'A gente nem sabe para que lado se mexer', diz Paulo Pimenta sobre desastre no RS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, disse nesta quinta-feira, 16, que "cada hora aparece um problema novo" e "a gente não sabe nem para que lado se mexer", citando os estragos causados pelas enchentes no território gaúcho. A declaração ocorreu em reunião on-line do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, para tratar sobre medidas no Estado.

"Os prefeitos já estão falando aqui em soluções de barraca… Apoio das Forças Armadas, Saúde… Enfim, cenário de guerra, mesmo. Então, é uma questão muito complexa. Eu acho que, quando a gente fala da maneira que eu estou falando, a gente não sabe nem para que lado se mexer. Eu estou mais ou menos assim no momento. Cada hora aparece um problema novo numa área", disse o ministro.

O vídeo com a fala do ministro foi publicado pelo site O Antagonista nesta sexta-feira, 17, em um trecho de 1 minuto e 29 segundos. Não houve transmissão pública da reunião.

Ao Estadão, Pimenta afirmou que a fala dele foi "retirada de contexto" e que cortaram a declaração completa. O ministro disse que não se referia às medidas do governo federal, mas que estava respondendo a uma pergunta de como o Conselhão poderia contribuir com as ações e em que áreas.

Também na reunião, Pimenta sugeriu o foco da reconstrução em uma área por vez. "Eu acho que nós tínhamos que tentar focar uma área específica e tentar construir alguma coisa que pudesse ter um resultado concreto de alguma área específica. Não sei exatamente que área seria essa, mas se a gente pudesse pensar uma estratégia de uma ação para alguma coisa que pudesse mobilizar o esforço para ajudar a resolver uma situação, seria muito importante", disse.

Ao Estadão, Pimenta disse que, com o "a gente", se referia ao Conselhão, e não ao governo federal. Ele afirmou que participou da abertura da reunião, expondo as ações prioritárias do governo e respondendo a questões. Depois, deixou a sala.

Na gravação, aparecem dois monitores onde se vê o layout de chamada em vídeo, em que outros membros do Conselhão participam. Pimenta aparece fisicamente ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Embora a gravação tenha o logotipo do CanalGov, o vídeo não está disponível no canal do YouTube do governo. Pimenta afirmou que a reunião não foi transmitida ao vivo. A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República foi questionada sobre a reunião, mas não respondeu.

Gaúcho, Pimenta foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para intermediar os trabalhos do governo federal e do governo estadual na reconstrução do Rio Grande do Sul. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a ideia do governo Lula é que a pasta tenha caráter excepcional, com atuação prevista até o "fim do estado de calamidade" na região.

O nome de Pimenta não foi bem recebido pelo governo estadual, como mostrou o Estadão. Na avaliação da gestão gaúcha, o presidente Lula quer capitalizar o nome do ministro para algum cargo majoritário no Estado em 2026.

O ministro afirmou que no início da reunião apresentou ao Conselhão o planejamento de trabalho e as prioridades do governo, incluindo o plano de trazer bombas de São Paulo, Ceará e Alagoas, com o auxílio das Forças Armadas, para ajudar no escoamento da água acumulada nas cidades.

Em outra categoria

Neymar e Bruna Biancardi usaram o Instagram para publicar registros da festa de aniversário de um ano da filha do casal, Mavie, em uma praia na Arábia Saudita, onde o jogador vive. "Um ano de Mavie! Parabéns, filha, papai te ama demais!", escreveu o atleta.

Bruna publicou um vídeo com retrospectiva dos 'mêsversários' da pequena, e um trecho da comemoração de hoje, além de um texto emocionado: "Durante esses 365 dias juntas e grudadas eu mergulhei de corpo e alma na maternidade, e como tem sido bom e gratificante acompanhar cada passo seu, cada movimento novo, cada palavrinha, sorriso".

"Desejo um caminho de bênçãos para você, minha pequena. Que Deus te proteja sempre, te livre de todo o mal e que você saiba o quanto você é amada, o quanto você foi desejada, o quanto você é valiosa e especial nas nossas vidas. Te amo! Você é muito mais do que eu sempre sonhei", continuou.

A mãe da atriz Mel Maia, Debora Maia, publicou um desabafo forte nos stories do Instagram neste sábado, 5, e disse se sentir "um lixo perante as filhas". Além de Mel, Debora também é mãe de Yasmin Maia. A reportagem entrou em contato com a equipe da atriz para um pronunciamento sobre o assunto, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

No texto, Debora se disse "triste por várias coisas absurdas". "Todo amor que foi dado foi convertido em ingratidão, e isso pelas pessoas que vocês jamais iriam suspeitar", escreveu, se direcionando aos seus seguidores na rede social.

Na sequência da mensagem, Debora Maia revelou estar descrevendo sua relação com as filhas. "[Elas] optaram pelo desconhecido ao amor da mãe delas", finalizou.

Mel Maia, de 20 anos, ficou conhecida por interpretar Rita na primeira fase de Avenida Brasil. Recentemente, ela fez parte do elenco da novela Vai na Fé como Guiga.

João e Lara Silva, filhos do apresentador Fausto Silva, o Faustão, foram dois dos convidados do Altas Horas neste sábado, 5, e aproveitaram para atualizar o estado de saúde do pai. O apresentador passou por um transplante de coração no ano passado e um de rim em fevereiro. Em agosto, ele afirmou que cogitava realizar outro procedimento.

João e Lara foram questionados por Serginho Groisman se Faustão estava "bem". João, então, respondeu: "Está bem, graças a Deus. Foi um processo muito difícil. Cada melhora, seja grande ou pequena, é gratificante".

Lara completou detalhando como a família do apresentador tem lidado com os problemas de saúde. "Como família, nós temos que ficar mais unidos ainda e dar significância para tudo isso", disse.

O Altas Horas de sábado recebeu irmãos famosos. Além de João e Lara, Wanessa Camargo e Camilla, Daniele e Diego Hypolito, Ed Gama e Marcella Peixoto, Gian & Giovani, Nico Rezende e Eliana, Lexa e Wenny, Mariana Rios e Leonardo, MC Daniel e Gustavo Nicola, e Tony Gordon e Izzy Gordon também foram convidados do programa.