Operação Vaporis: Receita tem papel importante contra braço financeiro do crime, diz secretário

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, defendeu nesta sexta-feira, 24, que o órgão tem o papel importante de atacar o braço financeiro do crime organizado. Ele participou de coletiva de imprensa da Operação Vaporis, deflagrada hoje em São Paulo para o combate à venda de cigarros eletrônicos, e destacou que houve um aumento exponencial das apreensões desse tipo de dispositivo, proibido no Brasil.

"Estamos falando de organizações que muito provavelmente tratam de lavagem de dinheiro", disse ao falar dos valores bilionários relacionados ao comércio do produto. "Muito provavelmente se valem do lucro dessa atividade para financiar outras ações criminosas."

O secretário frisou que a Receita tem uma posição estratégica neste combate, já que sua posição no Estado brasileiro permite cruzar informações e ter inteligência o suficiente para detectar e identificar esses organismos que atuam no atacado e que são relacionados ao aspecto financeiro do crime organizado.

Os instrumentos jurídicos e financeiros à disposição do crime organizado no País, disse, são uma preocupação crescente não só da Receita, mas também do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o secretário, no ano passado mais de 1,3 milhão de cigarros eletrônicos foram apreendidos no País, com valor superior a R$ 60 milhões. "Nos primeiros quatro meses deste ano, já foi apreendida mais da metade do número de cigarros eletrônicos apreendidos no ano passado", emendou.

A coletiva de imprensa detalhou a primeira fase da Operação Vaporis, ostensiva e com foco em distribuidoras e no varejo em lojas físicas. Com a fiscalização prevista de 32 estabelecimentos localizados na Avenida Paulista e na rua 25 de Março, a expectativa é que sejam apreendidos até R$ 10 milhões em mercadorias. A megaoperação conta com 160 servidores.

Nas próximas etapas, segundo a Receita, a operação deve abarcar também a venda pela internet.

Em outra categoria

João Silva, filho de Fausto Silva e apresentador da Band, disse não ser dependente das riquezas do pai, afastado da televisão por problemas de saúde.

"Eu falo muito isso: dinheiro que é do meu pai, não é o meu. Então não [tenho] muita coisa. Quero construir meu patrimônio, almejo alto", declarou o jovem de 20 anos em entrevista ao programa No Lucro CNN.

O apresentador do Programa do João falou também sobre a boa relação com Faustão. "Meu pai tinha um trato [para que eu fosse] independente após os 21 anos. Consegui um pouco antes, mas moro com meus pais e em casa não pago nada de contas. Em casa meu pai sempre foi muito liberal, deixava que eu pudesse fazer as coisas, sair para jantar em restaurante bom. Isso me trouxe oportunidades maravilhosas."

A americana Marissa Teijo fez história ao competir no Miss Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. Aos 71 anos de idade, ela se tornou a participante mais velha a disputar o concurso de beleza.

A competição contou com 75 concorrentes. Apesar de não levar a coroa para casa, Marissa agradeceu o apoio em suas redes sociais. "Nunca esperei causar tal impacto, mas estou entusiasmada por representar e inspirar tantas mulheres de uma certa idade e mulheres jovens a tomarem conta de seu estilo de vida saudável e fitness", disse.

"Levantar peso é a chave para se manter jovem, forte e vibrante. Podemos fazer botox, preenchimento ou cirurgia e pintar o cabelo, mas se o nosso corpo estiver fraco e flácido, o tempo vence! E todos nós queremos ser vencedores", completou.

Quando foi anunciada na competição, Marissa afirmou que sua participação serviria para inspirar mulheres a encontrarem sua melhor versão física e mental.

Além de já ter participado de competições fitness, Marissa é uma professora aposentada do ensino fundamental, modelo e já participou de comerciais de televisão. Em suas redes sociais, ela compartilha sua rotina e fotos com amigos e familiares.

O concurso Miss Texas ocorreu em Houston nos dias 21, 22 e 23 de junho. Aarieanna Ware, da cidade de Dallas, foi a vencedora da competição e agora avança para o Miss USA como representante do estado do Texas.

Confira aqui

A atriz Gena Rowlands, de 94 anos, está enfrentando a mesma doença da personagem que interpretou em Diário de uma Paixão (2004). Em entrevista à revista Entertainment Weekly publicada nesta terça, 25, o filho de Rowlands, que também é diretor do filme, revelou o diagnóstico de Alzheimer da mãe.

"Conversamos muito sobre Alzheimer para que pudéssemos interpretá-la de uma maneira autêntica e, agora, nos últimos cinco anos, ela também desenvolveu a doença", disse Nick Cassavetes.

No filme, ela interpreta a versão mais velha da protagonista Allie, também interpretada por Rachel McAdams.

Inspirado no livro do escritor Nicholas Sparks, o longa narra a história de um homem que lê antigas histórias de amor diariamente para uma mulher, diagnosticada com Alzheimer em uma casa de repouso.

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que deteriora as funções cognitivas, comprometendo a memória, pensamento e comportamento. Segundo o Ministério da Saúde, há tratamentos que contribuem para a manutenção da qualidade de vida do paciente, mas a doença ainda não tem cura.

À época do lançamento, Rowlands, vencedora de um Oscar honorário em 2016, conhecia de perto essa realidade: a mãe também havia tido Alzheimer. Em entrevistas para a divulgação da produção, a atriz afirmou só ter aceitado o papel por ser um pedido de Cassavetes.

"Ela está em um estágio de demência avançada. É muito curioso - nós vivemos isso, ela atuou e agora a doença está entre nós de novo", concluiu o diretor.