Laila Garin se prepara para viver Carmen Miranda no palco

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A aproximação aconteceu aos poucos, à medida que o processo de composição avançava - primeiro a maquiagem, destacando os olhos ligeiramente rasgados; depois os cabelos, praticamente escondidos para finalmente receber o famoso chapéu de frutas estilizadas. Bastaram poucas horas trabalhando com o visagista Anderson Bueno para que a atriz Laila Garin finalmente ganhasse o perfil de Carmen Miranda (1909-1955) para protagonizar o musical Carmen, a Grande Pequena Notável, que estreia dia 26 de janeiro no Teatro do Sesi, em São Paulo.

Com direção de Kleber Montanheiro, trata-se de uma nova versão do espetáculo que estreou em 2018, com Amanda Acosta vivendo com precisão a atriz que marcou o cinema de Hollywood entre as décadas de 1940 e 1950. "Ela inaugurou algo novo, criando uma estética própria e que é influenciadora até hoje", comenta Laila, que encontrou em Carmen a oportunidade de escolher um novo rumo para sua carreira. "Eu buscava algo leve para levar ao palco e ela, apesar dos inúmeros problemas pessoais, sempre exibiu um prazer de viver."

De fato, conhecida como a Pequena Notável, Carmen Miranda tornou-se um fenômeno logo no início da carreira, nos anos 1930, quando vendeu astronômicos 35 mil discos 78 rotações da marchinha Pra Você Gostar de Mim (mais conhecida por Taí), de Joubert de Carvalho. Dona de um registro de meio-soprano de curta extensão, Carmem logo descobriu como compensar deficiências - incluindo a altura, de 1,53 m - com uma exuberância nos gestos e figurinos.

Foi uma artista que nasceu pronta para glória: o charme irresistível, o bom humor, as brincadeiras de moleca e a forma única de cantar chamaram a atenção logo em suas primeiras gravações. E os clássicos acabaram surgindo: Primavera no Rio, de João de Barro; Na Batucada da Vida, de Ary Barroso; Alô, Alô..., de André Filho, além das parcerias com Assis Valente (Minha Embaixada Chegou), prepararam Carmen para o sucesso internacional, que começou em maio de 1939, quando chegou aos Estados Unidos para um musical na Broadway.

Guerra

Logo, ela alcançaria Hollywood na mesma época em que o esforço de guerra obrigava os americanos a olharem com suspeito carinho para a América Latina. Com Serenata Tropical, de 1940, Carmen estreava na meca do cinema e iniciava um ciclo que totalizaria 14 filmes, consagrando-se como a Brazilian Bombshell.

Mas, ao mesmo tempo em que solidificava as características de ícone (a roupa de baiana, os trejeitos com os braços, a mistura de ritmos), Carmen preparava seu fim ao se tornar dependente química. Nos últimos anos de vida, conseguia dormir apenas com barbitúricos e, para voltar à tona, entupia-se de estimulantes. Morreu sozinha no banheiro de sua casa, em Beverly Hills, onde foi encontrada pela manhã.

"São muitos os detalhes necessários para viver Carmen no palco", conta Laila, cuja carreira é marcada por interpretações de grandes nomes das artes, como Elis Regina, Clara Nunes e Edith Piaf. "Era uma mulher muita expressiva com o corpo, que mexia as mãos, por exemplo, em um traçado muito específico, quase coreográfico. Também os olhos se movimentavam com um significado."

Laila ensaia viver a Pequena Notável já há alguns anos. Em 2009, foi escolhida pelo diretor João Falcão para interpretar o papel em um espetáculo, que acabou não vingando. E já faz alguns anos que Kleber Montanheiro também pensa em seu nome para o musical. Para essa encenação, inspirada no livro de Heloísa Seixas e Julia Romeu, o diretor adota a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro, grande destaque na época, no qual Carmen também se destacou.

"As interpretações dos atores obedecem à prosódia de uma época, influenciada diretamente pelo modo de falar 'aportuguesado', o maneirismo de cantar proveniente do rádio, onde as emissões vocais traduzem um período e uma identidade específica", comenta ele.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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A noite desta segunda-feira, 3, no Big Brother Brasil 25 foi marcada por um novo atrito entre Aline e Renata, após a dinâmica do RoBBB Seu Fifi no Sincerão.

Durante a atividade, os participantes tiveram a chance de descobrir quem fez as declarações reveladas mais cedo. Renata, ao descobrir que Aline foi uma das autoras de falas sobre ela, iniciou uma discussão sobre sua suposta participação em conversas estratégicas dentro da casa.

Veja como foi a briga

O impasse surgiu quando Aline afirmou que Renata sempre esteve presente em discussões sobre o jogo, algo que Renata negou. Durante o intervalo do programa, Renata insistiu que nunca fez parte desses debates e que evitava interferir nos diálogos dos demais participantes sobre estratégia.

"Eu entro no quarto para pegar minhas coisas e saio. Nunca fiquei ali para ouvir nada sobre jogo", afirmou. Aline, no entanto, discordou: "Todas as vezes que falamos sobre jogo e você estava presente, nós não mudamos o assunto. Você estava lá."

Renata reforçou que sempre teve o cuidado de se retirar quando percebia que o tema era estratégia de jogo. "Sabe quando você entra em um ambiente e sente que as pessoas seguraram o assunto? Eu sou a primeira a sair, porque não quero ser inconveniente", explicou.

Já Aline rebateu que a percepção de Renata não correspondia ao que os outros participantes observavam. "Isso não é só minha impressão, outras pessoas também já perceberam", disse.

O desentendimento escalou quando Aline mencionou que estava digerindo algumas questões em relação a Renata. "Se eu tenho um bloqueio em relação a você, é algo que eu preciso de tempo para tratar. Não é automático, porque eu só vou fazer isso com uma pessoa que eu realmente quero ter uma relação 100%", afirmou. Renata respondeu diretamente: "Agora ficou claro que você não quer ter uma relação 100%".

Desentendimento anterior

A troca de farpas entre as sisters já havia começado mais cedo. No Quarto Anos 50, Renata acusou os aliados de Aline de mudarem de assunto sempre que ela se aproximava, o que a ex-policial negou. "Eu já senti que, às vezes, eu entro no quarto e vocês param ou disfarçam o assunto", disse Renata. "Se fosse para mudar de assunto, seria porque nós estaríamos articulando para votar em você e, nesse momento, não é a nossa opção", rebateu Aline.

A tensão aumentou quando Aline sugeriu que a ida de Renata ao Paredão poderia estar relacionada ao fato de sua dupla, Eva, ter uma boa relação com os demais participantes. A afirmação irritou Renata, que desabafou com seus aliados: "Eu acho chato. A pessoa está vendo que eu estava chorando, querendo desabafar, senta na roda e fala isso? É só para terminar de chutar, eu já estou mal."

Renata enfrenta o Paredão contra Camilla e Vilma, o resultado será divulgado no programa ao vivo da próxima terça-feira, 4.

Nesta segunda-feira, 3, o músico Tony Bellotto anunciou que foi diagnosticado com um tumor no pâncreas e que se afastará temporariamente dos palcos para realizar um procedimento cirúrgico. Os Titãs confirmaram que o guitarrista Alexandre de Orio será o substituto nos próximos shows da banda.

Quem é Alexandre de Orio?

Com uma carreira que mistura heavy metal, jazz e pesquisa acadêmica, Alexandre de Orio tem um histórico consolidado na música. Foi guitarrista da banda Claustrofobia, um dos principais nomes do thrash e death metal nacional, e participou de turnês pela Europa e América Latina.

Além do palco, o músico também atua no meio acadêmico. Graduado pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), com pós-graduação em Estrutura e Linguagem Musical, ele leciona na Swarnabhoomi Academy of Music (SAM), na Índia, onde ministra aulas sobre a fusão do metal com ritmos brasileiros. O tema também rendeu o livro Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal - Volume 1 - Samba Metal.

Experiência internacional e projetos paralelos

Alexandre de Orio já colaborou com nomes conhecidos do rock nacional, como Sérgio Britto (Titãs), Digão (Raimundos) e Egypcio (ex-Tihuana, atual Cali). Também é membro do Kroma Electric Guitar Quartet, projeto experimental de guitarras elétricas, e diretor musical da School of Rock Guarulhos.

O guitarrista também se manifestou sobre a substituição de Bellotto. Em suas redes sociais, desejou força ao músico e afirmou que fará o seu melhor durante os shows com os Titãs.

"Tony, como nos falamos esses dias, ficam aqui minhas energias positivas, força. Em breve, você estará de volta. Enquanto isso, darei o meu melhor. Boa recuperação", escreveu.

A banda seguirá com a agenda de apresentações enquanto Bellotto se recupera. Segundo o comunicado oficial, o guitarrista retomará suas atividades assim que possível.

Uma nova rivalidade está começando a ser desenhada no BBB 25? Nesta segunda-feira, 3, Aline e Renata voltaram a trocar farpas depois de terem se desentendido durante a madrugada. Renata enfrenta o Paredão após uma indicação da líder Vitória.

Na ocasião, as sisters começaram a trocar acusações no Quarto Anos 50. Renata disse que os aliados de Aline mudam de assunto assim que a bailarina se aproxima, o que foi negado pela ex-policial militar.

"Eu já senti que, às vezes, eu entro no quarto e vocês param ou disfarçam o assunto", disse Renata. "Se fosse para mudar de assunto, seria porque nós estaríamos articulando para votar em você e, nesse momento, não é a nossa opção", afirmou Aline.

Durante a madrugada, as duas já haviam se estranhado depois que a ex-policial militar supôs que a dupla de Renata, Eva, se relacionava melhor com a casa. Aline associou a ida da bailarina ao Paredão a esse motivo.

"Eu acho chato. A pessoa está vendo que eu estava chorando conversando com vocês, querendo desabafar, senta na roda e fala isso?", questionou Renata com aliados. "É só para terminar de chutar, eu já estou mal."

A bailarina disputa a permanência na casa com Camilla e Vilma.