pompeia, ela funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 19h.

Companhia Ilimitada

Mais do que uma livraria, a Companhia Ilimitada é um espaço de encontro para crianças e suas famílias, que oferece clubes de leitura e noites de contos no quintal.

Fundada há 25 anos, ela foca no público infantil e nfantojuvenil mas também possui conteúdos para outros públicos.

O espaço fica localizado na Rua Florinéia, 38, Água Fria, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

NoveSete

A NoveSete é uma das maiores livrarias focadas no público jovem em São Paulo. Com um vasto acervo de obras de renomados autores e ilustradores, ela também oferece um café e uma área dedicada a encontros e atividades culturais.

A localização é na Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, e aos sábados, das 10h às 18h.

PanaPaná

A PanaPaná é uma livraria que combina literatura e brinquedos e oferece oficinas de artesanato e bate-papos para crianças. Focada no conteúdo educativo, ela protagoniza, durante os finais de semana, um local para leitura e aprendizado.

O espaço fica na Rua Leandro Dupré, 396, Vila Clementino, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h30 às 17h30.

Casa de Livros

Pioneira no segmento, a Casa de Livros foi inaugurada em 1986 e é conhecida por seus eventos voltados ao público infantil.

Por meio da livraria, é possível acompanhar o lançamento de livros, a contação de histórias, entre outras atividades para o público.

Situada em uma casa lúdica e colorida na Rua Capitão Otávio Machado, 259, Chácara Santo Antônio, a livraria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.

Val Kilmer morreu em Los Angeles na noite desta terça, 1º, aos 65 anos, após um quadro de pneumonia. Curado de um câncer na garganta, o ator de Batman e Top Gun já realizou duas traqueostomias e entrou em remissão da doença em 2020.

Nascido em 1959, ele teve destaque nos cinemas em 1986, quando figurou Top Gun no papel de Tom Kazansky, um de seus maiores trabalhos.

A vida de fama, entretanto, não poupou o ator de tragédias pessoais: ele perdeu o irmão em 1977 por um afogamento.

Val Kilmer recebeu um diagnóstico de câncer de garganta em 2014, motivo pelo qual realizou duas traqueostomias, que alteraram sua voz. Ele admitiu o câncer apenas em 2017, por meio da rede social Reddit, quando perguntado por um internauta. Na época, Kilmer afirmou que ainda estava se recuperando.

A doença, que entrou em remissão em 2020, não o afastou das telas: Kilmer atuou também na sequência de Top Gun, Top Gun Maverick, em 2022.

Entenda o quadro de Val Kilmer

A pneumonia é uma infecção que se instala no pulmão e que tem três principais agentes causadores: vírus, bactérias e, mais raramente, fungos. O diagnóstico da doença, segundo médicos ouvidos pela reportagem, pode ser feito por meio de exames físicos e de imagem, além de testes laboratoriais. Os tratamentos variam de acordo com a complexidade de cada quadro.