Após apagão, Nunes quer câmera para monitorar caminhões da Enel nas próximas chuvas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou na tarde desta quarta-feira, 16, que a gestão municipal quer monitorar a movimentação de caminhões nas portas das garagens da Enel, concessionária que fornece energia elétrica para a capital paulista e a região metropolitana.

A Prefeitura informou que, conforme balanço das 14h30, 49 mil consumidores seguem sem energia elétrica na capital paulista.

Para os próximos dias, a previsão é de que novas chuvas atinjam a cidade. O cenário, afirmou a Prefeitura, reforça a necessidade não só de reparar os danos gerados pelo temporal da última semana, como demanda atenção para os próximos dias.

"São cinco garagens da Enel aqui. Nós vamos colocar as câmeras do Smart Sampa na porta das garagens", disse o prefeito, em coletiva realizada no centro de São Paulo.

"Quando coloco uma câmera do Smart Sampa, vou ter toda a informação de todo o veículo que entra e sai, para nós aqui do Smart Sampa identificarmos todo o trajeto desses caminhões", acrescentou.

A ideia, segundo o prefeito, é fazer acompanhamento em tempo integral da movimentação das equipes da concessionária.

"Vamos colocar agentes especiais para ficar acompanhando 24 horas e fazer todo o monitorando dos caminhões da Enel. Porque eles falam que tem uma quantidade de operadores, a gente sabe que isso não procede, mas para poder ter transparência maior (vamos fazer esse monitoramento)", afirmou o prefeito.

Questionado sobre uma possível insegurança jurídica gerada pela medida e se a ação não abre precedentes para o monitoramento indevido, inclusive de outras empresas, o prefeito minimizou. "Eu vou fazer. Se eles quiserem, derrubem na Justiça", disse.

A Prefeitura disse ainda que os semáforos, cujo funcionamento ficou intermitente por causa do apagão, foram estabilizados.

Segundo o prefeito, há ainda nove escolas funcionando por meio de geradores, ante 75 nesta terça-feira, 15. Além disso, quatro UBS também estão recebendo energia dos aparelhos, ante 20 na véspera.

Para os próximos dias, Nunes afirmou que ainda não há confirmação de que o cenário será tão adverso quanto o do último fim de semana. "Não temos, neste momento, ainda confirmação pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura) de que terá, como foi colocado por algumas pessoas, a quantidade de chuva e de ventos (do registrado anteriormente) para sexta e sábado", disse.

Ainda assim, o prefeito afirmou que a gestão municipal organizou um plano de contingência para os próximos dias, inclusive com suspensão de férias de funcionários da Defesa Civil.

"As 300 pessoas da Defesa Civil, aqueles que tinham folga e férias, isso foi suspenso. Estão todos de plantão na sexta e no sábado", afirmou o prefeito.

Nunes afirmou também que um efetivo de 2 mil profissionais, entre equipes de poda e zeladoria, se manterão ativos na sexta e no sábado.

"Se houver novamente uma situação de problema com a Enel, dos semáforos, também fizemos a locação de 100 geradores", disse Nunes. Ele afirmou que é um incremento, uma vez que a gestão municipal já tem equipamentos do tipo para atender prédios da área da saúde. "Se precisar usar, vamos entrar com ação para que tenha ressarcimento da Enel."

Em outra categoria

O retorno simultâneo de mais de 2,1 milhões de pessoas após o show da cantora Lady Gaga superlotou a entrada para a Estação Siqueira Campos, em Copacabana, Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo, 04.

Nas redes sociais, o público criticou o esquema de evacuação preparado pela Prefeitura do Rio, com apenas uma entrada disponível para acesso à área de embarque do metrô e sem o fechamento das ruas próximas. O Estadão questionou o Município sobre o tema e aguarda retorno.

O nome da estação foi parar nos assuntos mais comentados do País no X (antigo Twitter) com descrições de caos na volta para casa: pânico com pessoas desmaiando devido à aglomeração, turistas perdidos, uso de spray de pimenta pela Guarda Municipal e até casos de pessoas que afirmam quase terem sido pisoteadas.

Os fãs precisaram esperar mais de duas horas para conseguir entrar na estação, apesar da rápida saída de metrôs. Do lado de fora, eles brigavam por espaço com táxis, viaturas da GCM, carros do Corpo de Bombeiros e até caminhões.

Lady Gaga fez um show histórico para 2,1 milhões de pessoas - segundo dados da Prefeitura, Polícia Militar e produção do evento - na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite de sábado, 3. Apesar de ser o maior público de uma apresentação da cantora e ter superado a estimativa inicial de 1,6 milhões de pessoas, não quebrou o recorde de maior plateia no local.

Segundo informações do Guinness, o Livro dos Recordes, o maior público de um show gratuito se deu em Copacabana, na apresentação de Rod Stewart em 1994: cerca de 3,5 milhões de pessoas. No ano anterior, Jorge Ben Jor havia se apresentado ao lado de Tim Maia para cerca de 3 milhões de fãs.

Cabe um destaque, porém: nos dois casos, as apresentações foram feitas durante a festa de réveillon, o que pode ter ajudado a atrair um público maior.

Até o ano passado, o recorde de um show em Copacabana fora da data era dos Rolling Stones, que cantaram para 1,5 milhão em 2006. O posto foi tomado por Madonna, com 1,6 milhão - valor que norteou a estimativa para Lady Gaga - que agora ocupa a 3.ª posição no geral.

Vale destacar que não há uma ferramenta de medição exata da quantidade de pessoas que foram aos espetáculos, uma vez que não houve cobrança de ingressos.

Os maiores shows de Copacabana, incluindo o de Lady Gaga

3,5 milhões - Rod Stewart (1994)

3,0 milhões - Jorge Ben Jor e Tim Maia (1993)

2,1 milhões - Lady Gaga (2025)

1,6 milhão - Madonna (2024)

1,5 milhão - Rolling Stones (2006)

1 milhão - Alok (2023)

500 mil - Stevie Wonder (2012)

450 mil - Lenny Kravitz (2006)

*Informações do site Visit Rio, vinculado à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Lady Gaga leu, durante seu show em Copacabana, no Rio de Janeiro, uma carta em que justificou o porquê de sua demora em voltar a fazer um show no Brasil - ela cantou por aqui em 2012, e desmarcou, em cima da hora, uma apresentação em 2017.

Durante o segundo ato de seu show, após a música Paparazzi, Lady Gaga surgiu em uma estrutura no palco e recebeu um fã, que a abraçou.

Os dois colocaram uma bandeira do Brasil e, em seguida, a cantora passou a ler a carta. Nicolas, que a acompanhava, leu uma tradução para o português, na sequência.

Ao término, foi possível ouvir o público gritando, em coro: "Gaga eu te amo!". A cantora falou, em português: "Obrigada!".

Confira abaixo a íntegra da carta lida por Lady Gaga durante sua apresentação em Copacabana, conforme a tradução feita simultaneamente no próprio palco.

A carta de Lady Gaga lida em show no Rio

"Esta noite estamos fazendo história. Mas ninguém faz história sozinha. Sem todos vocês, o povo incrível do Brasil, eu não teria este momento. Obrigado por fazerem história comigo.

O povo do Brasil é a razão pela qual eu posso brilhar. Hoje vocês estão tão vibrantes e lindos quanto o sol e a lua surgindo sobre o oceano, bem aqui na praia de Copacabana.

Mas de todas as coisas pelas quais eu poderia agradecer, a que mais me toca é esta: vocês esperaram por mim. Vocês esperaram mais de 10 anos.

Talvez vocês estejam se perguntando por que demorei tanto para voltar. A verdade é que eu estava me curando, me fortalecendo. Mas, enquanto eu me curava, algo poderoso acontecia. Vocês continuavam lá, torcendo por mim, pedindo para eu voltar quando estivesse pronta. Brasil: eu estou pronta!

Eu amo vocês. Obrigada por esperarem. Obrigada por me receberem de volta com tanta gentileza e de braços abertos. Esta noite eu quero ajudar vocês a brilhar junto comigo, quero que o mundo veja o tamanho do coração de vocês e se inspire com seu espírito.

Hoje eu vou dar tudo de mim. Vamos fazer deste o maior show que já fizemos juntos. Vamos fazer com que cada segundo de espera tenha valido à pena. Eu amei vocês há 10 anos e eu amo vocês esta noite. Obrigada, Brasil. Amo vocês para sempre!"