Universidades particulares têm alta de alunos presenciais

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Pesquisa realizada em março pelo Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior, mostra que os cursos universitários presenciais voltaram a ganhar alunos no início de 2024. Nos últimos anos, graduações a distância (EAD) cresceram significativamente, enquanto as presenciais vinham apresentando desaceleração.

De 2018 a 2022, último ano com dados disponíveis, o número de vagas oferecidas em cursos presenciais caiu 11%, enquanto as vagas em cursos a distância aumentaram 139,5%, segundo o Censo da Educação Superior 2022, do Ministério da Educação. Dos 4,75 milhões de estudantes que ingressaram em 2022, 3,1 milhões foram na modalidade remota, que ganhou força com a crise econômica e a pandemia, e 1,6 milhão em cursos presenciais.

Em 2024, segundo a Semesp, 52,2% das instituições particulares registraram crescimento de alunos em cursos presenciais. Os programas convencionais com maior alta foram Direito, Psicologia e Enfermagem. Entre os cursos EAD, se destacaram Administração, Pedagogia, Contabilidade e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

As instituições privadas com até 7 mil alunos, consideradas de pequeno ou de médio porte, registraram crescimento médio de 3,5% no número de ingressantes presenciais. Já as instituições maiores tiveram alta de 8,8%, em média.

Outra pesquisa do Instituto Semesp, ligado à entidade, avaliou o preço das mensalidades para alunos ingressantes. Em comparação com 2023, neste ano o preço caiu 16,7% nos cursos presenciais e 4,5% nos EAD. O valor médio das mensalidades de programas presenciais para o primeiro semestre de 2024 é de R$ 1.132, contra R$ 348 nos cursos EAD. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Tiago Leifert, que comandou o Big Brother Brasil de 2017 a 2021, não escondeu seu participante favorito entre todas as edições do reality. Durante uma gravação do Programa Silvio Santos, no SBT, ele contou que tem um carinho especial por Gil do Vigor.

"É o Gil do Vigor. Tenho contato com ele. Converso com vários ex-BBBs pelo Instagram, pelo WhatsApp, dou palpites, encho o saco, mas tenho um bom relacionamento com muitos ainda", disse o apresentador.

Leifert destacou a importância de Gilberto Nogueira no BBB 21, edição vencida por Juliette Freire. "O Gil foi muito importante no BBB 21. É um cara que gosto muito", afirmou. No programa, o economista ficou em quarto lugar e conquistou o público com seu carisma.

Patrícia Abravanel, que comanda a atração no SBT, quis saber se havia algum ex-BBB de quem ele não gosta. Leifert confirmou, mas evitou citar nomes. "Tem um sim, só que não vou falar porque quero ter paz. Nada contra a pessoa, mas não gosto de gente retranqueira, que vai para não jogar", respondeu.

Camilla abriu o jogo sobre seu embate com Vitória Strada no BBB 25 e admitiu arrependimento por não ter exposto o atrito no Sincerão da última segunda-feira, 17. Em conversa com Gracyanne Barbosa nesta terça 18, a sister explicou que tentou proteger Vitória dentro da casa, mas agora mudou de postura.

"Eu pensei no seguinte: eu não vejo a Vitória pertencente a nenhum grupo, só o nosso. O Mateus saindo, como a Vitória ficaria aqui? Só a gente e ela sozinha? Eu ficaria muito agoniada, não queria deixá-la nessa situação", explicou Camilla.

No entanto, ela se mostrou frustrada com a postura da atriz e criticou a forma como Vitória tratou Thamiris na noite anterior. "Sempre quando é sobre ela, ela não se importa com as outras pessoas. Não adianta errar uma vez e pedir desculpas, mas toda hora as mesmas coisas? É seu. E eu não estou aqui para ser babá de ninguém. F...-se se ficar sozinha, tem um monte de gente no jogo", desabafou.

A tensão entre Camilla e Vitória já vinha crescendo desde o último domingo, 16, quando a atriz priorizou a escolha de proteínas na compra do mercado e ignorou temperos básicos. A briga escalou depois da formação do Paredão e, agora, Camilla afirma que não pretende mais se preocupar com a atriz no jogo. "A partir de agora, não quero mais saber. Eu estou mal com essa situação, chateada de verdade", completou.

Entenda a briga

O embate entre as sisters começou no domingo 16, após a formação do Paredão. Vitória votou em Dona Delma, contrariando o grupo, o que gerou críticas de Thamiris, que se sentiu prejudicada. Camilla também ficou incomodada com a falta de alinhamento da atriz e demonstrou sua insatisfação.

Além da votação, outro ponto de atrito foi a compra do mercado. Vitória priorizou proteínas e esqueceu temperos básicos, como alho, o que gerou reclamações. Durante a madrugada, a discussão entre as três se intensificou, com Camilla e Thamiris acusando a atriz de agir de forma egoísta e incoerente.

Os participantes do Big Brother Brasil 25 falaram sobre relacionamentos na tarde desta terça-feira, 18. Na piscina da casa mais vigiada do Brasil, Eva, Aline e Delma conversaram sobre o assunto.

A bailarina disse estar "encalhada" e a policial militar se identificou com a amiga. "Eu já estou solteira, dona Delma, vai fazer três anos. Ninguém me quer, dona Delma", rebateu.

Em resposta, a sogra de Guilherme discordou de Aline. "Povo está falando que tem um bocado de pretendente." Eva também entrou na brincadeira dizendo: "Recebi a informação de que ela é danada".

"Não sei qual. Ninguém queria antes, vai querer agora? Quem não pegou, não pega mais", respondeu Aline.

Apesar da afirmação, a policial militar está se envolvendo com Diogo Almeida no reality show. Os dois já se beijaram algumas vezes na casa.