Tempestade pode provocar deslizamento e inundações em SP, Rio e Minas, aponta Cemaden

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aponta para o risco alto e moderado de deslizamento de terra, enxurradas e inundações de córregos urbanos, tanto no sábado, 19, como no domingo, 20, para algumas regiões dos Estados de São Paulo, Rio e Minas Gerais. A previsão para este final de semana é de queda de fortes temporais em partes do Sudeste.

No território paulista, a Defesa Civil do Estado prevê grandes volumes de água que poderão vir acompanhados de vendavais de mais 60 km/h, além de granizo em locais pontuais. A projeção inicial era de acumulados de chuva de 200 milímetros, mas uma atualização feita nesta sexta pelo órgão elevou o índice pluviométrico para 250 mm - ou seja, 250 litros dentro de um espaço de um metro quadrado.

Por esse motivo, o Cemaden aponta para risco geológico moderado para o leste do Estado, no sábado, nas mesorregiões de Campinas, Metropolitana (inclui a capital) e Vale do Paraíba, nas proximidades com os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O risco é maior em cidades serranas e metropolitanas, que podem registrar ocorrências pontuais de deslizamentos de terra em encostas, aponta o Cemaden, pela presença de áreas de alta suscetibilidade.

No domingo, o risco de deslizamento sobe para alto, de acordo com o centro, principalmente nas Serras do Mar e da Mantiqueira, presentes no Vale do Paraíba Paulista, no sul de Minas e no sul do Rio. Os acumulados de chuva do sábado, somados às pancadas previstas para domingo, poderão tornar maiores os riscos de movimentação da terra por conta do encharcamento do solo. Para as mesorregiões de Campinas e Metropolitana, o risco continua moderado no domingo.

Risco Geológico

Sábado - 19 de outubro

Moderado

Leste do Estado de São Paulo;

Centro-Sul dos Estados de Minas Gerais;

Centro-Sul do Rio de Janeiro.

Domingo - 20 de outubro

Alto

Vale do Paraíba Paulista;

Sul de Minas;

Sul do Rio de Janeiro;

Moderado

Demais áreas do leste do Estado de São Paulo

Centro-Sul de Minas Gerais;

Centro-Sul do Rio de Janeiro.

Riscos de enxurradas e inundações em áreas urbanas

No sábado, o Cemaden aponta risco hidrológico moderado para as mesorregiões Vale do Paraíba, Metropolitana, Campinas e Macro Metropolitana Paulista, em São Paulo; para as áreas Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul Fluminense e Centro Fluminense no Rio; e para as regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas Gerais, e Campo das Vertentes no Estado mineiro.

Para o domingo, o risco de ocorrência de eventos hidrológicos é alto no Vale do Paraíba Paulista e Metropolitana no estado de São Paulo; Metropolitana e Sul Fluminense no estado do Rio de Janeiro; e Metropolitana de Belo Horizonte e Sul/Sudoeste de Minas Gerais, indica o centro.

"Neste contexto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas urbanas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo", afirma o Cemaden.

Riscos Hidrológicos

Sábado - 19 de outubro

Moderado

São Paulo: mesorregiões Vale do Paraíba, Metropolitana, Campinas e Macro Metropolitana Paulista;

Rio de Janeiro: Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul Fluminense e Centro Fluminense;

Minas Gerais: Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas, e Campo das Vertentes.

Domingo - 20 de outubro

Alto

São Paulo: Vale do Paraíba Paulista e Metropolitana no estado de São Paulo;

Rio de Janeiro: Metropolitana e Sul Fluminense;

Minas Gerais: Metropolitana de Belo Horizonte e Sul/Sudoeste de Minas no estado de Minas Gerais.

Moderado

São Paulo: Mesorregiões de Piracicaba, Campinas e Macro Metropolitana Paulista no Estado de São Paulo;

Rio de Janeiro: Centro Fluminense, Norte Fluminense, Baixadas no Estado de Rio de Janeiro;

Minas Gerais: Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas e Campo das Vertentes no Estado de Minas Gerais;

Espírito Santo: Sul Espírito-santense e Central Espírito-santense.

Em outra categoria

O ator Selton Mello, que interpreta o ex-deputado Rubens Paiva, pai do escritor Marcelo Rubens Paiva, no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, estava bastante emocionado na primeira coletiva do filme no Brasil. O longa, escolhido pelo País para disputar o Oscar, estreia dia 7 de novembro.

O encontro com a imprensa ocorreu na tarde desta sexta-feira, 18, em São Paulo. Ao falar sobre seu personagem, Selton chorou ao lembrar que, assim como Eunice Paiva, personagem central do filme, sua mãe, Selva Melo, também morreu com Alzheimer, em julho deste ano.

"Foi tão bonito com a Nanda (Fernanda Torres, que interpreta Eunice, mulher de Rubens Paiva). O filme parte de uma viagem pessoal do Waltinho (o diretor Walter Salles) para se transformar em uma viagem pessoal de todos nós do elenco", disse, sem conter as lágrimas.

Selton também falou sobre o composição do personagem. Ele teve que engordar 20 quilos para poder interpretar Rubens Paiva.

"Foi difícil perder depois. Eu tenho 51 anos", disse. "Mas o personagem precisava disso para ser um pai (Rubens e Eunice tiveram 4 filhos). Mas isso (ganhar peso) é apenas uma parte do filme. Ele, na verdade, é meu reencontro com Fernanda, Walter e com o Marcelo, eu sou da geração que foi impactada pelo Feliz Ano Velho (livro de Marcelo Rubens Paiva)", disse o ator.

Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva e conta a história da advogada Eunice Paiva, que teve sua vida transformada quando seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, foi torturado e morto pela ditadura militar brasileira.

Além de Fernanda Torres e Selton Mello, o filme tem Fernanda Montenegro no elenco.

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro Ainda Estou Aqui, que deu origem ao filme de Walter Salles, apontou, durante coletiva de imprensa em São Paulo, os motivos do longa estar sendo premiado e mobilizado a crítica mundo afora - o filme foi premiado nos festivais de cinema de Veneza e Vancouver, entre outros prêmios.

Para ele, o longa que conta a história de sua família, sobretudo de sua mãe, a advogada Eunice Paiva, foi ao encontro do anseio do público, não só no Brasil, mas também no exterior. O filme faz parte da programação da 48ª Mostra de Cinema de São Paulo.

"As pessoas estavam com saudade de assistir a um drama humano. Estão cansadas da 'marverização' do cinema. Não à toa o filme do Coringa está indo mal de bilheteria", disse Paiva.

"Até o Joaquim Phoenix falou no ouvido da Lady Gaga que o filme é horrível", complementou. Phoenix interpreta o personagem-título em Coringa: Delírio a Dois, enquanto Gaga vive Lee Quinzel, a Arlequina.

O escritor ressaltou que há muitos bons filmes sendo feitos por cineastas argentinos, uruguaios, franceses, iranianos e brasileiros.

"Viajei com o elenco e, quando voltei, as pessoas falaram comigo na rua. O filme está chegando no popular. Eu fico feliz que a Eunice Paiva está proporcionando isso para o Brasil e para o mundo."

Paiva também comentou sobre o fato de Ainda Estou Aqui ser a produção brasileira indicada para disputar o Oscar 2025. "A disputa agora é Lady Gaga versus Fernanda Torres", brincou.

Ainda Estou Aqui, um filme original Globoplay, chega ao circuito comercial em 7 de novembro. Veja o trailer aqui.

Maya Massafera publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta quinta-feira, 17, em que revela o rosto do seu novo affair. No vlog, ela compartilhou alguns momentos ao lado do amado, que não teve o nome divulgado.

No vídeo, apelidado de Reality da Maya, a influenciadora afirma que eles, por enquanto, são só amigos. Mas, em determinado momento, pergunta se o affair está saindo com outras pessoas.

"Eu estava falando de você. Eu quero saber uma coisa. Você não me deixou olhar teu telefone direito. Você está saindo com alguém?", perguntou. O "ficante" da influencer garantiu que não. Ela questionou: "Se eu sair com outra pessoa, você vai ficar chateado? Se eu quiser beijar outra pessoa hoje, eu posso beijar?". O jovem afirmou que não sentiria ciúmes de Maya.

Em seguida, ela mostrou um jantar romântico do casal, com direito a beijos e apelidos fofos como "amor" e "lindo". Já no dia seguinte, Maya aparece na cama ao lado do homem. Ele pergunta à influenciadora se ela não gostaria de ter um relacionamento aberto, argumento que isso a ajudaria a ter menos ciúmes, afinal, relacionamentos a distância são complicados.

O vídeo terminou com ela dizendo que irá pensar no assunto para os próximos episódios. Assista aqui.