México faz apreensão de mais de uma tonelada de fentanil após Trump ameaçar subir tarifas

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Soldados e fuzileiros navais mexicanos apreenderam mais de uma tonelada de comprimidos de fentanil em duas operações no norte do país, sendo considerada a maior apreensão do opioide sintético na história do México.

As operações ocorreram após uma queda acentuada nas apreensões de fentanil no México no início deste ano e dias após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar impor tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México, caso esses países não reprimissem o fluxo de migrantes e drogas na fronteira.

Segundo a Reuters, autoridades mexicanas prenderam mais de 5.200 imigrantes na última terça-feira, 3.

Especialistas sugerem que o momento das apreensões pode não ser coincidência. "É evidente que o governo mexicano tem administrado o momento das apreensões de fentanil", afirmou o analista de segurança David Saucedo. "Sob pressão de Donald Trump, parece que o governo da presidente Claudia Sheinbaum está disposto a aumentar a captura de traficantes e apreensões que Washington exige."

Saucedo acrescentou que o governo mexicano "não vê o fentanil como um problema próprio e combatê-lo não é prioridade". Ele destacou que grandes apreensões só ocorrem "quando há pressão de Washington".

O principal responsável pela segurança no México informou que, na noite de terça-feira, soldados e fuzileiros avistaram dois homens armados no Estado de Sinaloa, lar do cartel homônimo. Os homens fugiram para duas casas. Em uma delas, foram encontrados cerca de 300 quilos de fentanil e, na outra, um caminhão carregado com aproximadamente 800 quilos da droga, principalmente em forma de comprimidos.

"Em Sinaloa, realizamos a maior apreensão de fentanil da história", escreveu o Secretário de Segurança Pública, Omar Garcia Harfuch, em suas redes sociais. Várias armas foram apreendidas e dois homens foram presos.

A presidente Claudia Sheinbaum declarou na quarta-feira, 4, que "esta foi uma investigação que vinha sendo conduzida há algum tempo e que ontem deu frutos." No entanto, essa afirmação contrasta com a aparente natureza aleatória da operação, que começou quando uma patrulha militar "notou a presença de dois homens carregando o que pareciam ser armas".

No passado, as forças de segurança mexicanas às vezes usaram histórias de perseguição a homens armados como pretexto para entrar em casas sem mandados de busca. Em pelo menos um caso, essa versão foi desmentida por imagens de câmeras de segurança.

A recente apreensão é notável, dado que as apreensões de fentanil no México caíram drasticamente na primeira metade do ano. Durante o verão no hemisfério norte (inverno no Brasil), sob o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, as forças federais relataram apreensões de apenas 50 gramas por semana. Entre janeiro e junho de 2024, foram confiscados apenas 130 quilos de fentanil em todo o país, uma queda de 94% em relação aos 2.329 quilos apreendidos em 2023.

O fentanil, culpado por cerca de 70 mil mortes por overdose anualmente nos EUA, frequentemente entra no país na forma de comprimidos falsificados produzidos no México a partir de precursores químicos, em grande parte importados da China.

López Obrador sempre negou que o fentanil fosse produzido no México, embora especialistas e membros de seu próprio governo reconheçam que é. "É uma apreensão muito grande", disse Saucedo. "Mas, se não desmantelarem os laboratórios, essa produção continuará".

Também na quarta-feira, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que aumentou a recompensa pelo principal líder de outro cartel, Nemesio Oseguera, conhecido como "El Mencho", de US$ 10 milhões para US$ 15 milhões. Oseguera, chefe do cartel de Jalisco, assim como o de Sinaloa, está fortemente envolvido na fabricação e distribuição de fentanil e metanfetaminas.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

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O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça pediu nesta segunda-feira, 10, informações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a possibilidade de indicar uma mulher negra para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso na Corte.

Mendonça é o relator de um mandado de segurança apresentado pela Rede Feminista de Juristas, que pede uma liminar obrigando o presidente a nomear uma mulher para a vaga na Suprema Corte.

No despacho, o ministro determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) seja notificada e se manifeste sobre o pedido. A ação sustenta que a escolha de Lula deve considerar a realidade social brasileira, lembrando que advogadas negras representam a maioria da advocacia no País, mas nunca houve uma ministra negra no STF.

"Compreende-se a priorização de mulheres negras para o assento em razão da sumária e histórica exclusão. (...) Mulheres negras, que são um segmento populacional considerável no Brasil, estão totalmente excluídas, ou seja, não possuem nenhuma representação neste espaço; daí a prioridade máxima na indicação de uma mulher negra, para encerrar o quadro grave de exclusão", diz trecho da petição.

O mandado é assinado pelas advogadas Luana Cecília dos Santos Altran, Raphaela Reis de Oliveira, Juliana de Almeida Valente, Cláudia Patrícia de Luna Silva e Maria das Graças Pereira de Mello.

O documento também observa que os nomes cotados para a vaga são todos homens, entre eles, o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, dado como indicação certa para a cadeira na Corte.

As autoras da ação afirmam ainda que, em 134 anos de história, o STF teve apenas três mulheres entre mais de 170 ministros, e nenhuma delas era negra. Atualmente, a única ministra que compõe a Corte é Cármen Lúcia.

O texto também cita que, quando a ministra Rosa Weber se aposentou, em setembro de 2023, o presidente Lula escolheu o então ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar a vaga.

"É direito de todas as mulheres, negras e não negras, diretamente afetadas por este ato, exigir o cumprimento de leis de proteção a seus direitos humanos fundamentais e demandar uma sociedade que não trate tais direitos como mera decoração sem qualquer utilidade", afirma outro trecho do mandado.

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou nesta terça-feira, 11, uma nota pública em que pede mais discussão sobre o projeto de lei antifacção, cujo relatório está sendo elaborado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP). As alterações de Derrite no texto, de autoria do governo Lula, têm gerado atrito com integrantes do Executivo, da Polícia Federal e da Receita Federal. A previsão é que a proposta seja votada nesta quarta-feira, 12.

Na nota, a ANPR afirma reconhecer "a importância e a urgência do debate" sobre o projeto e destaca que a retomada de territórios dominados por facções é "uma tarefa inadiável". A entidade adverte, no entanto, que a pressa na tramitação pode comprometer a qualidade do texto.

"A celeridade desejada na tramitação de um projeto dessa relevância não pode se confundir com açodamento. A aprovação de um texto sem a devida maturação técnica pode produzir efeitos contrários aos seus próprios objetivos, gerando insegurança jurídica e desorganização no sistema de persecução penal", diz o documento.

A associação de procuradores ressalta que o combate ao crime organizado deve ser baseado em "medidas eficazes, duradouras e juridicamente consistentes - e não respostas reativas ou de natureza simbólica".

A organização defende que o Ministério Público Federal, "titular da ação penal pública e responsável por parcela central do enfrentamento à macrocriminalidade", seja incluído no debate, e se coloca à disposição do relator para "contribuir na construção de um texto coeso, harmônico e eficaz".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o texto do projeto antifacção em 31 de outubro, em meio à repercussão da megaoperação policial que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro. Ele foi, então, enviado ao Congresso.

Na semana seguinte, Derrite se afastou do comando da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, reassumindo temporariamente sua vaga como parlamentar e sendo designado como relator da proposta pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O substitutivo elaborado pelo relator desagradou a Polícia Federal ao sugerir que a corporação só poderia atuar em crimes considerados de competência da segurança pública estadual se isso fosse solicitado pelos governadores.

O deputado alterou o trecho para sugerir que a PF participe das investigações em caráter "integrativo" com a polícia estadual. Essa participação pode ocorrer por solicitação do delegado de polícia estadual ou do Ministério Público estadual, ou por iniciativa própria da PF, mediante comunicação às autoridades estaduais.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou na segunda-feira, 10, que "em vez de fortalecer o combate ao crime organizado, o relator faz o oposto: tira poder da PF, protege redes de lavagem e impede a cooperação direta entre polícias, na contramão do que foi proposto na PEC da Segurança".

Conforme mostrou a coluna de Marcelo Godoy no Estadão, o promotor Lincoln Gakiya, que investiga a o Primeiro Comando da Capital (PCC) e está jurado de morte pela facção, afirmou que o texto pode excluir não só a PF, mas também o Ministério Público, afetando investigações contra o crime organizado.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli e André Mendonça, protagonizaram uma discussão durante uma sessão da Segunda Turma da Corte, realizada nesta terça-feira, 11.

O episódio ocorreu durante o julgamento da Reclamação Constitucional referente a um processo de 2005, em que um juiz processou um procurador da República por supostos "ataques feitos em entrevistas à imprensa e em sua vida pessoal".

A discussão girava em torno de quem deveria arcar com a indenização tendo como possibilidade o próprio procurador ou o Ministério Público Federal (MPF).

Anteriormente, o Supremo já havia firmado o entendimento conhecido como Tema 940, que estabelece que, quando um agente público (como um juiz, promotor ou servidor) causa algum dano no exercício de suas funções, a ação de indenização deve ser movida contra o Estado (União, estado ou município), e não diretamente contra o servidor.

No caso mencionado, o STF determinou que o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) julgasse a ação seguindo a regra do Tema 940.

No entanto, o MPF alegou que o TRF-2 não cumpriu a determinação do Supremo, ou seja, não aplicou o Tema 940 ao julgar o caso. Por isso, o MPF recorreu novamente ao STF para reclamar do descumprimento da decisão anterior.

Durante o julgamento, André Mendonça iniciou o seu voto apresentando um resumo do caso, mas ao ouvir as considerações o ministro Toffoli decidiu contestá-las.

Toffoli defendeu que o entendimento do TRF-2 estava correto e votou pela negação do pedido do MPF. "Cria-se um precedente muito ruim para todos os servidores públicos do país. Se ele agiu fora da competência funcional, ele responde diretamente", afirmou Toffoli.

Mendonça rebateu, afirmando que à época era comum esse tipo de conduta por parte de membros do Ministério Público. "Naquele momento ainda era corrente esse tipo de conduta - conceder entrevistas no curso das operações ou em relação à própria atuação em ações judiciais", disse Mendonça.

Diante disso, Toffoli retrucou novamente: "Com a devida vênia a Vossa Excelência, nós estamos aqui abrindo um precedente perigoso", alertou Toffoli. "Não acho", respondeu Mendonça.

A discussão durou cerca de dois minutos, e Mendonça acompanhou o voto divergente do ministro Edson Fachin.