'Alívio e cansaço', diz presidente de associação de vítimas da Boate Kiss sobre prisão de réus

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente da Associação das Vítimas da Boate Kiss, Gabriel Rovadoschi usou nesta terça-feira, 3, as palavras "alívio" e "extremo cansaço" para descrever a sensação após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandar prender os quatro réus condenados pelo incêndio que deixou 242 mortos em Santa Maria (RS), em 2013. As defesas irão recorrer.

'"Dos relatos dos demais familiares, a sensação é a mesma: alívio extremo, mas ao mesmo tempo extremo cansaço de toda essa jornada exaustiva. Mas vemos com bons olhos essa decisão porque, de fato, é a decisão mais esperada que aguardávamos'', afirmou.

A decisão de Toffoli se deu após análise de recursos especiais apresentados pela defesa, os quais foram considerados improcedentes. O ministro entendeu que as irregularidades alegadas pelos réus não foram devidamente apontadas no momento processual adequado, violando assim a soberania do júri popular, que havia decidido pela prisão. O Ministério Público Federal (MPF) e o gaúcho reivindicavam as prisões.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul havia anulado a decisão por considerar que houve irregularidades procedimentais e formais que prejudicaram a defesa em quatro momentos, entre eles o sorteio dos jurados e a argumentação dos promotores.

Luciano Bonilha Leão, auxiliar da banda, se apresentou por volta da 0h de terça em Santa Maria e está detido no Presídio Estadual. Já o vocalista da banda, Marcelo Jesus dos Santos, está preso em São Vicente do Sul, a cerca de 100 km de Santa Maria, região central do Estado.

Conforme a defesa, Mauro Hoffman, sócio da boate, se entregou a uma delegacia de Polícia em Canoas, região metropolitana da capital. A defesa de Hoffman tentou habeas corpus, que foi negado pela Justiça.

Elisandro Spor, o Kiko, está sob custódia em Porto Alegre. Ele também se apresentou na noite de segunda-feira à Polícia Civil.

Entidade levou caso à Corte Interamericana

Rovadoschi não acredita, porém, que a nova decisão seja um ponto final para o caso. ''Acho que é um 'ponto e vírgula', pois entendemos que a luta por justiça não se encerra com esse desfecho do ministro", disse. "Iremos ainda acompanhar de perto esse processo, que agora retorna para o Rio Grande do Sul, e tem todo o pleito da redução das penas que as defesas dos réus vão apresentar", acrescentou.

Segundo ele, também segue em curso a mobilização na Corte Interamericana de Direitos Humanos, para que o Estado brasileiro seja responsabilizado pela tragédia em 27 de janeiro de 2013, que teve uma maioria de jovens entre as vítimas. "Essa história significa a possibilidade de a gente ter uma luta mais digna, para que não se repita."

Em outra categoria

Nana Caymmi, de 83 anos, está internada com uma infecção urinária na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. A cantora está no hospital desde 26 de agosto, e foi transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) na quinta-feira, 5.

Segundo apurou a reportagem do Estadão, o estado de saúde de Nana já foi mais preocupante. No momento, os médicos a tratam com antibióticos por via venosa. Também foi preciso introduzir um novo medicamento para o controle da frequência cardíaca.

"Ela segue internada, contudo está estável. Ainda não possui previsão de alta", finaliza a nota.

Na tarde desta quarta-feira, segundo fontes ouvidas pelo Estadão, os médicos se mostraram otimistas com a recuperação da cantora. Nana está lúcida e, em breve, começará um processo de reabilitação.

Internações recentes

Essa é a terceira internação de Nana Caymmi nos últimos meses. No dia 26 de julho, ela deu entrada na Casa de Saúde São José por causa de um quadro de arritmia cardíaca. Ainda internada, passou por uma cirurgia de implantação de marca-passo, dispositivo que controla e monitora os batimentos cardíacos. Ela teve alta no dia 12 de agosto e foi levada para um hospital de reabilitação. Foi internada novamente no dia 17 e recebeu mais uma liberação no dia 26.

Dinahir Tostes Caymmi, a Nana, começou a carreira nos anos 1960 e emplacou sucessos como Resposta ao Tempo, Não Se Esqueça de Mim e Suave Veneno. Seu álbum mais recente foi lançado em 2020. A produção conta com doze canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Andressa Suita usou suas redes sociais nesta quarta-feira, 11, para fazer um alerta aos seus seguidores. "Cuidado com box de vidro no banheiro", disse. A influenciadora digital revelou que cortou sua mão após o vidro estourar enquanto preparava um banho.

"Eu sempre tenho o hábito de abrir o box, ligar o chuveiro e esperar a água esquentar para chamar os meninos. Quando eu coloquei a mão no box, ele estourou, e, aparentemente, teve um corte pequeno."

O acidente ocorreu no dia 30 de agosto, no apartamento da família, em Goiânia. A modelo explicou que na data, ela resolveu ir com os filhos ao local pois sua casa estava muito barulhenta devido a instalação de estruturas para uma festa.

A mulher de Gusttavo Lima não procurou um hospital após o ocorrido por acreditar que o corte não havia sido fundo. "Voltei a rotina normal com as crianças, mas não paravam de sangrar. Chamei os médicos e precisou de quatro pontos, fiquei assustada", explicou.

A mesma situação ocorreu há um mês, com uma funcionária do sítio da família. Ela chegou a colocar película nos vidros do boxes da casa, mas não se lembrou se repetir o procedimento no apartamento. "Não deixem de colocar a película, é este o alerta.", disse.

José Leonardo, filho de Virginia e Zé Felipe que nasceu no domingo, 8, já tem os seus padrinhos escolhidos. Monyque Isabella, irmã do cantor, foi escolhida para ser madrinha pelos pais do recém-nascido. Na noite da terça-feira, 9, ela compartilhou a notícia em suas redes sociais. "Melhor presente que eu poderia ganhar! Sua madrinha já te amava antes de te conhecer, agora mais ainda. Que Deus te proteja e guie seus passos. Te amo Josézin", escreveu.

O assessor de Virginia, Hebert Gomes, foi escolhido para ser o padrinho de José Leonardo. Ele mora com a família em Goiânia e celebrou a novidade em seu Instagram. "Que dádiva de Deus ter sido escolhido para ser seu padrinho, te amo pituco".

Virginia e Zé Felipe já são pais de Maria Alice, de 3 anos, e Maria Flor, de 1 ano. A família vive em uma mansão em Goiânia, Goiás.

O casal anunciou a gravidez em janeiro por meio de uma publicação no Instagram. "Agora somos 5! Ainda estamos em êxtase com essa notícia, nos pegou de surpresa e estamos muito muito felizes", escreveu Virginia na legenda de um carrossel de fotos.