Chuva forte atinge SP e cidade registra apagões em várias regiões

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um forte chuva que atinge a cidade São Paulo no início da noite desta sexta-feira, 11, deixou endereços da capital paulista sem energia elétrica. Um dos pontos sem luz é a Avenida Paulista. O apagão de alguns dos prédios da via foi registrado por moradores da região.

"Do nada, um temporal fortíssimo na Paulista", escreveu um usuário no X (antigo Twitter), seguido de um vídeo que mostra a avenida com prédios sem energia. "Deu apagão ai? Aqui na Paulista, teve, estamos fora do ar ainda galera!", escreveu outro.

"Aparentemente o Milton chegou em todas as regiões de São Paulo ao mesmo tempo nunca vi a paulista apagada", disse outro usuário, em referência ao furacão que atinge os Estados Unidos".

Foram registradas quedas de energia em bairros como Moema, Campo Belo e Panamby, na zona sul, e Pompeia, na zona oeste. Moradores da Mooca (zona leste), Bela Vista (região central) e Saúde (zona sul) também relataram falta de luz.

Na Vila Leopoldina, na zona oeste, a energia caiu várias vezes e depois voltou, de acordo com moradores.

Em nota, a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na capital, informou que acionou o plano de emergência e reforçou suas equipes em campo para reconstruir trechos da rede danificados. "Técnicos da companhia seguirão atuando ao longo da noite para normalizar o serviço para os clientes que tiveram o fornecimento impactado", disse a empresa.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na capital, registrou rajadas de ventos de até 87 km/h na Lapa, na zona oeste. No aeroporto de Congonhas, os ventos chegaram a 78 km/h.

Os temporais também afetadas as operações de voo. Em Congonhas, passageiros relataram queda de energia no saguão e paralisação das operações de decolagem e pouso dos aviões.

Em nota, a Aena, concessionária que administra o aeroporto, afirmou que, "devido às condições meteorológicas", o terminal teve as operações suspensas das 19h53 às 20h12, e orienta que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação dos respectivos voos.

O Estadão procurou a Latam, a Azul e a Gol para ter mais informações sobre atrasos e possíveis cancelamento de voos, mas não teve retorno até a publicação do texto.

Em outra categoria

O filme cult alemão The Edukators (2004), terá uma sessão especial, em versão remasterizada em 4K, com a presença do diretor austríaco Hans Weingartner, que desembarca em São Paulo nessa semana.

A exibição está marcada para às 17h10, no CineSesc, no próximo dia 25 de outubro e faz parte da 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Em seu 20º aniversário, The Edukators teve versão remasterizada feita pela O2 Pós, e será exibida ao público pela primeira vez. Hans também participará de um bate papo sobre o filme após a sessão.

O longa-metragem conta a história de Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg), os Edukadores, rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Os ingressos para a sessão podem ser adquiridos no site oficial.

Em 2013, o filme inspirou uma peça teatral que foi encenada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na ocasião, o cineasta visitou o País para acompanhar a produção.

A investigação da morte de Liam Payne passou a ser liderada pelo promotor argentino Andrés Madrea nesta semana, com atenção ao pai do cantor, Geoff Payne. O ex-integrante da banda One Direction morreu na última quarta-feira, 16, aos 31 anos, após cair do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina.

O Ministério Publico da Argentina informou que se reuniu com Geoff Payne e garantiu a ele que os exames toxicológicos ainda não foram divulgados, refutando os relatos de que haviam drogas no organismo do cantor.

"O representante do Ministério Público Fiscal informou ao pai que os exames toxicológicos e histopatológicos complementares à autopsia ainda não foram concluídos, e que seus resultados são necessários para decidir sobre a liberação do corpo", diz comunicado.

A nota também diz que o pai de Payne "expressou seu desejo de que seja investigado e conhecido o que ocorreu de fato e manifestou sua disposição para testemunhar sobre tudo que sabe da vida de seu filho, que possa ajudar na investigação".

A Procuradoria-Geral da República ainda disse que seu representante informou ao pai do músico que considerava a privacidade da família Payne uma prioridade. A informação foi publicada no portal institucional, fiscal.gob.ar.

Reservado em relação à sua vida amorosa, Marco Pigossi decidiu abrir uma exceção nesta terça-feira, 22, ao compartilhar detalhes sobre sua paixão pelo cineasta italiano Marco Calvani.

Os dois se casaram em setembro deste ano na Itália, e o ator revelou à revista Variety que seu relacionamento se fortaleceu durante as filmagens do longa Maré Alta, lançado este ano.

"Eu sempre digo que há uma verdadeira história de amor por trás do romance no filme. Fomos nos apaixonando conforme ele escrevia o roteiro e me perguntava coisas como: 'Qual é o seu poema favorito no Brasil?' ou 'Qual seria uma cidade muito conservadora no interior do país?'. Naquele momento, eu não tinha ideia do que ele estava criando, nem pensava no roteiro", explicou.

Pigossi conta que percebeu seu amor por Calvani quando leu o roteiro e viu que o cineasta havia lembrado de todos os detalhes que compartilharam. "O poema que mencionei estava logo no início do texto. Comecei a chorar imediatamente, e ele me disse: 'Escrevi isso para você. Eu me apaixonei por você enquanto me apaixonava pelo personagem'. É uma loucura", revelou.

A conexão entre eles se aprofundou rapidamente, e em apenas um mês decidiram morar juntos. "Começamos a viver como um casal de lésbicas, foi divertido", brincou Pigossi.

O Noivado

A relação começou em novembro de 2021, e em novembro de 2023, eles oficializaram a união civil no apartamento de Pigossi, localizado na zona oeste de São Paulo.

Calvani pediu Pigossi em casamento durante um jantar romântico à beira-mar em Provincetown, nos Estados Unidos. "Marco disse: 'Este é o lugar onde decidimos construir uma vida juntos, onde decidimos morar juntos e onde acabamos de terminar de filmar. Portanto, este é o lugar onde vou pedir você em casamento'", finalizou.