Chuva mata 17 no Espírito Santo; 5 morreram em casa para pessoas com deficiência

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Subiu para 17 o número de pessoas que morreram no Espírito Santo por conta das fortes chuvas que atingem parte do Sudeste, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado na tarde deste domingo, 24 - até a noite de sábado, 23, quatro óbitos haviam sido confirmados.

O governo decretou situação de emergência em 13 cidades do Sul do Estado afetadas pelas chuvas. O município com o maior número de vítimas é Mimoso do Sul, com 15 mortes. As outras duas ocorreram no município vizinho, Apiacá. O número de vítimas pode aumentar. "Ainda temos pessoas desaparecidas", afirmou o governador Renato Casagrande na tarde deste domingo.

Entre sexta (22) e sábado (23), Mimoso do Sul registrou o acumulado de 231,8 milímetros de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mimoso, Leonardo Ferreira, a cidade está "devastada". A água chegou ao segundo andar dos imóveis e arrastou carros.

Uma casa de repouso para idosos e outra que dá assistência a pessoas com deficiência foram tomadas pela água. Na primeira, dez idosos foram retirados do local "sem intercorrências", segundo a Defesa Civil estadual. Já na segunda, cinco pessoas morreram e outras cinco precisaram ser resgatadas por aeronave - não há informações sobre o estado de saúde delas.

Ainda em Mimoso do Sul, um caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pela enxurrada que alagou ruas do local. De acordo com a corporação, os militares estavam atendendo ocorrências na região quando estacionaram a viatura e seguiram até o local do atendimento com um bote.

Outras cidades também foram afetadas pelo grande volume de água, como Vargem Alta, com acumulados de chuva de 150,6 mm e Bom Jesus do Norte, atualmente sobre um alerta de risco "Muito Alto" de movimentação de massa.

Pelo menos 5.481 moradores ficaram desalojados no Estado - ou seja, precisaram ir para a casa de parentes ou amigos - e 255 estão desabrigados, sendo acolhidos em alojamentos provisórios fornecidos pelas prefeituras.

A Defesa Civil estadual considera alto o risco de eventos hidrológicos na região Sul do Estado ainda neste domingo. "Podem-se deflagrar eventos de alagamento, enxurradas e inundações dos córregos urbanos", diz o alerta.

A região também apresenta alta possibilidade de deslizamentos de terra induzidos e em encostas naturais e quedas de barreira às margens de rodovias. No Rio de Janeiro, sete pessoas já morreram por conta das chuvas - a maioria delas, em deslizamentos.

Em outra categoria

Zezé Polessa, de 71 anos, foi internada em Curitiba no último final de semana após comer uma feijoada vegana e sofrer uma intoxicação alimentar. A atriz relatou a saga em um post no Instagram, se desculpando com o público da peça Os Olhos de Nara Leão, que teve as sessões de sábado e domingo canceladas.

"'Feijoada vegana faz mal à moça'. Foi o que aconteceu. Simples assim. Dois espetáculos cancelados. Uma pena lastimável, para ser bem explícita e enfática", escreveu a atriz, que foi atendida no hospital Nossa Senhora das Graças.

"Fui recebendo os cuidados necessários de todos os que trabalham ali. Esse hospital está sob a direção do Dr. Sallin, que investe igualmente na qualidade do atendimento, humano, amoroso e técnico. Agradeço a todos. Sem essa rede de apoio não teria sido fácil. E mesmo com todas as complicações de uma intoxicação alimentar, hoje posso estar voando para casa recuperada", escreveu a atriz, que chegou a se apresentar na sexta-feira, 21, e deixou a cidade na segunda-feira, 24.

"Não foi fácil vir a Curitiba para apresentar 3 espetáculos e só ter dado conta de um. Tivemos que cancelar a sessão de sábado e domingo. Lamentável! Mas um dia eu volto, se não com Os Olhos de Nara Leão, com outro espetáculo tão bonito quanto", prometeu Zezé.

A atriz ainda anunciou que a peça com direção de Miguel Falabella segue agora para o Rio de Janeiro. "Agora vamos nos preparar para a temporada no Rio que começa no dia 14 de março. Enquanto isso, vamos brincando o carnaval e torcendo pelo Oscar."

A cerimônia do Oscar, que ocorre no dia 2 de março, está chegando e os detalhes do evento começaram a ser divulgados pela Academia. Nesta segunda-feira, 24, a organização cinematográfica anunciou uma apresentação musical de três nomes badalados do mundo da música - Lisa, Doja Cat e Raye.

Os detalhes da performance ainda não foram divulgados, mas as três cantoras acabaram de lançar uma canção intitulada Born Again e é provável que apresentem a música no Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA). Além do trio, outras apresentações foram confirmadas.

Queen Latifah apresentará sua performance durante a cerimônia e Ariana Grande e Cynthia Erivo farão uma participação especial com as músicas de Wicked. Em 2025, no entanto, o Oscar não contará com apresentações musicais dos indicados ao prêmio de Melhor Canção Original.

Na categoria, concorrem The Journey, de Batalhão 6888, Like a Bird, de Sing Sing, Never Too Late, de Elton John: Never Too Late, e El Mal e Mi Camino, de Emilia Pérez.

"Neste ano, a apresentação da categoria de Melhor Canção Original não terá performances ao vivo e focará nos compositores. Vamos celebrar sua arte por meio de reflexões pessoais das equipes que trazem essas músicas à vida. Tudo isso e mais revelará as histórias e a inspirações por trás do indicados deste ano", afirmaram Janet Yang e Bill Kramer, presidente e o CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, respectivamente, à revista britânica NME.

O Oscar acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles. A cerimônia poderá ser vista no canal pago TNT, no streaming pela Max, e na TV aberta pela Globo.

A influenciadora Bárbara Evans se pronunciou nesta segunda-feira, 24, sobre o distanciamento de sua mãe, Monique Evans. A relação conturbada entre as duas ganhou atenção nas redes sociais depois que a ex-modelo revelou ter sido bloqueada pela filha e impedida de acompanhar a rotina dos netos.

Nos Stories, Bárbara afirmou que a decisão de cortar contato com a mãe foi motivada por mensagens recebidas durante uma discussão. Segundo a influenciadora, os áudios enviados por Monique teriam sido especialmente duros. "Nunca esperei ouvir todas aquelas coisas de uma mãe", disse. Ela ressaltou que foi Monique quem rompeu a relação e que apenas respeitou a decisão: "Foi uma opção e escolha dela, não minha".

A influenciadora, mãe de Ayla, de 2 anos, e dos gêmeos Álvaro e Antônio, de 1 ano, reforçou que tem registros das conversas e que não se tratou de uma briga trivial. "Eu hoje tenho a minha família e não admito certas coisas", afirmou. Bárbara também pediu para que o público não julgasse a situação sem conhecer os detalhes e revelou que seu irmão não enfrenta a mesma situação com a mãe.

No desabafo, ela mencionou a dificuldade de lidar com familiares que enfrentam transtornos emocionais, sem citar diretamente Monique. "Sempre dei o meu melhor, mas tudo tem um limite", concluiu.

A declaração foi feita depois que Monique Evans revelou ao portal Leo Dias que precisou criar um perfil falso para conseguir acompanhar os netos. "A gente ainda não está se falando, a gente precisa de tempo. Então, eu estou obedecendo, estou na minha", afirmou.