Região Sul tem novo alerta para tempestades e vendavais nesta sexta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de chuvas fortes, tempestades e vendavais no Sul do País para esta sexta-feira, 24. Ao todo, o instituto emitiu quatro alertas para a região, classificados como de "perigo" ou de "perigo potencial".

De acordo com o Inmet, uma área que abrange a metade norte do Rio Grande do Sul, praticamente todo Estado de Santa Catarina e boa parte do sudoeste do Paraná apresenta risco de tempestades e chuvas que podem chegar a 60 milímetros em uma única hora, com acumulado alcançando os 100 mm ao longo do dia. Há também possibilidade de queda de granizo. O alerta é válido até às 10h da manhã desta sexta-feira.

O instituto também emitiu alerta de perigo para ventos costeiros, válido para todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. O comunicado cita possibilidade "intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla". O alerta é válido para toda a sexta-feira.

Ainda de acordo com o Inmet, há "perigo potencial" de chuvas e ventos intensos na metade sul do Rio Grande do Sul, com acumulado de 50 mm ao longo do dia, e de vendavais na região oeste do Estado.

Na quinta-feira, a Defesa Civil gaúcha emitiu uma série de alertas em diferentes regiões apontando para o risco de chuva forte e inundações. No início da madrugada, o órgão disparou alerta de evacuação para um bairro de Cruzeiro do Sul - município fortemente castigado pelas enchentes, no Vale de Taquari - por risco iminente de deslizamentos.

As chuvas fortes que assolam o Rio Grande do Sul desde o início do mês provocaram estragos em 469 dos 497 municípios. Até essa quinta-feira, 163 mortes já haviam sido confirmadas por causa dos temporais. O nível dos rios voltou a subir em algumas partes do Estado. Em Porto Alegre, bairros que não haviam sido inundados registraram alagamentos na quinta-feira.

Em outra categoria

João Silva, filho de Fausto Silva e apresentador da Band, disse não ser dependente das riquezas do pai, afastado da televisão por problemas de saúde.

"Eu falo muito isso: dinheiro que é do meu pai, não é o meu. Então não [tenho] muita coisa. Quero construir meu patrimônio, almejo alto", declarou o jovem de 20 anos em entrevista ao programa No Lucro CNN.

O apresentador do Programa do João falou também sobre a boa relação com Faustão. "Meu pai tinha um trato [para que eu fosse] independente após os 21 anos. Consegui um pouco antes, mas moro com meus pais e em casa não pago nada de contas. Em casa meu pai sempre foi muito liberal, deixava que eu pudesse fazer as coisas, sair para jantar em restaurante bom. Isso me trouxe oportunidades maravilhosas."

A americana Marissa Teijo fez história ao competir no Miss Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. Aos 71 anos de idade, ela se tornou a participante mais velha a disputar o concurso de beleza.

A competição contou com 75 concorrentes. Apesar de não levar a coroa para casa, Marissa agradeceu o apoio em suas redes sociais. "Nunca esperei causar tal impacto, mas estou entusiasmada por representar e inspirar tantas mulheres de uma certa idade e mulheres jovens a tomarem conta de seu estilo de vida saudável e fitness", disse.

"Levantar peso é a chave para se manter jovem, forte e vibrante. Podemos fazer botox, preenchimento ou cirurgia e pintar o cabelo, mas se o nosso corpo estiver fraco e flácido, o tempo vence! E todos nós queremos ser vencedores", completou.

Quando foi anunciada na competição, Marissa afirmou que sua participação serviria para inspirar mulheres a encontrarem sua melhor versão física e mental.

Além de já ter participado de competições fitness, Marissa é uma professora aposentada do ensino fundamental, modelo e já participou de comerciais de televisão. Em suas redes sociais, ela compartilha sua rotina e fotos com amigos e familiares.

O concurso Miss Texas ocorreu em Houston nos dias 21, 22 e 23 de junho. Aarieanna Ware, da cidade de Dallas, foi a vencedora da competição e agora avança para o Miss USA como representante do estado do Texas.

Confira aqui

A atriz Gena Rowlands, de 94 anos, está enfrentando a mesma doença da personagem que interpretou em Diário de uma Paixão (2004). Em entrevista à revista Entertainment Weekly publicada nesta terça, 25, o filho de Rowlands, que também é diretor do filme, revelou o diagnóstico de Alzheimer da mãe.

"Conversamos muito sobre Alzheimer para que pudéssemos interpretá-la de uma maneira autêntica e, agora, nos últimos cinco anos, ela também desenvolveu a doença", disse Nick Cassavetes.

No filme, ela interpreta a versão mais velha da protagonista Allie, também interpretada por Rachel McAdams.

Inspirado no livro do escritor Nicholas Sparks, o longa narra a história de um homem que lê antigas histórias de amor diariamente para uma mulher, diagnosticada com Alzheimer em uma casa de repouso.

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que deteriora as funções cognitivas, comprometendo a memória, pensamento e comportamento. Segundo o Ministério da Saúde, há tratamentos que contribuem para a manutenção da qualidade de vida do paciente, mas a doença ainda não tem cura.

À época do lançamento, Rowlands, vencedora de um Oscar honorário em 2016, conhecia de perto essa realidade: a mãe também havia tido Alzheimer. Em entrevistas para a divulgação da produção, a atriz afirmou só ter aceitado o papel por ser um pedido de Cassavetes.

"Ela está em um estágio de demência avançada. É muito curioso - nós vivemos isso, ela atuou e agora a doença está entre nós de novo", concluiu o diretor.