Gilberto Gil se candidata a vaga na Academia Brasileira de Letras

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O cantor e compositor Gilberto Gil vai concorrer a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, confirmou sua mulher Flora ao jornal O Globo.

Além da vaga do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, morto em 15 de março do ano passado, declarada aberta nesta quinta-feira, 5, serão declaradas abertas a candidaturas as vagas do jornalista Murilo Melo Filho, morto em 27 de maio de 2020, do professor Alfredo Bosi, morto em 7 de abril de 2021, e a do advogado e ex-vice-presidente do Brasil Marco Maciel, morto em 12 de junho.

A ABL realizou nesta quinta-feira, 5, a primeira de quatro sessões virtuais para se despedir e homenagear os integrantes mortos recentemente.

Gil pode se candidatar tanto à vaga de Murilo Melo Filho quanto à de Bosi, vagas desde a morte de seus ocupantes, durante o período em que a ABL permaneceu fechada, ao longo da pandemia de covid-19.

A atriz Fernanda Montenegro, os escritores Daniel Mundukuru e Godofredo de Oliveira Neto e o poeta Salgado Maranhão também podem se candidatar às cadeiras vagas na ABL.

Em outra categoria

Três gravações inéditas de Gal Costa foram disponibilizadas nas plataformas de streaming na última sexta-feira, 7, pela Universal Music. As músicas foram gravadas em 1972 para um EP que seria lançado no embalo do sucesso da turnê Fa-Tal - Gal a Todo Vapor e terminou engavetado pela gravadora de Gal na época, a Philips.

As três canções, recuperadas 50 anos após a gravação original, podem ser agora acessadas por fãs da cantora - que morreu em 2022, aos 77 anos - sob o título Gal Costa Compacto de 1972.

A primeira faixa é uma interpretação de Gal para a composição A Morte, de Gilberto Gil. Vale Quanto Pesa, de Luiz Melodia é a segunda faixa. Por último, há O Dengo que a Nega Tem, samba de autoria de Dorival Caymmi.

Em 2024, outra compilação póstuma da cantora, Gal Costa - Por isso Essa Voz Tamanha, foi lançada no streaming.

O Big Fone vai tocar mais uma vez neste domingo, 9, no BBB 25. O brother que atender o telefone será levado a uma "loja misteriosa" e poderá escolher poderes que podem mudar os rumos da formação do paredão.

O Big Fone tocará por volta das 11h. Haverá uma interrupção na programação da Globo, entre os programas Viver Sertanejo e o Esporte Espetacular.

Entenda cada poder da 'loja secreta'

Poder de Anular: O brother terá a chance de anular um voto recebido por ele na formação do paredão.

Poder do Não: O brother terá a chance de vetar a imunidade dada pelo anjo.

Poder do Dois: O brother terá um voto com peso dois durante a formação do paredão.

Poder do Desvio: O brother poderá retirar alguém da Mira do Líder - incluindo ele mesmo.

Poder da Imunidade: O brother ficará imune durante a formação do paredão.

Poder Supremo: O brother poderá trocar uma pessoa emparedada por outra. Ele poderá retirar ele mesmo do paredão, indicar a pessoa imunizada pelo anjo e até trocar a indicação do líder.

O canal de humor Porta dos Fundos anunciou neste sábado, 8, que o ator Antonio Tabet, o diretor e roteirista Ian SBF e a companhia Paramount deixaram o quadro societário da empresa. No caso de Antonio e Ian, a parceria durou quase 13 anos.

O anúncio foi feito em uma publicação no Instagram com fotos antigas do grupo de humor. "Agradecemos imensamente a parceria de sucesso nesses quase 13 anos. Não existiria o Porta sem a visão, as ideias, o talento, o senso de humor e a dedicação dos dois", diz o comunicado.

"Ian inventou um jeito novo de filmar e editar que virou sinônimo de Porta dos Fundos. Antonio Tabet foi uma máquina de videos virais e personagens antológicos que vão deixar saudades", continua o texto.

De acordo com o comunicado, a "porta segue aberta - e mais, escancarada - pra futuras parcerias" com a dupla Tabet e SBF.

Tabet confirmou a saída em uma publicação no Instagram, em que compartilhou uma foto dele com Ian. "Fizemos história e seguiremos fazendo", escreveu. "Quero agradecer aos funcionários, amigos e principalmente ao público que esteve conosco ao longo desta jornada. A gente segue se amando e levaremos vocês conosco (muitos literalmente)."

O humorista disse que "vem coisa boa por aí" e que tem novos projetos a apresentar. Ele se apresenta nos teatros como o personagem Peçanha, sátira de um policial que ficou famosa em vídeos do Porta dos Fundos.

Ian também postou nas redes sua despedida. "Fim de uma era! Muita coisa vindo aí pra todos nós!", disse. Ele destacou que vai lançar o filme A Própria Carne e uma nova temporada da série Sociedade da Virtude.