Brasil tem oportunidade única de ser potência em hidrogênio verde, diz presidente da Vale

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse nesta quinta-feira, 5, que não acredita no gás natural como matriz energética para os Mega Hubs no Brasil, que têm mais potencial com hidrogênio verde.

O executivo destacou que o País pode ser disruptivo no segmento. "O Brasil tem de se industrializar", disse, acrescentando: "Temos oportunidade única no Brasil de ser uma potência em hidrogênio verde."

O gás natural, contudo, se apresenta como opção eficiente em outros contextos: "No Oriente Médio, é a opção óbvia", disse, acrescentando que o projeto de um Mega Hub está avançado em Omã em virtude do combustível.

Bartolomeo, que participou na manhã desta quinta de evento sobre mineração promovido pelo Financial Times, também indicou mais duas regiões com potencial para produzir energia com competitividade, além do Brasil: México e Oriente Médio.

O vice-presidente executivo de Finanças e de Relações com os Investidores da Vale, Gustavo Pimenta, afirmou que a empresa está investindo entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões em descarbonização, e que, no futuro, os metais sustentáveis vão pagar um prêmio para a empresa. Segundo ele, o Brasil tem tudo para liderar a área de minerais da transição energética.

"Isso coloca a Vale numa posição muito única", disse Pimenta durante o seminário Siga Previ, no Rio de Janeiro.

Ele informou que a Vale cresceu bastante na área de metais da transição energética - níquel e cobre - e que mesmo o minério de ferro, que deu origem à empresa, possui um teor de ferro que favorece a economia de energia, um dos pontos fundamentais para dar sustentabilidade à produção.

"Ninguém produz minério de ferro com 65% de teor, só a Vale, e quanto maior a qualidade do minério, menor o consumo de energia", destacou durante sua apresentação no evento.

Ele informou que a Vale planeja triplicar a produção de cobre e pelo menos dobrar a de níquel, mas não detalhou em que horizonte esse crescimento deve ocorrer.

"A Vale cresceu e tem liderança do níquel na parte ocidental, e tem plano de crescimento muito grande nos metais de transição", disse o executivo. A empresa planeja no futuro abrir o capital do seu segmento de metais básicos: níquel e cobre. (Com Denise Luna)

Em outra categoria

Blake Lively usou suas redes sociais para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. A atriz morreu na quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

As duas atuaram juntas em Gossip Girl, interpretando, respectivamente, Serena e Georgina. "Ela era eletricidade. Você sabia quando ela entrava na sala porque a vibração mudava. Tudo que ela fazia, ela fazia 200%", escreveu.

A mulher de Ryan Reynolds usou uma foto de quando conheceu Michelle pela primeira vez.

"Abrace aqueles que você ama e amou. O mundo perdeu uma pessoa profundamente sensível e boa em Michelle. Que seu trabalho e seu enorme coração sejam lembrados por aqueles que tiveram a sorte de vivenciar seu fogo."

Ed Westick, Chace Crawford, Jessica Szhor e Taylor Momsen, que também participaram de Gossip Girl, foram outros nomes que homenagearam a atriz.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Katy Perry irá viajar ao espaço em uma missão da Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, dono da Amazon.

O anúncio foi feito pela empresa nesta quinta-feira, 27. A data de lançamento não foi revelada.

A missão é chamada de NS-31, já que será o 31° lançamento do foguete New Shepard, além de ser 11° com passageiros.

Lauren Sánchez, namorada de Bezos, irá acompanhar a cantora. A tripulação da viagem será exclusivamente feminina. Além das duas, a cientista da Nasa Aisha Bowe, a pesquisadora em bioastronáutica Amanda Ngueyn, a jornalista Gayle King e a produtora cinematográfica Kerianne Flynn também serão passageiras do voo.

Elas participarão de um voo suborbital, ou seja, a nave não irá superar a atmosfera terrestre.

Confira aqui

Na manhã de desta quinta-feira, 27, no Quarto Nordeste, Thamiris aconselhou Camilla a não falar nada sobre o jogo com Daniele Hypolito no Big Brother Brasil 25.

Camilla especulava sobre seu desempenho na próxima prova do líder, lamentando a possibilidade de estar menstruada de novo em uma prova de resistência. Assim que Daniele e Vitória Strada saíram do quarto, Thamiris aconselhou: "Evita falar as coisas na frente da Dani."

"Não que ela seja uma rival nossa, mas ela é muito mais aliada do outro quarto", continuou a nutricionista. "Mas eu sei o que eu estou falando perto dela", retrucou Camilla. "Mas eu acho que não deveria falar nada, entendeu?", reforçou Thamiris.

"Eu acho que não tem que falar nada na frente de ninguém. Nenhum detalhe do seu jogo. Com o Maike ontem eu falei sobre coisas que a gente estava sentindo, mas não falei sobre o que a gente pensa, como vamos jogar, nada disso, entendeu?"

As irmãs continuaram conversando sobre o jogo e suas impressões das pessoas na casa. As duas acreditam que há muitos jogadores agindo apenas por conveniência. Camilla prometeu: "Quando eu ganhar o líder, vou fazer uma movimentação nessa casa aqui, vão ficar loucos comigo."