Gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo falam sobre a arte no pós-pandemia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As cores, os traços e as ideias de um dos maiores duos artísticos da contemporaneidade, OSGEMEOS, trouxeram respiro e inspiração durante a pandemia quando encheram por quase um ano a icônica Pinacoteca de São Paulo de beleza e cor. Os paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo mostraram todo o poder da arte na retrospectiva de suas vidas, com mais de mil peças expostas em OSGEMEOS: Segredos, que saiu de cartaz no último domingo. Ao todo, de forma física ou virtual, mais de meio milhão de pessoas visitaram a exposição. Agora, os irmãos se preparam para levar seus trabalhos ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e explicam o papel da arte que fazem em um mundo que precisa se transformar. "Onde cada um deve exercer sua missão nessa bola azul flutuante no espaço", diz Otávio, já no começo da entrevista.

A visão de mundo do duo é lúdica, mas nem por isso menos crítica. "Cada um de nós tem uma responsabilidade imensa e é difícil ver que pessoas ainda estão aqui no planeta para tirar vantagem, pensando só em dinheiro. Com a pandemia, com o aquecimento global, o mundo está nos avisando que estamos indo para um caminho sem volta. Temos o dever e a oportunidade de mudar a rota", explicam. "A nossa arte é um filtro que entende o momento para transmitir a mensagem de forma positiva e sempre alinhada com um propósito, uma visão clara do que queremos revelar. A arte no pós-pandemia deve seguir esse caminho com profunda intenção de construir novas oportunidades e caminhos."

Nascidos no bairro do Cambuci, em São Paulo, Gustavo e Otávio fazem parte da primeira geração de grafiteiros paulistanos e integram também o movimento urbano de expressão social e artística, o hip hop. Uma cultura de atitude, protesto e valores que marca a realidade das periferias da cidade. A dor dos moradores de rua durante a pandemia da covid-19 sedimentou ainda mais a crença e o vigor da dupla na luta por melhorias para pessoas em situação de vulnerabilidade e por mais espaço para novos artistas de rua. "Vivemos na pele a dificuldade de entrar no mercado da arte e o preconceito com o artista de rua. Queremos abrir novas portas para uma geração de artistas incríveis ainda no anonimato, queremos abrir o diálogo. As palavras no pós-pandemia devem ser generosidade, parceria e gratidão".

A quarentena aconteceu no momento em que Gustavo e Otávio estavam prestes a estrear o que chamam de "a exposição de nossas vidas, o divisor de águas". A mostra acabou sendo adiada e abriu e fechou algumas vezes. "Entendemos que não era coincidência a pandemia acontecer nesse momento de nossa carreira, que tudo tinha um sentido maior e que tínhamos que estar próximos da realidade dura das ruas. Tínhamos que nos envolver e contribuir. Assim, criamos, trabalhamos na arte, mas também em inúmeros projetos sociais. Um deles foi a criação de máscaras com estampas da nossa arte que foram distribuídas para 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de ruas", contam.

Durante mais de uma hora de conversa, Gustavo e Otávio não falaram uma vez sequer sobre suas próprias dores ou problemas durante esse período de pandemia. Não reclamaram de não poder viajar, nem enxergaram um problema no número reduzido de pessoas que pode ter acesso a exposição pelas normas rígidas e necessárias impostas pela vigilância sanitária. Os dois se mostraram lúcidos demais com relação aos problemas do mundo. "Estamos cheios de energia para criar, acreditamos que temos portais sendo abertos, cheios de novas oportunidades e estamos entusiasmados para esse novo período do mundo." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

A saga do processo de plágio aberto por Toninho Geraes contra a cantora Adele continua. O músico prestou depoimento nesta semana à polícia do Rio do Janeiro, que investiga um caso de possível falsidade ideológica em um dos documentos do processo. A informação foi confirmada pelo Estadão.

A queixa-crime de falsidade ideológica foi aberta pela defesa de Toninho no início de janeiro deste ano. Os advogados do músico apontam irregularidades na procuração apresentada pela defesa da artista britânica para uma audiência ocorrida em dezembro de 2024. Eles afirmam que a assinatura no documento tinha sinais de adulteração, como rabiscos, riscos e entrelinhas manuscritas.

O documento em questão teria sido emitido para uma audiência de emergência requisitada por representantes da cantora, quando a Justiça determinou a retirada de Million Years Ago das plataformas digitais.

Procurada pela reportagem, a Universal Music não havia se manifestado até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Em relação ao desdobramento, a defesa relata que Geraes passou três horas prestando depoimento em uma delegacia no Rio de Janeiro. Segundo o advogado Fredímio Biasotto Trotta, o depoimento correu com tranquilidade, mas ainda é cedo para adiantar qualquer novidade.

"Quanto às atividades policiais no Inquérito, não posso, no momento, adiantar qualquer informação, para não prejudicar as investigações, exceto declarar que a Polícia está realmente agindo", afirma.

Relembre o caso

O artista mineiro Toninho Geraes acusa Adele de plagiar a música Mulheres, canção de sua autoria eternizada na voz de Martinho da Vila. O plágio teria ocorrido em Million Years Ago, uma composição de Greg Kurstin. Em dezembro, a Justiça do Rio determinou que a música fosse retirada das plataformas digitais.

Posteriormente, a Universal Music entrou com um recurso contra a liminar, alegando que ambas as obras utilizam um "clichê musical", o que não configura a violação de direitos autorais.

Mesmo após o Oscar, Ainda Estou Aqui segue sendo indicado a premiações no mundo do cinema. Agora, o filme de Walter Salles concorre ao Prêmio Platino, uma das maiores premiações do cinema Ibero-Americano.

Neste ano, o filme recebeu três indicações, incluindo a de Melhor Filme Ibero-Americano. Fernanda Torres disputa na categoria de Melhor Atriz por sua atuação como Eunice Paiva e Walter Salles está concorrendo ao prêmio de Melhor Direção.

Além disso, Ainda Estou Aqui também concorre ao Prêmio do Público nas categorias de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e Melhor Atriz.

Organizado pela FIPCA (Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales) e pela EGEDA (Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales), o Prêmio Platino acontecerá no dia 27 de abril, no Palácio Municipal IFEMA de Madrid. O evento será transmitido pela plataforma SmartPlatino TV.

Ainda Estou Aqui se tornou o primeiro filme brasileiro a conquistar um Oscar -- ele foi reconhecido na categoria de Melhor Filme Internacional. Em seu discurso, Walter Salles dedicou o prêmio a Eunice Paiva, a Fernanda Torres e a Fernanda Montenegro. Depois, ele contou que pretendia pronunciar a frase "ditadura nunca mais" no palco, mas que teve que improvisar um discurso após perder suas anotações.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Renata voltou para a casa do Big Brother Brasil 25 na manhã desta sexta-feira, 14, após a dinâmica da Vitrine do Seu Fifi e revelou para a casa algumas das coisas que ouviu do público. A bailarina contou sobre o beijo entre João Gabriel e Thamiris, e o goiano disse não se lembrar do ocorrido.

Renata contou primeiro para Eva e Vilma. "Mostrou o João Gabriel beijando a Thamiris debaixo do edredom. Lembra que teve um dia que eles estavam conversando, que Thamiris era a fim dele, e ele negou?", relembrou a sister. "Eu nem sabia dessa história", disse Eva. "Ela dá em cima dele", opinou Vilma. Renata disse que não ia contar para os gêmeos, mas depois acabou revelando.

Em seguida, a bailarina contou para João Pedro: "Eles mostram tudo. Mostraram até o João Gabriel debaixo do edredom com a Thamiris (...) Beijou, depois ficou negando…", revelou. E Vilma ponderou: "Só que ele se comprometeu com a pessoa que ele tem lá fora." A estudante de nutrição acredita que Thamiris estava dando em cima de João Gabriel de propósito, para prejudicá-lo.

João Pedro contou para o irmão que, constrangido, jurou não se lembrar do beijo. Porém, quando Thamiris, que foi eliminada essa semana, ainda estava na casa e tentou conversar com o brother, ele preferiu não entrar no assunto e pediu para "deixar quieto". Thamiris chegou a contar do beijo para alguns amigos e revelou ter se incomodado com a postura do goiano, mas João Gabriel ainda não havia comentado o ocorrido na casa.

Internautas notaram a contradição de João Gabriel e opinaram também sobre as falas de Vilma.