Canadá: homem é formalmente acusado de terrorismo após sequestrar avião

Internacional
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um homem foi acusado de sequestrar um avião de pequeno porte depois de causar um susto na segurança de um aeroporto de Vancouver, no Canadá, na última terça-feira, 15.

A Real Polícia Montada do Canadá (RPMC) informou nesta quinta-feira, 17, que Shaheer Cassim, de 39 anos, foi acusado de sequestro, constituindo terrorismo, por causa do incidente de terça-feira, que fez com que o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte acionasse caças F-15 antes que o avião pousasse em segurança.

A RCMP disse que ele assumiu o controle de um Cessna no Aeroporto Internacional de Victoria e ameaçou um instrutor de voo, antes de pilotar cerca de 64 quilômetros até a cidade de Vancouver.

"Motivo ideológico"

"Os investigadores determinaram que o suspeito agiu com um motivo ideológico para perturbar o espaço aéreo", disse a sargento Tammy Lobb em um comunicado divulgado na quarta-feira, 16.

se

Um homem com o mesmo nome e que se parece com Cassim postou nas redes sociais que ele era um "mensageiro de Alá" e um "Messias" enviado para salvar a humanidade das mudanças climáticas. Ele disse que "o Anjo Gabriel apareceu diante de mim e me deu uma mensagem de Alá".

A última postagem do canadense afirma que o "aquecimento global abrupto e descontrolado" causará a extinção dos seres humanos em poucos anos.

Cassim também disse no post que ele é "Sam Carana", que dirige o blog "Arctic News", que se descreve como um lugar onde os colaboradores "compartilham uma profunda preocupação com a forma como a mudança climática está se desenvolvendo no Ártico e a ameaça que isso representa para o mundo em geral".

"Ele nunca falava de religião"

Seu perfil no Facebook diz que ele foi empregado de 2008 a 2010 pela extinta KD Air, uma pequena companhia aérea com sede na Ilha Vancouver. Diana e Lars Banke, ex-proprietários da companhia aérea, disseram em uma entrevista na quarta-feira que Cassim foi um dos melhores e mais inteligentes pilotos com quem já trabalharam, chamando-o de um aprendiz rápido e altamente inteligente.

No entanto, Lars disse que o homem deixou a companhia aérea depois de ficar "entediado" e foi para a faculdade de Medicina. Ele também disse que Cassim acreditava que o mundo estava chegando ao fim.

Diana disse que ficou "muito surpresa" ao saber das acusações contra o canadense, dizendo que ele era muito jovem quando trabalhava para eles e era "como uma criança". Lars disse que se lembrava de que Cassim tinha certo interesse em ambientalismo, mas não tinha conhecimento de nenhum tipo de crença religiosa.

"Ele nunca falava de religião conosco", disse Diana. "Estou realmente surpresa que ele tenha feito algo assim", acrescentou.

Em 2012, Cassim realizou uma entrevista coletiva antes de sair em um passeio de bicicleta pelo país para aumentar a conscientização sobre o aquecimento global.

O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, disse, ao ser questionado sobre o incidente na quinta-feira, que foi um "momento bizarro" e que o fato de ter terminado sem uma perturbação mais significativa no aeroporto é um "testemunho" da habilidade dos socorristas que convenceram o suspeito a desistir.

Em outra categoria

Falando para um público de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista neste domingo, 3, o pastor Silas Malafaia deu um recado direto aos governadores que se colocam na lista de herdeiros do capital político do inelegível ex-presidente da República nas eleições do próximo ano.

Afirmando que não iria deixar "passar nada", Malafaia questionou: "Cadê aqueles que dizem ser a opção no lugar de Bolsonaro? Onde eles estão? Era para estarem aqui!"

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União), não participaram de nenhuma das manifestações que ocorreram em diversas cidades do País neste domingo.

Nenhum deles publicou nas redes sociais nada relacionado aos protestos em favor do ex-presidente, réu por golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), e pivô de uma guerra tarifária iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O norte-americano também puniu o ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte, com Lei Magnitsky, sanção usada contra ditadores e violadores de direitos humanos.

"Isso prova que Bolsonaro é insubstituível! Vão enganar trouxa! E eu não sou trouxa. Estão com medo do STF, né? Por isso não vieram. Arrumaram desculpa, né? Por isso, minha gente, 2026 é Bolsonaro", gritou o pastor.

Bolsonaro segue inelegível por condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030, portanto, mesmo que não seja preso e se candidate, não conseguirá continuar com a candidatura.

Tarcísio, o melhor colocado da direita nas pesquisas de intenção de voto, afirmou na quinta-feira, 31, que passaria por procedimento médico e por isso faltaria ao evento. Após o fim da manifestação, a assessoria do governador afirmou que a intervenção ocorreu sem intercorrências, que Tarcísio tem alta prevista para esta mesma noite e que na segunda-feira terá agenda interna no Palácio dos Bandeirantes.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), esteve presente e acenou ao público, mas não discursou. Já o vice, Coronel Mello Araújo (PL), indicação de Bolsonaro na chapa com o emedebista, criticou senadores "por não fazerem a lição de casa", justificando as sanções norte-americanas contra o País anunciadas na última quarta-feira como resultado da falta de ação dos parlamentares em pautarem a anistia a Bolsonaro.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou neste domingo, 3, em Brasília, com Fidel Antonio Castro Smirnov, o "Fidelito" - neto do líder cubano Fidel Castro, que morreu em 2016.

Um registro que mostra Lula e Fidelito foi publicado pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), que afirmou ser um dos responsáveis pelo "encontro simbólico", durante o encerramento do 17º Encontro Nacional do PT. "O Congresso também foi marcado por um encontro simbólico que ajudei a construir: o abraço entre Lula e Fidelito, neto de Fidel. Um gesto de afeto e história, que agora se transforma em futuro. Fidelito vai desenvolver pesquisas em medicina nuclear em Maricá. Seguimos firmes, com ousadia, projeto e pé no povo!", escreveu.

O evento reuniu lideranças petistas, como a ex-presidente do PT e atual ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o novo presidente do partido, Edinho Silva.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi submetido na tarde deste domingo, 3, a um procedimento de radioablação na tireoide por ultrassonografia. A intervenção aconteceu sem intercorrências, afirma nota oficial do governo de São Paulo divulgada neste domingo. Segundo especialistas, este tipo de procedimento é feito para destruir nódulos na tireoide.

Tarcísio cumprirá na segunda-feira, 4, agenda interna no gabinete no Palácio dos Bandeirantes.

Ele não foi à manifestação bolsonarista realizada neste domingo na Avenida Paulista por causa do procedimento.