Câmara aprova urgência e começa a analisar em plenário PDL para viabilizar recursos ao RS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Câmara aprovou nesta segunda-feira, 6, de forma simbólica, um requerimento de urgência para a tramitação do projeto de decreto legislativo (PDL) anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agilizar a liberação de recursos para a recuperação dos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Os deputados analisam agora o mérito da proposta. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), indicou o deputado Osmar Terra (MDB-RS) como relator do texto.

"É um momento de união nacional", disse Lira. "Nesse caso, é momento de afastarmos qualquer tipo de politização, polarização, ideologia que possam haver neste Brasil em respeito às vítimas que já foram, aos familiares que sofrem, aos centenas de desaparecidos, a um trabalho que não será pequeno, nem rápido, com consequências econômicas e pessoais de preço muito grande para aquele Estado", emendou. Com a aprovação da urgência, o projeto pula a etapa de análise em comissões e pode ser votado diretamente no plenário.

Lira relatou que foi "chocante" ver os estragos das chuvas no RS, na viagem que fez ao Estado no domingo, 5, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades. De acordo com o presidente da Câmara, o Congresso dará "com muita rapidez" as respostas para desburocratizar o envio de verbas ao Estado.

Mais cedo, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que até quarta-feira, 8, os deputados tomarão ainda outras medidas de excepcionalização de recursos para a reconstrução do RS. "As regras fiscais vão ser exclusivamente flexibilizadas para atender o Rio Grande do Sul", afirmou o petista.

O projeto dá respaldo para que a liberação posterior de créditos extraordinários com verbas para o RS seja feita fora da meta de resultado primário. Ou seja, o PDL foi a saída encontrada pelo Poder Executivo para garantir que a meta fiscal de déficit zero não precisasse ser alterada.

Como mostrou o Broadcast, o consenso preliminar entre integrantes do Poder Executivo ouvidos pela reportagem é de que o suporte ao RS não deve caber nos recursos ordinários deste ano, apesar de o montante ainda não ter sido definido.

Segundo técnicos, se houvesse apenas a edição de uma medida provisória (MP) prevendo a liberação de crédito extraordinário, sem o PDL, os valores ficariam fora do limite de despesas, mas impactaria a meta de resultado primário - o que não atenderia a equipe econômica, que mantém a previsão de déficit zero para este ano, e provavelmente teria que alterá-la para acomodar os gastos.

O governo buscou anunciar rapidamente o PDL para evitar que ganhe força a proposta que vem sendo defendida pelo Congresso de aprovar a chamada "PEC de Guerra", que traz uma série de flexibilizações além da liberação do recurso, como mostrou a reportagem. Lula disse que o PDL é o primeiro passo para as "coisas começarem a andar" e o primeiro de muitos atos em prol do RS. "Vamos fazer tudo ao nosso alcance para contribuir com a recuperação do Rio Grande do Sul", disse.

Lira também determinou que seja instalada na quarta-feira, 8, a comissão especial de uma PEC que prevê a reserva de 5% do valor disponibilizado às emendas de cada parlamentar para enfrentamento de catástrofes e emergências naturais. O deputado federal Pedro Aihara (PRD-MG), que relatou a proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), prevê um incremento de pelo menos R$ 500 milhões nas verbas de emergência contra desastres caso o texto seja aprovado. Essa PEC, contudo, não tem relação direta com um possível orçamento de guerra.

Em outra categoria

A abertura do carnaval de Salvador, que ocorreu nesta quinta-feira, 27, contou com o show de Carlinhos Brown, que trouxe Claudia Leitte ao palco. Entretanto, a reação do público com a entrada cantora não foi muito positiva.

Já Preta Gil, que também esteve no evento por meio do camarote, foi ovacionada e recebeu homenagens de Ludmilla e outros artistas, também nesta quinta.

A reação negativa de parte dos foliões não durou muito. Claudia Leitte registrou, em suas redes sociais, fãs cantando a letra de uma de suas músicas, animados.

O bloco de carnaval da cantora Ludmilla, Fervo da Lud, destacou a presença de Preta Gil. Ludmilla homenageou a cantora: "Minha amiga Preta Gil é uma das pessoas que eu mais amo nesse mundo. Eu quero homenagear o Fervo da Lud para você".

Ela também desejou melhoras para a filha de Gilberto Gil, que atualmente realiza tratamento para um câncer que trata desde 2023. Em suas redes sociais, Preta registrou mais homenagens de presentes no evento, além da alegria do público.

A dinâmica dos próximos dias do BBB 25 terá uma novidade. Desta vez, o anjo terá poderes em dobro e, além de imunizar uma pessoa, também indicará um colega para o próximo Paredão. A Prova do Anjo ocorre no sábado, 1º.

Nesta quinta, 27, os participantes disputaram uma nova Prova do Líder. A atriz Vitória Strada, que acabou de voltar de um Paredão contra Diogo Almeida e Vilma, foi a grande vencedora.

A formação da berlinda no domingo, 2, será feita com voto aberto. Dois participantes serão emparedados pela casa.

Veja como será a dinâmica do 'BBB 25':

- 28/2 (sexta): Poder Curinga ("Poder Pirata"). Vitória escolhe cinco pessoas para o Na Mira do Líder.

- 1º/3 (sábado): Prova do Anjo.

- 2/3 (domingo): Formação do paredão.

- 4/3 (terça): Eliminação.

Vitória Strada foi a vencedora da Prova do Líder no BBB 25 na noite desta quinta-feira, 20. João Gabriel teve uma diferença de apenas 2 mil pontos da sister e quase assumiu a liderança do programa pela segunda vez.

Vinícius apertou o "botão misterioso" no gramado da casa nesta quarta, 26, e pôde escolher um dos participantes para vetar. Ele indicou Maike. Logo em seguida, o brother cumpriu o desafio do Quarto Misterioso e, além de ir para o VIP e receber imunidade, vetou também Vilma.

Além de Vinícius, que já estava no VIP, Vitória escolheu Thamiris e Diego Hypolito para o grupo.

O desafio envolveu habilidade. Na dinâmica, os jogadores tiveram de caminhar em uma esteira e apertar botões que correspondessem a imagens exibidas em celulares posicionados à frente. Venceu a prova quem juntou mais pontos.

A dinâmica dessa semana será diferente: desta vez, o anjo vai ter poderes em dobro. Além de imunizar uma pessoa, o vencedor terá de indicar outra ao paredão. A próxima eliminação ocorre na terça-feira, dia 4.