Cientistas abrem caminho para criação de novo elemento da tabela periódica

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um grupo de cientistas, pela primeira vez, produziu com sucesso um elemento com grande massa, utilizando um feixe de titânio (Ti). O Grupo de Elementos Pesados do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, utilizou o Ti para sintetizar o livermório (Lv), de número atômico 116.

Até então, somente o cálcio (Ca) era utilizado nesse processo. Com isso, um caminho é aberto para a possibilidade de sintetizar o elemento 120, que inauguraria a oitava linha da tabela periódica. As tentativas para esse novo feito ainda não começaram, e podem levar décadas.

Até hoje, o elemento mais pesado já registrado foi o oganessônio (Og), de número atômico 118 (correspondente ao número de prótons do átomo), e massa 294 (soma de número de prótons e nêutrons).

O Og é o último elemento da sétima linha da tabela periódica, e, a partir dele, um novo átomo pertenceria à próxima linha.

"Grande parte das tentativas de sintetizar elementos super pesados utilizam o cálcio, porque é um dos núcleos mais estáveis que existem, e que não se desfaz durante essas colisões. O que esse trabalho apresenta é um sucesso de utilizar como projétil não o cálcio, mas o titânio, que tem dois prótons a mais. Agora, com dois prótons a mais, se poderia chegar em elementos dessa nova linha, por volta do elemento 120, utilizando o titânio", explica Fábio Gozzo, professor de Química na Unicamp.

Teoria da ilha de estabilidade

Apesar de existirem elementos superpesados, a partir do número atômico 92, correspondente ao uranio (U), os átomos passam a ser muito instáveis, e têm meia-vida muito rápida - chegando a se decompor em outros elementos até mesmo em milésimos de segundos. Com isso, se torna inviável manipulá-los, ou utilizá-los para tecnologias.

Porém, a teoria da ilha de estabilidade propõe que, depois de atravessar certo número de átomos instáveis, haveria um novo grupo, ainda mais pesado, porém estável. A estimativa é que esse grupo de elementos comece por volta do número atômico 120, e massa 390. Por isso, conseguir sintetizar o elemento 120 seria um grande feito, e um passo para descobrir se há - ou não - a ilha de estabilidade.

"A ilha de estabilidade é uma previsão teórica de que elementos com número atômico por volta de 110 e 120 prótons voltariam a ser estáveis ou ter o tempo de meia-vida muito grande, de forma que fossem manuseáveis, e que pudessem ter uso tecnológico", afirma Gozzo.

Como o experimento foi feito

Os elementos superpesados não existem na natureza, e só podem ser sintetizados em laboratório. Ao longo de 22 dias, os cientistas do Laboratório de Berkeley conseguiram produzir dois átomos de livermório utilizando o titânio.

Para isso, foi preciso bombardear uma folha bem fina de plutônio (Pu) com um feixe de átomos de titânio, utilizando um acelerador de partículas 88-Inch Cyclotron.

Possíveis avanços

Com isso, caso esse grupo pertencente à ilha de estabilidade seja alcançado, será possível manusear elementos superpesados, e utilizá-los para experimentos e novos avanços.

Gozzo explica que, com essa nova linha na tabela periódica, novas descobertas nunca antes vistas talvez possam ser alcançadas.

"Se a gente conseguir chegar em elementos de uma nova linha, se passa a ter uma coisa que nunca existiu antes na tabela periódica que são elementos com elétrons no orbital G, e não se faz a menor ideia de que tipo de propriedades esses elementos podem ter", explica o professor de Química.

Em outra categoria

Duda Nagle falou sobre a gravidez de sua ex-mulher, Sabrina Sato. A notícia da gestação foi divulgada na última quarta-feira, 15. O bebê é fruto da relação da apresentadora com Nicolas Prattes. Os dois assumiram o relacionamento em fevereiro.

O ex-marido de Sabrina falou sobre o assunto durante sua participação no podcast Papagaio Falante. "Eu vi a notícia hoje. O engraçado é que a Sabrina já está há alguns dias assim: 'Eu posso te ligar, a gente precisa trocar uma ideia, vamos conversar rapidinho? Você tem um tempinho?'. A gente chegou a se falar, acabamos entrando em outros assuntos, mas sabe quando você sente a energia? A gente já estava ali", disse.

O ator ainda disse que ficou muito feliz com a notícia e revelou acreditar que o bebê fará muito bem para Zoe, filha do ex-casal, de cinco anos de idade. "Vai ser bom para Sabrina, vai ser bom para todo mundo. Que bom que deu certo e que ela achou um cara legal."

Ele finalizou seu discurso falando sobre Nicolas Prattes, se referindo ao ator como um "bom garoto". O ex-marido de Sabrina Sato ainda afirmou que o casal tem uma "energia boa juntos".

Nesta quinta-feira, 17, os ex-integrantes do One Direction, Niall Horan, Harry Styles, Louis Tomlinson e Zayn Malik, se pronunciaram sobre a morte de Liam Payne, que caiu da sacada de um hotel em Buenos Aires. O comunicado oficial foi publicado no perfil do grupo no Instagram.

"Estamos completamente devastados com a notícia da morte de Liam. Quando estivermos prontos, teremos mais a dizer", dizia a nota divulgada durante a tarde. "Por enquanto, vamos nos dar tempo para lidar com o luto e processar a perda de nosso irmão, a quem amávamos profundamente", completaram.

Louis Tomlinson se pronuncia

Louis Tomlinson, em seu perfil pessoal, prestou uma homenagem ao amigo. Ele compartilhou uma foto ao lado de Liam, a quem considerava um irmão.

"É difícil descrever o que sinto escrevendo isso, mas ontem perdi um irmão. Liam era alguém que eu admirava todos os dias, uma pessoa de alma positiva, divertida e gentil", escreveu na legenda.

Louis relembrou o início da amizade: "Conheci Liam quando ele tinha 16 anos e eu, 18. Desde o início, fiquei impressionado com sua voz. Mas, mais que isso, com o passar do tempo, vi o irmão gentil que sempre quis ter." Ele também destacou o talento de Payne como compositor: "Liam tinha um dom incrível para criar melodias. Falávamos sempre sobre voltar ao estúdio e tentar recriar a química que tínhamos na banda".

Tomlinson foi além, dizendo que Liam era a alma do One Direction: "Para mim, ele sempre foi a parte mais vital do grupo. Sua experiência, tom perfeito, presença de palco e talento para compor. A lista é longa. Obrigado, Liam, por nos moldar."

Zayn Malik se pronuncia

Outro ex-integrante da banda, Zayn Malik, também prestou sua homenagem individual a Liam Payne. Ele iniciou o texto expressando o desejo de que, de alguma forma, Liam soubesse o quanto ele estava sentindo sua perda.

"Nunca tive a chance de agradecer por todo o apoio que você me deu nos momentos mais difíceis da minha vida. Quando eu sentia saudades de casa, aos 17 anos, você sempre estava lá com uma palavra positiva e um sorriso reconfortante, me fazendo sentir que eu tinha um amigo e era amado. Mesmo sendo mais novo que eu, você sempre foi mais sábio, determinado e nunca hesitou em dizer o que pensava, mesmo que fosse para corrigir os outros", começou Zayn.

Ele seguiu refletindo sobre as diferenças entre os dois, ressaltando o respeito mútuo: "Apesar de termos nos desentendido por causa disso algumas vezes, eu sempre o respeitei por sua postura. Quando se tratava de música, Liam, você era o mais habilidoso em todos os aspectos. Eu me sentia como um novato, sem experiência, enquanto você já era um profissional."

Assim como Louis Tomlinson, Zayn expressou a sensação de ter perdido um irmão. "Perdi um irmão quando você se foi, e não consigo explicar o que daria para poder te abraçar uma última vez, me despedir adequadamente e dizer o quanto eu o amava e respeitava. Não há palavras que possam descrever como estou me sentindo agora, além de estar profundamente devastado. Espero que, onde quer que você esteja, esteja em paz e saiba o quanto é amado. Te amo, irmão."

A morte de Liam Payne

Liam Payne foi encontrado morto no hotel Casa Sur, em Palermo, Buenos Aires, após cair do terceiro andar. A polícia argentina confirmou o óbito aos jornais La Nación e Clarín. Segundo o La Nación, as autoridades foram chamadas para conter um "homem agressivo", nas palavras dos funcionários do hotel, que possivelmente estaria sob efeito de drogas ou álcool.

Carreira

Liam James Payne nasceu em 1993, em Wolverhampton, na Inglaterra. Admirador de artistas como Usher, Justin Timberlake e Chris Brown, ele sempre sonhou em cantar e tornar seus pais orgulhosos, como contou certa vez em uma entrevista ao The Guardian.

Ele participou pela primeira vez do programa The X Factor aos 14 anos, mas não foi aprovado. Simon Cowell, jurado do show, pediu que ele voltasse dois anos depois. Em 2010, Liam retornou ao palco e, após uma performance de Cry Me a River, foi selecionado para formar o One Direction ao lado de outros quatro jovens.

Durante sua trajetória no grupo, Liam compôs várias músicas, incluindo grande parte do álbum Four (2014) e colaborou no álbum Made in the A.M. (2015).

Após o fim do One Direction, em 2016, Liam seguiu carreira solo, lançando hits como Strip That Down, Familiar (com J Balvin) e For You (com Rita Ora). Seu álbum de estreia, LP1 (2019), no entanto, não teve o mesmo sucesso com o público e crítica.

Liam deixa um filho de sete anos, Bear, fruto de seu relacionamento com a cantora Cheryl Cole.

Fernanda Montenegro completou 95 anos na última quarta-feira, 16, e foi homenageada com uma festa no set de filmagem do filme Velhos Bandidos, dirigido por seu próprio filho, Cláudio Torres.

No vídeo, o cineasta aparece dando um buquê de flores para a mãe e um beijo nela. A surpresa foi preparada pelos colegas de elenco da atriz e contou com bolos e doces para celebrar a data. Ary Fontoura, que também está participando do longa, publicou uma homenagem para a amiga nas suas redes sociais.

Celebrando a arte e a beleza de viver! 95 anos inspirando quem está ao seu lado com seu talento e sabedoria. Que você continue a brilhar intensamente. É tão bom ser seu amigo e fã. Ainda mais sendo presenteado ao realizar um filme ao seu lado. Tem coisa melhor? Acho que não. Você é luz, amor e arte... Toda felicidade do mundo, Fernanda! Te amo, escreveu.

Velhos Bandidos ainda conta com Bruna Marquezine, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta no elenco. A trama gira em volta dos personagens de Fernanda e Fontoura, que planejam roubar um banco, mas precisam da ajuda de uma assaltante jovem, interpretada por Bruna Marquezine.

Veaja aqui