Onda de calor: CNPq e ministério lançam edital para aprimorar sistema de prevenção

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Em meio a uma onda de calor que atinge grande parte do Brasil em pleno inverno, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram nesta segunda-feira, 18, chamada pública no valor de quase R$ 12 milhões para aprimorar o sistema de emissão de alertas de risco de inundações e deslizamentos de terra.

O edital visa a fomentar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas para emissão de alertas em duas linhas de atuação: "Pesquisa de curto prazo e eventos hidrológicos" e "Previsão de curto prazo e eventos geodinâmicos".

No início do mês, a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul deixou 47 mortos no Estado. Também como efeito direto das mudanças climáticas, uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias e altas temperaturas, com marcas próximas de 40ºC, devem ser registradas nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão e no Distrito Federal.

Segundo o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes, um dos maiores desafios para prever a ocorrência de desastres naturais no Brasil atualmente é a curta duração dos eventos. "Estes eventos possuem baixa previsibilidade nos modelos numéricos. O Brasil ainda não possui um serviço operacional de previsão nestas escalas", explica.

Ainda de acordo com Moraes, os projetos serão desenvolvidos em rede e acompanhados por um conselho. O objetivo é que tais produtos auxiliem a atuação dos serviços de alerta de desastres e, também, a preparação para esses eventos.

"Com esse edital, vamos fomentar o desenvolvimento de produtos que possam ser aplicados, principalmente, para enxurradas e deslizamentos de encostas. Os projetos serão desenvolvidos em rede e serão acompanhados, rotineiramente, por um conselho avaliador", disse.

O prazo para submissão de propostas é 16 de outubro, e a divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

Em outra categoria

A cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, contou ter ido à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) na Lapa, no Rio de Janeiro, após ser alvo de um áudio racista da apresentadora Ana Paula Minerato. O vazamento da gravação ocorreu na última segunda, 25. A artista também prometeu um pronunciamento sobre o ocorrido.

Na terça, 26, Ana Paula fez uma live no Instagram em que pediu desculpas à cantora e alegou ter vivido um relacionamento tóxico com o cantor KT Gomez - ele nega envolvimento no vazamento do áudio. Leia mais abaixo.

"Eu precisava desse tempo para poder digerir o que está acontecendo na minha vida nesse momento e tudo o que eu vou precisar falar", disse Ananda em stories do Instagram. "Para que eu pudesse me pronunciar de forma adequada, não só falando por mim, mas por tudo o que isso envolve, eu precisava de um pouco de tempo."

Na terça, a Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo (SJC) confirmou ao Estadão que vai investigar a apresentadora. Após o episódio, Ana Paula foi desligada de seu programa de rádio da Band e demitida da Gaviões da Fiel, escola de samba onde era musa de carnaval.

Entenda o caso

Um áudio de Ana Paula Minerato para o cantor KT Gomez, em que ela proferia ofensas de cunho racista contra a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, vazou nesta segunda. Entre seus comentários estavam: "A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gosta de mina do cabelo duro".

O cantor tentou interromper Ana Paula, mas foi cortado: "Você gosta de cabelo duro? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Por que aquilo ali é neguinha, né? Alguém ali, um pai ou mãe, veio da África", disse também.

Bruno Gagliasso afirmou que "era racista" antes de adotar seus filhos mais velhos. O ator é pai de Titi, de 11 anos, e Bless, de nove, com a mulher Giovanna Ewbank. Os dois também tem um filho biológico chamado Zyan, de quatro anos.

Ele afirmou que aprendeu a rever seus comportamentos. "Eu era racista, né? A gente cresceu em uma sociedade racista, que faz a gente se tornar racista. Então, acho que é um processo que todo mundo tem que fazer. Primeiro, você tem que reconhecer como. E aí, ir trabalhando e aprendendo. E não buscar e não esperar que queiram ensinar a gente", disse no programa Sem Censura.

O marido de Giovanna Ewbank ainda disse que passou a entender melhor as questões raciais após ver seus filhos serem vítimas de ataques racistas.

"Eu fico muito feliz de ter aprendido com a paternidade; ao mesmo tempo, muito triste de só ter que aprender na paternidade. Na pele eu nunca vou viver, mas na alma eu vou, porque não existe amor maior do que dos meus filhos. É uma dor que não dá para explicar."

Ele também falou sobre as críticas que recebeu por decidir adotar crianças fora do Brasil. "Lembro que na época não foi nem sobre adoção de duas crianças pretas, foi adoção de duas crianças africanas. Desde quando amor tem CEP?", questionou.

Phoebe, a excêntrica massagista e cantora interpretada por Lisa Kudrow em Friends, é dona de uma frase simbólica que pode explicar o sucesso longevo da série que celebra 30 anos em 2024: "Relacionamentos vêm e vão, mas a amizade é para sempre".

Foi exatamente a união daqueles seis amigos - Chandler (Matthew Perry), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Joey (Matt LeBlanc), Monica (Courteney Cox) e Phoebe - a força motora que tornou a sitcom criada por David Crane e Marta Kauffman, transmitida de 1994 a 2004, um dos programas mais amados da história da cultura pop.

Indicado a 62 prêmios Emmy, Friends é citado com frequência dentre os melhores seriados já feitos e continua sendo assistido até hoje por milhões de fãs, seja em DVDs na Max, por causa de seu humor universal, sua sensação de nostalgia e seus personagens carismáticos com quem o espectador pode se identificar rapidamente, dentre outros atributos. À época de sua exibição, o episódio final foi visto por 52,5 milhões de telespectadores norte-americanos, tornando-se o quarto capítulo derradeiro de série mais assistido de todos os tempos.

Para celebrar a efeméride, a exposição The Friends Experience: The One in São Paulo está sendo inaugurada na capital paulista nesta quinta-feira, 28, no 4º andar do Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. O projeto, apresentado pelo Nubank com apoio do Ministério da Cultura, conta com réplicas dos cenários da série e fica ativo, a princípio, até o fim de fevereiro de 2025, com ingressos à venda no site oficial.

"Friends fala de algo muito atemporal. A amizade é uma coisa que está muito dentro de nós, seres humanos, porque toda geração tem amigos com personalidades diferentes, cada um tem um jeito de ser, mas no final somos amigos", explicou Marcos Mello, diretor da Warner Bros, durante a coletiva de apresentação para jornalistas e convidados.

A exposição, que já rodou algumas cidades da Europa e dos Estados Unidos, chega pela primeira à América Latina e deve passar por outras capitais brasileiras em 2025, segundo revelaram os organizadores do evento. Eles, no entanto, não quiseram informar o valor total de investimento e disseram apenas que foi um custo "muito alto, em dólares".

Como é a exposição

O circuito da mostra não é imenso - conta com 16 ambientes, alguns separados por lances de escadas - mas é certeiro nos detalhes e na reconstituição de figurinos emblemáticos, objetos marcantes e sets de gravação, como os apartamentos de Joey e Chandler, a cozinha de Mônica, o sofá da clássica vinheta de abertura e o café Central Perk com suas xícaras gigantes. Locais que são parte intrínseca de muitas cenas engraçadas, românticas e emocionantes.

Outro destaque é a presença de exemplares dos roteiros originais de Friends, que podem ser folheados pelo público. O texto do episódio de estreia, autografado pelo sexteto de atores, fica protegido dentro de uma caixa transparente. Há também alguns desenhos da figurinista Debra McGuire.

Os fãs podem filmar e fotografar à vontade, mas para aqueles que desejam desembolsar uma quantia maior, é possível usufruir do serviço profissional e depois revelar os retratos, mediante ao pagamento de um pacote. A compra dessas fotos é feita no final do trajeto em um estande localizado ao lado de um café de verdade, que conta com bebidas e cookies ao estilo nova-iorquino. Para finalizar, uma loja com produtos oficiais vende almofadas, camisetas, broches, livros e outras lembranças.

Além de ter a marca licenciada, a mostra conta com ações publicitárias envolvendo Matt LeBlanc. Na peça, que traz várias referências da série, o astro decide fundar seu próprio banco, o 'Nubanc'. O envolvimento do ator, recluso desde a morte trágica do colega Matthew Perry, em 2023, despertou surpresa e entusiasmo. Só no Youtube, já são 44 milhões de visualizações.

"Fizemos questão de contar uma história que tivesse a ver com o nosso universo financeiro e que também pudesse engajar os fãs. E para isso a gente conseguiu a parceria com o Jeff Astrof, roteirista de Friends, para garantir que a campanha com o Matt tivesse muita verdade. Ele nunca tinha feito nenhuma campanha desde que a série acabou. Então, para nós, foi um privilégio", contou Isabela Abbês, diretora de marketing do banco digital.

The Friends Experience chega a São Paulo na esteira de outros projetos similares com alta demanda popular e de caráter imersivo que passaram pela cidade neste ano, como Stranger Things: The Experience, baseada no sucesso juvenil da Netflix, Harry Potter: The Exhibition, mergulho no universo mágico do bruxo mais famoso da literatura e do cinema, e Game of Thrones & House of the Dragon Experience, inspirada nas séries de fantasia da HBO.

The Friends Experience: The One in São Paulo

Data: 28/11/2024 a 28/02/2025 (terça à domingo, das 10h às 21h)

Onde: Shopping Cidade São Paulo - Av. Paulista, 1230 (4º andar)

Ingressos: saopaulo.friendstheexperience.com (a partir de R$ 39,90)