Na Coreia do Sul, investigadores extraem dados de caixa-preta do Boeing da Jeju Air

Internacional
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul afirmou nesta quarta-feira, 1º de janeiro, em comunicado, ter extraído dados de uma das caixas-pretas recuperadas do Boeing 737-800 da Jeju Air em busca da causa exata do acidente que matou 179 pessoas. Um gravador de dados de voo danificado será enviado para os Estados Unidos para análise, acrescentou o ministério.

De acordo com os investigadores, o piloto recebeu um alerta dos controladores de tráfego aéreo sobre possíveis colisões com pássaros e o avião emitiu um sinal de socorro antes do acidente.

Além disso, os oficiais avaliarão se o localizador do aeroporto deveria ter sido construído com materiais mais leves que quebrariam mais facilmente no impacto. Fonte: Associated Press

Em outra categoria

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), está com pneumonia, indica o último boletim médico do hospital Mater Dei. Noman foi internado na tarde da sexta-feira, 3, e, desde então, está na UTI, onde seguirá por tempo indeterminado. Ele apresentava insuficiência respiratória, que agora sabe-se que é causada pela pneumonia.

Noman ainda necessita de sedação e de ventilação mecânica, mas o uso dos aparelhos já está em redução.

É a quarta vez que Noman é internado desde que foi reeleito para o cargo, em outubro do ano passado.

Ele anunciou em julho que tinha um câncer conhecido como linfoma não Hodgkin.

Em outubro, entre o primeiro e o segundo turno da eleição, o prefeito declarou estar curado da doença. No entanto, as internações se tornaram frequentes desde então.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a pauta sobre a regulamentação das redes sociais será um desafio para este ano e disse que a eleição de 2026 torna necessária a aprovação do projeto. As declarações ocorreram em entrevista à rádio Opinião CE, na sexta-feira, 3. Na ocasião, Guimarães lembrou que o parecer do relator do "PL das Fake News", Orlando Silva (PCdoB-SP), segue sem a análise do plenário da Câmara.

"[O projeto] está dormindo nas gavetas da Câmara, ninguém tem a coragem de votar. Mas nós vamos retomar. Nós não podemos ir para a eleição de 2026 sem lei nessa área aí. Sem lei, estamos ferrados", declarou Guimarães.

O deputado também rechaçou as críticas ao projeto sobre a possibilidade de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa e afirmou que, atualmente, há impunidade sobre a disseminação de informações falsas na internet. "Penso que temos grandiosos desafios para 2025. Entre tantos, temos de avançar nessa regulamentação", disse.

Conforme mostrou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) em dezembro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em conversa com aliados, citou a regulamentação das redes como um dos temas que poderiam ter ido à votação no plenário em 2024. A tramitação do projeto, no entanto, foi repudiada pela oposição e por big techs.

A decisão de pautar novamente a questão caberá ao sucessor de Lira no cargo, que deve ser eleito em fevereiro. O nome mais cotado para vencer a disputa é o de Hugo Motta (Republicanos-PB).

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), apresentou melhora durante a noite e realiza exames neste sábado. Porém, segue internado na UTI com insuficiência respiratória aguda, recebendo assistência ventilatório.

O prefeito está internado na Rede Mater Dei. As informações foram divulgadas pelo hospital hoje (4) por meio de nota.

É a quarta vez que Noman é internado desde que foi reeleito para o cargo, em outubro do ano passado. Ele anunciou em julho que tinha um câncer conhecido como linfoma não Hodgkin. Em outubro, entre o primeiro e o segundo turno da eleição, o prefeito declarou estar curado da doença. No entanto, as internações se tornaram frequentes desde então.