Festival Internacional Sesc de Circo reúne onze espetáculos no formato online

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em tempos tão desafiadores para o mundo inteiro, a cultura cumpre seu papel de buscar meios para amenizar o peso que a pandemia tem imposto a todos. Desde o começo dessa luta contra a covid, uma das saídas encontradas por artistas das mais variadas áreas é elaborar apresentações virtuais, as lives. Como a situação ainda perdura, essa alternativa continua sendo usada - e de forma satisfatória. E é nesse formato que se dará a sexta edição do Circos - Festival Internacional Sesc de Circo, que será realizado de neste sábado, 28, a 4 de setembro, direto do YouTube oficial do Sesc (youtube.com/SescSP). Ao todo, serão 25 atrações, entre espetáculos, ações formativas e oficinas, com artistas e companhias nacionais e internacionais.

Integrantes desse setor, alguns dos que mais sofreram nesse período de isolamento social, os artistas circenses precisaram usar mais do que nunca a imaginação para chegar ao público. Claro que nada é mais emocionante do que ver pessoalmente os números divertidos e de tirar o fôlego, mas, para a segurança de todos, o espetáculo continua em modo online. Para abrir o festival, que será neste sábado, às 15h, o grupo convidado é o Unidos do Swing com sua Caravana do Tempo, no qual um grupo mambembe chega a seu novo destino e dá início ao show. Além da exibição, o evento terá ainda cursos e oficinas, como a oficina de maquiagem circense com a drag queen Jaque Ramirez, que dará dicas de diferentes formas de se maquiar para os mais diversos espetáculos.

Na sequência, às 19h, o primeiro dia terá a Cia La Mala, que apresenta o espetáculo Bloom - Caminhos e Encontros, que chega para destacar a importância da conexão entre as pessoas retratadas através das estações do ano. Essas passagens de um tempo para outro são traduzidas por números de acrobacia, com os artistas utilizando a técnica mão a mão, sem uso de aparelhos ou objetos. A promessa é um espetáculo que fará o público segurar a respiração, mas se divertir muito com as incríveis performances.

Também neste início de festival, às 21h, outro destaque será a exibição do documentário Guarany - A História do Circo dos Pretos, que busca nas memórias de uma filha a história da mãe, que foi uma pioneira na palhaçaria feminina no Brasil, que interpretava o Palhaço Xamego. "Vem muito para selar um pouco esse movimento, que já vinha da minha mãe, de fazer as pazes com o palhaço Xamego, o personagem da minha avó. Porque minha mãe tinha muito ciúme dele ao ver a própria mãe como palhaço", conta a diretora Mariana Gabriel.

Entre as outras atrações que completam a programação do Festival Internacional Sesc de Circo, algumas serão apresentados pela primeira vez, com sessões ao vivo. Um dos inéditos é o espetáculo CircomUns, do Circo e Teatro Palombar, que coloca em seu picadeiro virtual nove artistas representando pessoas anônimas, em suas atividades corriqueiras, que passam quase despercebidas pelos outros. Embalados por ritmos urbanos, os personagens vão se destacando por meio de números de mágica, palhaçaria, acrobacias, entre outros. Exibição será no dia 1º, às 19h.

Tem também o Circo Misterium, da companhia Barracão Teatro, que será encenado no dia 3, às 19h. Sob a direção de Luiz Carlos Vasconcelos, a trama acompanha o palhaço Zabobrim, a partir do momento em que ele se engasga com bolinhas de pingue-pongue.

Em La Trattoria, do grupo Los Circo Los, que poderá ser visto no dia 4, às 15h, os donos de um requintado restaurante passam por uma série de imprevistos quando estão para abrir seu estabelecimento. Como a maioria dos grupos, o Los Circo precisou repensar seu trabalho para colocá-lo no formato online, coisa que necessita um olhar diferente na questão de iluminação, por exemplo. "Como é um espetáculo muito minucioso, de detalhes e sem fala, a gente precisa ajustar a questão dos tempos com um olhar, um gesto, uma intenção", conta o ator Vitor Poltronieri, que divide cena com Erickson Almeida.

Já em Retumbantes, o público vai acompanhar Lívia Mattos, Livia Nestrovski, Rafé e Tomás Oliveira dando vida a quatro personagens, que buscam entender o seu lugar no mundo. Tem o homem que perdeu a cabeça, as gêmeas siamesas e um beatboxer malabarista. A história vai se desenvolvendo ao som de canções próprias do grupo e de nomes como Hermeto Pascoal e Capiba, interpretadas com voz, instrumentos tradicionais, como a sanfona, e outros inusitados, como serrote e piano de garrafa. "Os personagens estão em busca de ser e estar no mundo e cada um se parte, ou se junta, se desmembra, é uma pequena coleção de identidades e delírios", afirma a atriz e diretora Livia Mattos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

A defesa do rapper Sean Combs, conhecido como P. Diddy, fez um pedido, neste domingo, 23, para que as provas obtidas por mandados de busca nas propriedades do cantor sejam anuladas. A informação foi confirmada pela revista Deadline nesta segunda, 24.

O pedido vem antes do julgamento de Diddy, marcado para maio. Preso em setembro do ano passado, o rapper é acusado de crimes como agressão, tráfico sexual e abuso. Ele pode enfrentar prisão perpétua.

Os advogados do artista alegam que as provas contra o rapper foram obtidas por mandados de busca "inconstitucionalmente amplos". "Com base na teoria de que toda a vida do Sr. Combs foi um empreendimento criminoso, o governo buscou autoridade praticamente ilimitada para apreender qualquer evidência relacionada a esse 'empreendimento'", diz um trecho do documento assinado pela defesa de Diddy.

Considerado um magnata do hip-hop, Sean Combs é um dos grandes nomes da indústria fonográfica americana. Uma série de acusações contra o rapper veio à tona depois da repercussão do caso.

Promotores federais alegam que ele abusou sexualmente de mulheres e as forçou a participar de festas sexuais movidas a drogas, usando ameaças e violência. Diddy, no entanto, se declara inocente.

Aline e Diogo protagonizaram uma discussão na tarde desta segunda-feira, 24. Tudo começou quando a policial militar se incomodou com a quantidade reduzida de lentilha no Big Brother Brasil 25.

Os dois estão na Xepa, na qual existe uma divisão de comida por participante do grupo. A sister não gostou de perceber que o ator possui mais feijão que ela. O almoço, que gerou o desentendimento, foi preparado por Diogo e sua mãe, Vilma.

A baiana explicou que o feijão é um dos alimentos mais consumidos pelos confinados, e que por essa razão, acaba sobrando em todas as refeições. Como solução, ela sugeriu preparar uma panela maior de lentilha, iniciativa que não foi tomada por Diogo.

Após a alegação, ela explicou ao ator que o comentário não foi direcionado a ele e sua mãe, mas para todos da casa. "A lentilha é tão importante quanto, porque o feijão as pessoas estão se esquivando de comer. Tanto que, eu falei para você, cozinha o feijão, porque eu sei que vai ter gente que vai pegar mesmo não querendo comer tanto. Imagina se não tivesse cozinhado o feijão?", questionou.

Diogo não acreditou na fala da policial e sugeriu: "Então vamos fazer uma reunião e falar: vamos fazer mais lentilha." A resposta de Aline foi afirmar que a discussão não era sobre o preparo de lentilha, mas sim sobre a distribuição do alimento.

O brother não gostou da fala da policial militar e rebateu. "Quem cozinha, sabe que o caldo seca. A lentilha, até coloquei em uma panela maior para ficar com mais caldo, mas como ficou tempo parado ali, absorvendo a água e secou um pouco. Mas a quantidade que foi feita é a mesma! Você não cozinha, você não tem propriedade para falar sobre isso. Não tem, Aline! Quem cozinha sou eu, minha mãe, Camilla..."

Após quase uma hora de discussão, os dois encerraram a conversa e Diogo afirmou estar sem paciência para a briga.

No dia 13 de setembro deste ano, a cantora Mariah Carey fará uma apresentação musical no evento Amazônia Para Sempre, que ocorre em Belém, no Pará. Quem também se apresentará no festival é a vocalista Joelma, que aproveitou a ocasião para convidar a norte-americana para tomar um tacacá.

"Hi, Mariah! Bora tomar um tacacá?", escreveu a brasileira em seu perfil no Instagram neste domingo, 23. No mesmo dia, Mariah Carey havia dado uma entrevista para o Fantástico e, durante a conversa, arriscou falar a frase "eu vou tomar um tacacá" em português.

O prato, um caldo típico da região amazônica, é citado em uma das músicas mais populares da ex-integrante do Calypso, Voando Pro Pará. Nos últimos anos, a canção viralizou nas redes sociais e voltou a figurar entre as músicas mais populares do País.

Além de Mariah Carey e Joelma, outras artistas como Gaby Amarantos, Dona Odete e Zaynara também farão parte do festival. O evento é organizado pela Rock World, empresa responsável pelo Rock in Rio e o The Town, e busca celebrar a flora e fauna amazônica. Em novembro, Belém recebe a COP 30.

"Oi, Mariah! Eu sou a Joelma, quero te dizer que estou muito feliz de te receber aqui no nosso Brasil. E, principalmente, na nossa grande e amada Belém do Pará", afirmou Joelma em um vídeo postado no Instagram.

"Agora, me conta uma coisa... você já conhece a nossa música brasileira? Se você já conhece, me conta aí, o que te marcou na nossa cultura musical? Eu estou muito animada e ansiosa para esse encontro especial! Nos vemos nesse grande evento, nesse palco incrível", convidou a cantora brasileira.