Oscar 2023: Lady Gaga e Rihanna são indicadas na categoria melhor canção original

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Lady Gaga e Rihanna foram indicadas ao Oscar na terça-feira, 24, na categoria de melhor canção original, que deixou Taylor Swift de fora. Gaga foi indicada por Hold My Hand, de Top Gun: Maverick, enquanto Rihanna ganhou sua primeira indicação por Lift Me Up, de Pantera Negra: Wakanda para Sempre. As estrelas da música competirão no Oscar de 2023 em 12 de março.

Carolina, de Taylor Swift, do filme Um Lugar Bem Longe Daqui, não conseguiu uma indicação na categoria. A canção era considerada uma aspirante ao Oscar depois de receber indicações para outros prêmios, incluindo o Globo de Ouro.

Gaga coescreveu a música de Top Gun com BloodPop, o talentoso produtor e compositor que criou canções para vários grandes nomes, incluindo Madonna, Britney Spears e Justin Bieber. É a quarta indicação de Gaga, que ganhou um Oscar em 2019 por Shallow, com Bradley Cooper, em Nasce uma Estrela.

Rihanna fez seu tão esperado retorno à música em grande estilo com a balada Lift Me Up, escrita em homenagem ao falecido astro de Pantera Negra Chadwick Boseman, que morreu de câncer em 2020. Ela criou a música com Tems, além do diretor do filme, Ryan Coogler, e do compositor Ludwig Göransson, que levou para casa um Oscar há quatro anos por seu trabalho no primeiro filme de Pantera Negra.

"Essa música tocou muitas pessoas", disse Göransson. "Essa é uma das coisas lindas que você pode fazer quando escreve uma canção. Há momentos em que a música tem vida fora do filme. Ela vive. É lindo ver como se conecta com as pessoas."

Diane Warren recebeu sua 14ª indicação ao Oscar por meio de sua música Applause, de Tell It Like a Woman. A prolífica compositora foi reconhecida com um Oscar honorário no Governors Awards no ano passado.

"É incrível ser apreciada pelos meus colegas novamente", disse Warren, que ficou acordada a noite toda em uma pizzaria com amigos enquanto esperava pelo anúncio das indicações, assim como fez no ano passado - em Los Angeles (EUA), a divulgação dos finalistas acontece às 5h30 da manhã. "Eu nunca tomo as indicações como garantidas."

Outros indicados a melhor canção original são Naatu Naatu, de M.M. Keeravaani para o filme indiano RRR, que foi escrita por Chandrabose, e This is a Life, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. A última faixa foi criada por Mitski, David Byrne e Ryan Lott que, junto com sua banda, Son Lux também foi indicado para melhor trilha sonora original.

"Sinto que estou no topo do mundo. Essa é a melhor sensação", disse Keeravaani, que acrescentou não ter ficado surpreso com a indicação porque está "muito confiante em seu trabalho".

Keeravaani disse que espera que sua indicação do Oscar possa destacar outros artistas da Índia. "É importante para que cada vez mais música e artistas talentosos do meu país tenham a chance de obter esse tipo de reconhecimento, para que o mundo abrace a música indiana mais do que nunca", disse.

Em outra categoria

O ator Gene Hackman, 95 anos, e a mulher, a pianista Betsy Arakawa de 63 anos, foram encontrados mortos em casa, segundo informações da mídia norte-americana divulgadas nesta quinta-feira, 27.

O casal e um cachorro da família foram localizados em casa no estado do Novo México na tarde de quarta-feira, de acordo com informações divulgadas pelo site Santa Fé New Mexican.

Não há suspeita de crime, mas as autoridades não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias das mortes e disseram que uma investigação está em andamento.

A porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé, Denise Avila, disse que os policiais responderam a uma solicitação para fazer uma verificação de bem-estar na casa por volta das 13h45, horário local, na quarta-feira, 26, e encontraram Hackman, sua esposa Betsy Arakawa e um cachorro mortos.

Oscar

Hackman foi indicado cinco vezes ao Oscar, estrelou dezenas de filmes e é um dos artistas mais respeitados e honrados da indústria. Suas duas vitórias no Oscar foram conquistadas pelas atuações em Operação França (1971) como um policial antidrogas rude e implacável, e em Os imperdoáveis (1992) em que interpretou um xerife de uma pequena cidade.

O ator desempenhou uma variedade de papéis, aparecendo em filmes de ação, thrillers e até mesmo atuando em um papel cômico em O Jovem Frankenstein, na obra Hackman foi escalado para dar vida a um eremita cego que, sem saber, hospeda o monstro.

Raramente visto no circuito social de Hollywood além das premiações, Hackman nunca se aposentou formalmente da atuação, mas disse a um jornalista em 2008 que havia desistido porque não queria "continuar pressionando" e correr o risco de "sair com uma nota realmente amarga". (Com agências internacionais)

Mais uma Festa do Líder ocorre nesta quinta, 26, no BBB 25 e, como é de praxe, o líder João Pedro precisou escolher uma pessoa para barrar da comemoração. A decisão mirou em Camilla e o líder justificou a escolha por "prioridade".

O líder também chegou a citar a briga da sister com Vitória. A atriz era uma das opções para o veto, mas João desistiu de escolher a sister por ela já ter sido barrada na última festa.

A sister terá de passar a madrugada com apenas água, pão e banheiro à disposição em um cômodo separado da casa do reality. Ela poderá sair do local caso encontre cinco chaves em uma piscina de bolinhas que abrem um baú que dará acesso à festa. Caso não, ficará isolada até o amanhecer.

João Pedro terá como tema "festa do interior" na Festa do Líder nesta quinta. A comemoração terá pescaria, barraquinhas de lona e totó, além de um cavalo mecânico. O cenário também terá a representação de elementos como a praça da igreja.

O ator Daniel Rocha, namorado de Vitória Strada, se pronunciou nesta quarta-feira, 26, sobre as polêmicas envolvendo a atriz no BBB 25. Em vídeo publicado no Instagram, ele celebrou a permanência da namorada no reality e criticou as acusações direcionadas a ela nos últimos dias.

"As pessoas estão querendo uma posição minha, [...] então resolvi dividir algumas palavras com vocês aqui", iniciou Daniel, que ressaltou a situação vivida por Vitória na casa.

"É profundamente angustiante quando alguém que sempre acolheu e respeitou as pessoas ao seu redor se vê injustamente acusada de algo que não é, especialmente em um contexto de pressão psicológica intensa. O medo do cancelamento e da reprovação social pode levar qualquer um a duvidar de si mesmo, anulando, muitas vezes, a sua própria voz e aceitando uma culpa que não lhe pertence", afirmou.

Na sequência, ele destacou a importância de não se deixar levar por distorções: "Porém, é fundamental lembrar que acusações injustas não definem a verdade que todos nós estamos vendo e assistindo ao programa. A integridade de uma trajetória de respeito e a empatia não podem ser apagadas por equívocos ou distorções alheias."

Por fim, Daniel agradeceu o apoio dos fãs e reforçou sua torcida: "Juntos pela Vitória". O casal assumiu o romance publicamente em dezembro de 2024.

Confira aqui