SP tem recorde de temperatura no ano e 2º dia mais quente em 80 anos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cidade de São Paulo teve nesta segunda-feira, 13, o dia mais quente do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura máxima foi de 37,7°C, a maior para um mês de novembro desde o início das medições, em 1943, e a segunda maior registrada pelo Inmet em São Paulo nesses 80 anos - atrás somente dos 37,8°C de 17 de outubro de 2014.

 

Até então, a maior temperatura de 2023 havia sido de 37,1°C, medida no dia anterior - o domingo dia 12.

 

A temperatura oficial da capital, para o Inmet, é medida na estação convencional do mirante de Santana, na zona norte. Outros postos de medição eventualmente registram temperaturas maiores, mas a considerada oficial é a desta estação.

 

Diante do alerta do governo do Estado de que a medição pode alcançar 39ºC entre esta terça-feira, 14, e o fim da semana, com umidade do ar abaixo de 30%, cresce a preocupação com a saúde. O Estado mantém distribuição de água gratuita entre 10 e 16 horas no centro da capital.

 

As autoridades recomendam para quem tiver de sair às ruas o uso de protetor solar e procurar por atendimento imediato em unidades de saúde em casos de insolação, dificuldade para respirar, alterações bruscas de pressão arterial e desidratação.

 

As pessoas devem evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e manter animais de estimação em locais protegidos. A Defesa Civil também pede atenção a áreas de vegetação seca, uma vez que o risco para incêndios florestais será elevado.

 

Calor também no interior

 

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil aponta que nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília a previsão é de máximas de 42°C, sensação térmica de 44°C e umidade relativa do ar em 15% à tarde. Para as áreas de Araraquara, Bauru, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, máxima de 40°C e sensação térmica de 41°C, com umidade do ar entre 15% e 17%.

 

No Vale do Paraíba e litoral norte, as máximas ficam entre 39°C e 40°C, com sensação térmica de até 42°C - a umidade na faixa litorânea, porém, fica em 70%, ante 30% na região de São José dos Campos. Na Baixada Santista, máximas de 36°C sensação térmica de 38°C, com umidade relativa do ar em 70%.

 

Para as áreas de Campinas e Sorocaba, a previsão é de máximas de 38°C e sensação térmica de 40°C, com umidade do ar em 25%. Nas regiões do Vale do Ribeira e Itapeva, máximas de 36°C e sensação térmica de 37°C, com 35% de umidade relativa do ar.

 

Rio tem sensação térmica de 52,7°C às 8h

 

A sensação térmica no Rio chegou aos 52,7ºC às 8 horas da manhã desta segunda-feira, 13, em Guaratiba, na zona oeste da cidade, segundo o Sistema Alerta Rio, sendo a maior sensação de calor registrada para o horário. No início da manhã, a temperatura mais alta registrada foi de 36,4ºC também em Guaratiba.

 

No domingo, a temperatura no Rio de Janeiro bateu recorde no ano. Os termômetros chegaram a 42,5°C em Irajá, na zona norte. O recorde anterior havia sido observado no dia 17 de fevereiro, com 41,8°C. Segundo o Alerta Rio, a sensação térmica na Estação Irajá chegou a bater 50,5°C, por volta de 13h55. O calor levou cariocas e turistas às praias, que ficaram lotadas.

 

Ao longo da semana, segundo a Climatempo, os dias mais quentes serão nesta terça-feira e no sábado, com mínima de 25ºC e máxima de 40ºC. Chove, porém, todos os dias.

 

Em outras capitais, a expectativa é de que os termômetros passem dos 37ºC nesta semana, incluindo Brasília, Manaus, Curitiba e Belo Horizonte. Mesmo com chuva até sábado, a expectativa em Porto Alegre é de que a mínima não seja menor que 19ºC.

Em outra categoria

Augusto Nascimento, filho e empresário de Milton Nascimento, falou pela primeira vez sobre o diagnóstico do pai. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, ele deu detalhes sobre o estado de saúde de Bituca, e explicou que o artista foi diagnosticado com Parkinson há dois anos.

"Isso vem trazendo limitações junto com a idade, junto com a questão da diabetes", explicou. "Só que, em paralelo, ele está super feliz com a vida. Está super empenhado com o lance da Portela, com todas as homenagens e honrarias que ele vem recebendo."

Milton Bituca Nascimento se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após uma grande e concorrida turnê nacional. Desde então, embora não tenha abandonado a música, ele tem aproveitado o tempo em família e com amigos, e já declarou que a atividade preferida é assistir a vídeos antigos. Mesmo assim, o cantor segue na ativa. Em fevereiro deste ano, por exemplo, compareceu ao tapete vermelho do Grammy Awards, e concorria à categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz, com Esperanza Spalding.

Neste carnaval, Milton experimentou algo novo e foi tema do samba-enredo da Portela, chamado Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol - Uma Homenagem a Milton Nascimento, criado por André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

Carioca de nascimento e mineiro de coração, Bituca passou pela Marquês de Sapucaí na madrugada desta quarta, 5, como destaque do último carro alegórico da última escola a desfilar no sambódromo. "Hoje é o dia mais feliz da minha vida! Obrigado, Portela. Obrigado todo mundo. Um beijão", escreveu Milton Nascimento, no Instagram, após a homenagem.

A Portela conquistou o 5º lugar após a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, atrás de Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense e Viradouro. A Escola volta para o Desfile das Campeãs no sábado, 8.

Francisco Gil passou alguns dias do carnaval ao lado da mãe, Preta Gil, e falou sobre os próximos planos da cantora. Ela luta contra um câncer no intestino e ficou quase dois meses internada para retirada de tumores.

A declaração foi dada em uma entrevista à Quem. "Ela está bem. Agora está neste momento de recuperação após a cirurgia, se preparando para a próxima etapa do tratamento. Mas estaremos juntos, enfrentando tudo lado a lado", disse.

A filha de Gilberto Gil passou o carnaval em Salvador, na Bahia, e Francisco explicou que ela deve permanecer na cidade por pelo menos 10 dias. "Por enquanto, ela vai ficar um tempo lá [...] Está com o pai, com a família e muito feliz por isso", disse Francisco sobre a mãe. Ele deixou a filha, Sol de Maria, com a avó.

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde, estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, Preta entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Em agosto de 2024, porém, a artista informou que o câncer havia voltado e foi detectado em dois linfonodos, no peritônio - membrana na cavidade abdominal que envolve órgãos como estômago e intestino - e no ureter.

A cantora então passou por uma nova cirurgia no final de janeiro. O procedimento, que durou em torno de 20 horas, também implicou na colocação de uma bolsa de colostomia definitiva. Entenda o que é o procedimento.

A cantora recebeu alta hospitalar em 11 de fevereiro.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Guilherme e Joselma, a dona Delma, conversavam com Thamiris na área externa da casa do Big Brother Brasil 25 na tarde desta quarta-feira, 5, e o fisioterapeuta deu conselhos à sogra, que ainda está desconfortável com sua fofoca sobre Renata, revelada por RoBBB Seu Fifi na última segunda.

Joselma, ao refletir sobre suas interações, admitiu que às vezes sua forma de expressar sentimentos pode não ser a mais adequada, mas que ela observa muito o que acontece ao seu redor. Guilherme a encorajou a ser autêntica e a comunicar seus sentimentos de forma direta: "Fica estranho você falar sobre a pessoa e daqui a pouco a pessoa chegar aqui e dar um beijo, um abraço. Aí soa de outra forma, sabe? Então é melhor às vezes deixar claro a situação", disse, refletindo sobre a surpresa de Renata ao ver revelada a fofoca de Joselma sobre ela.

Dona Delma então relembrou momentos em que Guilherme a alertou. "Ele dizia: 'É bom a senhora dizer para as pessoas que tem carinho pela senhora, as suas maiores afinidades, para depois não se surpreender e não tomar um choque.' Quando eu chamei ela (Vilma) para botar no Sincerão ali, era o que naquela semana tinha me incomodado. Foram coisas que eu fui observando, porque eu fico caladinha, mas observo muita coisa. Só que às vezes a minha forma de expressar não seja correta, sei lá", desabafou.

Guilherme tentou confortá-la e observou que, apesar das dificuldades, é importante não se deixar abater por erros ou inseguranças. "Acho que dentro do seu coração, a senhora está sentindo que teve um erro aqui dentro. E isso está lhe fazendo mal. Só que todo mundo vai errar aqui dentro", disse ele.

E continuou: "A todo momento a senhora pede para te botarem logo no paredão, toda vez que acontece alguma situação e não pode. Eu percebo que, às vezes, quando está tudo bem, a senhora está feliz da vida. Depois do Sincerão, a senhora começou 'Ah, Gui, é bom que tu chegue na final mesmo e que eu vá me embora logo, e que me bote no paredão, e que isso e aquilo', não pode. Na nossa vida, lá fora, quando a gente tem um erro, não entrega as cartas assim. Como Tadeu disse, é melhor cair atirando mesmo, como a Camilla."

Inspirado, o brother falou mais e afirmou que tudo que aconteceu de difícil dentro da casa não é nem metade das coisas que passou do lado de fora: "Às vezes eu não me dou nem o direito de ficar triste aqui dentro. Porque eu sei que isso aqui, lógico, é a grande oportunidade da minha vida. E eu sei que eu já passei, principalmente a senhora (Delma), já passou por coisas muito, mas muito, muito piores do que é isso aqui. Então, qualquer dificuldade que acontece aqui, eu penso que não é nada perto das coisas que eu já vivi lá fora."