CNBB tenta travar votação de descriminalização do aborto no STF

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o voto da então ministra Rosa Weber favorável à descriminalização do aborto nas primeiras 12 semanas de gestação. O objetivo da entidade é atrasar a análise do tema pelo plenário presencial da Corte.

A ação, enviada em outubro do ano passado, acusa Weber e o atual presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, de descumprir o prazo a CNBB se manifestar como parte interessada no caso.

Weber, que era a relatora do julgamento, recebeu o processo em março de 2017, mas só o pautou em 22 de setembro de 2023, uma semana antes de se aposentar. No mesmo dia, Barroso pediu destaque à matéria, o que fez com o tema saísse do plenário virtual e fosse analisado presencialmente pela Corte.

A legislação, hoje, permite o aborto em apenas três situações - violência sexual, risco de morte para a gestante ou feto com anencefalia.

Em resposta ao julgamento do STF, a bancada evangélica propôs e, junto do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aprovou a urgência do projeto de lei que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. Em caso de aprovação do projeto, a lei passaria a criminalizar até aquelas que recorrem à interrupção da gravidez após sofrerem estupro.

Em outra categoria

Gil do Vigor usou suas redes sociais nesta segunda-feira, 4, para contar que foi barrado pela imigração nos Estados Unidos. O ex-BBB está em Chicago, onde faz seu PhD e revelou que não é a primeira vez que passa por essa situação.

"Eu chegando aqui nos EUA às 5 da manhã pois tenho aula às 8h e a imigração me barrando. Sério, às vezes me questiono se preciso passar por isso todas as vezes. Real, oficial. Não vou suportar isso sempre não, é sempre uma humilhação", disse.

Depois de uma hora, ele voltou aos Stories do Instagram para avisar que tudo havia se resolvido e que já estava em casa. "Tomar um banho que tenho apenas 50 minutos para chegar na universidade. E assim seguimos firmes no propósito do PhD. Mas não é fácil ser humilhado. Por isso eu falo, não existe lugar melhor do que nossa terra, amo meu Brasil."

O ex-BBB já havia relatado a mesma situação em janeiro. Na época, ele disse que ficou parado, esperando alguém que não sabia quem era com muitas pessoas encarando, como se ele fosse algo errado. "Até para estudar somos humilhados", disse.

A 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês começa a partir da próxima quinta-feira, 7, e vai até o dia 20 de novembro. O evento terá entrada gratuita e promete ser o ponto de encontro dos apaixonados por cinema em diversas regiões do Brasil. Serão exibidos 20 filmes em 60 cidades e 110 salas de cinema.

Estão previstas na programação 19 películas inéditas, algumas delas premiadas e que estiveram nos prestigiados festivais de Cannes, Veneza e San Sebastián.

Em São Paulo, uma delegação de artistas de peso vai marcar presença, como os diretores Matthieu Delaporte e Xavier Legrand; as atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier; os atores Raphaël Personnaz e Patrick Mille e o roteirista Marc Salbert.

Salbert vem para apresentar Apenas Alguns Dias, comédia dramática protagonizada por Camille Cottin e Benjamin Biolay. Já o ator Raphaël Personnaz apresentará Bolero, A Melodia Eterna, que aborda criação da obra-prima universal do famoso compositor francês Maurice Ravel, o Bolero. No longa, Raphaël interpreta o compositor.

O diretor Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille irão comentar O Conde de Monte Cristo, inspirado na obra de Alexandre Dumas. Já as atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier apresentam Madame Durocher, história franco-brasileira da primeira parteira do Brasil, que atuava no Rio atendendo indigentes, prostitutas e a família real portuguesa e se tornou a primeira mulher a integrar a Faculdade de Medicina na América Latina.

Outros filmes da seleção são A Favorita do Rei, que abriu o Festival de Cannes em 2023 e tem o astro americano Johnny Depp, e O Segundo Ato, com Léa Seydoux, que soma mais de 500 mil espectadores na França.

Lenda do cinema francês, o ator Alain Delon (1935-2024), morto em agosto, será o homenageado desta edição. Para celebrá-lo, será exibido O Sol por Testemunha, clássico de 1960 de René Clément.

As exibições na capital paulista serão nos seguintes locais: Cine Marquise, Cine LT3, Cinemark Iguatemi, Cinépolis Jardim Pamplona, Espaço de Cinema Augusta, Cinesystem Frei Caneca, Cinesystem Pompeia, Kinoplex Itaim e REAG Belas Artes.

Nesta segunda-feira, 4, haverá uma masterclass com o cineasta vencedor do César, Xavier Legrand - que traz o thriller psicológico O Sucessor -, às 15h, no Cine Faap. Legrand repete a atividade na terça-feira, 5, no mesmo horário, sempre com entrada franca.

Também na terça, no mesmo ambiente, estão marcadas palestras do jornalista e ex-diretor da revista Cahiers du Cinéma, Jean-Michel Frodon.

A programação completa pode ser vista no site oficial do festival.

Lexa realizou seu chá revelação no último domingo, 3. A cantora está grávida de seu noivo, Ricardo Vianna, e realizou o evento para descobrir o sexo do primeiro filho do casal. Eles descobriram que estão esperando uma menina, que se chamará Sofia.

O momento foi transmitido ao vivo na redes sociais da cantora. Mais de 100 mil pessoas estavam na live no momento da revelação. Anitta, Bruna Griphao e Pocah estavam presentes no evento para celebrar a gravidez da amiga.

A cantora revelou a gestação no final de outubro. "O meu maior sonho está dentro de mim. A maior bênção que eu poderia receber, todos os dias, cresce mais e mais. Esse bebê foi tão desejado e está sendo tão amado [...] Papai está cuidando da mamãe com muito amor e te abençoa todos os dias antes com um sinal da cruz ao acordar e antes de dormir", escreveu nas redes sociais.

O casal começou a namorar em outubro do ano passado, cerca de um mês após do divórcio da cantora com MC Guimê. No último dia 11, eles celebraram o noivado em uma festa intimista.