Usa VPN? Saiba os riscos de usar a ferramenta para a sua cibersegurança

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A recente suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil impulsionou muitos usuários a buscar alternativas para continuar acessando a rede social. Uma das soluções mais populares tem sido o uso de VPNs (Redes Privadas Virtuais), que permitem contornar bloqueios geográficos e acessar conteúdos restritos

Além da multa diária de R$ 50 mil, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, usuários que utilizarem aplicativos de VPN para acessar a plataforma X, podem também sofrer riscos a sua cibersegurança.

O que é uma VPN e como ela funciona?

Uma VPN cria um "túnel" criptografado entre o seu dispositivo e um servidor remoto, mascarando seu endereço IP real e sua localização. Isso permite acessar sites e serviços bloqueados, como o X no Brasil, e também proteger a privacidade online, dificultando o rastreamento das atividades na internet. Essa tecnologia se popularizou com o aumento do trabalho remoto durante a pandemia, permitindo que funcionários acessem a rede interna da empresa, mesmo estando fisicamente distantes.

Além disso, o uso de VPNs giram em torno da privacidade. A ferramenta é capaz de ocultar o endereço IP e criptografar os dados do usuário, tornando muito mais difícil que terceiros, como provedores de internet ou anunciantes, rastreiem suas atividades online. As VPNs também permitem que os usuários acessem sites e serviços que podem estar bloqueados em sua região geográfica, como catálogos de streaming de outros países ou conteúdos restritos por empresas, como é o caso do X, no Brasil.

Quais os riscos e malefícios do uso de VPNs?

Apesar da privacidade fornecida em certos pontos, as VPNs apresentam riscos à cibersegurança caso sejam mal configuradas, como explica o especialista em segurança digital, Wanderson Castilho. "Por ser um aplicativo, assim como qualquer outro, ela pode conter vírus na hora do download".

A segurança dos seus dados pode ser comprometida se o servidor da VPN não for confiável ou tenha uma baixa segurança, expondo suas informações pessoais e atividades online para hackers, por exemplo.

É importante, nesse momento, escolher um provedor de VPN confiável, com histórico comprovado de segurança e uma política de privacidade transparente que detalhe como seus dados são coletados e utilizados - é importante que os dados permaneçam criptografados. "Se a VPN estiver configurada da maneira correta ela vai funcionar sem problema nenhum, ninguém que estiver fora da sua rede vai conseguir ver as suas conexões, apenas os que estão trafegando nela", diz Castilho.

Além disso, o próprio software da VPN pode conter malware, e mesmo com a VPN ativada, clicar em um link malicioso ou baixar um arquivo infectado pode levar à contaminação do seu dispositivo. A ferramenta atua como um túnel seguro para seus dados, mas não substitui a necessidade de um antivírus e outras práticas de segurança digital.

Castilho explica que as VPNs protegem apenas o tráfego de dados entre seu dispositivo e o servidor e não oferecem proteção abrangente contra todas as ameaças cibernéticas, como vírus, malware ou phishing, não podendo garantir o anonimato completo na internet. As atividades online ainda podem ser rastreadas por outros meios, como cookies e scripts de rastreamento.

Há também a possibilidade de um aumento de latência e redução da velocidade da sua conexão ao utilizar a ferramenta, por conta do tráfego de dados ser roteado através de um servidor remoto. Dessa forma, a experiência de navegação, especialmente em atividades que demandam alta banda, como streaming de vídeo ou jogos online, será impactada.

Em outra categoria

Vera Fischer desmentiu as alegações de suposto embate entre ela e Kéfera Buchmann, após a exposição do caso por João Vicente de Castro durante o programa De Frente com Blogueirinha. A atriz comentou em uma postagem sobre o assunto nas redes sociais, na noite de terça-feira, 15.

"Eu e Kéfera sempre nos demos bem", disse Vera, no comentário. Kéfera repostou a frase de Vera, e escreveu: "A verdade sempre aparece". A briga supostamente ocorreu em uma festa da novela Espelho da Vida, exibida na Globo em 2018, em que ambas atuaram. João Vicente alegou que Vera teria batido em Kéfera com sua bolsa.

Kéfera também se posicionou em suas rede sociais: "Não teve nada de 'treta'. Eu adoro a Vera, sei que ela me adora também".

Kéfera explica o caso

Sobre o episódio em específico, Kéfera afirma que não brigou com a atriz: "A história não foi exatamente como ele contou".

"O que de fato existe é um grupo no WhatsApp com o nome 'eu tinha uma bolsa', que foi uma frase que a Vera falou nesse dia. Ela estava procurando a bolsa dela no restaurante, estava procurando a bolsa, e disse alguma coisa assim, e todo mundo riu. E foi isso", disse.

"Eu nunca imaginei que ia ter que explicar que não tenho briga com a Vera Fischer nos stories. Estou achando cômico", completou.

Nesta quarta-feira, 15, Sabrina Sato e Nicolas Prattes anunciaram que estão esperando o primeiro filho. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da apresentadora ao Estadão.

Sabrina está de três meses de gestação. O casal começou a se relacionar em fevereiro e noivou em setembro.

"Uma nova gestação é uma bênção e será sempre bem vinda. Sabrina e Nicolas descobriram recentemente uma gestação ainda em estágio inicial. Por orientação médica, foi pedido que aguardassem a evolução com cuidado e amor. E assim estamos fazendo, com fé e na expectativa que evolua bem", diz a nota.

A apresentadora é mãe de Zoe, de cinco anos, fruto de seu relacionamento com Duda Nagle. Os dois ficaram juntos por sete anos e se separaram em março de 2023.

O relacionamento

Sabrina e Nicolas sempre mostram o quanto se amam nas redes sociais. E durante o programa Sobre Nós Dois, apresentado por Sabrina e Marcelo Adnet, Prattes contou como foi o primeiro encontro do casal, e que ele passou por um perrengue no aeroporto só para ver a amada. "O voo era às 21h50 e saí desesperado, pensando: 'Não posso perder esse voo'. Coloquei no GPS e só dava trânsito, trânsito, trânsito. Peguei um retorno errado e entrei pela contramão da Linha Amarela e cheguei (ao aeroporto). Me colocaram numa vanzinha, porque o ônibus que levava os passageiros nem tinha mais. Consegui ir até o avião", relembrou o ator.

A apresentadora também comentou sobre a relação deles em entrevista recente ao Estadão. Ela disse que estava curtindo a solteirice após seu divórcio com o ator Duda Nagle quando ela e Nicolas começaram a trocar mensagens nas redes sociais.

"Vou ser sincera, eu estava muito bem curtindo minha fase solteira. Não por nada... estava curtindo minha companhia, minha família, minha filha. E então ele apareceu. E mudou tudo. Não esperava me apaixonar tão cedo, mas também não ia me privar de sentir nada", conta.

Maya Massafera falou sobre as cirurgias de afirmação de gênero que realizou após a transição. Ela, que é uma mulher trans, passou por ao menos 20 procedimentos, como revelou ao jornalista Leo Dias, em entrevista concedida na segunda-feira, 14, durante o São Paulo Fashion Week. "Foram umas 20 [cirurgias]. Porque tiveram duas na testa, no 'gogó', duas na voz, nariz, feminilização facial, os seios, a costela", disse.

Entretanto, mesmo após os procedimentos, a harmonização foi a pior, já que Maya transicionou aos 40 anos: "O mais doloroso de tudo são os hormônios, porque por 40 anos meu corpo esteve acostumado com outro tipo de hormônio. Então é um baque muito grande no corpo".

Sobre algumas consequências das operações e da perda excessiva de peso, estão sintomas como "sentir mais frio" e coriza no nariz. Maya Massafera emagreceu cerca de 30 quilos durante a transição de gênero, para "perder os músculos".

A influenciadora revelou mais sobre o afastamento das redes sociais e da vida badalada, durante seu processo de transição. Ela foi incentivada pela amiga, a modelo Alessandra Ambrósio, a gravar sua transição, em registro que pretende transformar em um documentário.

Além disso, Maya completou que "precisava do próprio tempo", para cuidar de sua saúde mental, razão pela qual se afastou das redes sociais. Ela finalizou a entrevista feliz, ao dizer que "ama ser mulher" e "ama se ver como mulher".

"Ser travesti é ser duas vezes mulher, porque você tem que ser mulher em dobro, já que a sociedade te cobra muito", finalizou.