Brasileiros de várias gerações, inclusive jovens, cultivam a memória de Pelé, revela pesquisa do Museu do Futebol

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Levantamento mostra como o atleta do século XX é visto e lembrado por pessoas de várias faixas etárias, inclusive os mais novos; cerca de 300 termos foram relacionados ao nome do jogador; Museu do Futebol tem sala especialmente dedicada ao ídolo nacional

 

Ídolo máximo do esporte mais popular do Brasil e do mundo, verbete de dicionário utilizado para classificar alguém como excepcional e único, excelência em técnica e plástica... futebol traduzido na mais pura essência. Tudo isso serve para definir quem foi Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), mas as percepções sobre o icônico Pelé são muito mais abrangentes e, ainda hoje, atingem as mais diversas gerações. Às vésperas do 84º aniversário do atleta do século XX, celebrado em 23 de outubro, o Museu do Futebol reafirma, a partir de um levantamento inédito, que o Rei é uma personalidade de amplo impacto em pessoas de todas as idades.

Localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. O espaço acabou de passar por sua primeira grande reformulação e reabriu em julho de 2024 tendo como uma das grandes novidades uma sala nova dedicada inteiramente a homenagear Pelé. Durante o projeto, a equipe do Museu do Futebol se questionava: será que as gerações mais jovens conhecem Pelé e sabem de sua importância para o futebol mundial? A pesquisa mostra que sim. “No mundo de hoje os ídolos são muito passageiros. Pelé tem uma história espetacular, é reconhecido no mundo inteiro, e não poderíamos deixar de preservar sua memória e mostrar sua história”, diz Marcelo Duarte, um dos curadores do projeto de renovação, junto com Leonel Kaz e Marília Bonas.

Idealizada pela Agência Galo, o levantamento reuniu as palavras mais lembradas pelos brasileiros para definir o legado de Pelé. Mais de 300 termos capturados pela NÓS - Inteligência e Inovação Social, entre 23 de julho e 22 de agosto, traduzem as versões esportista, celebridade e pessoa do maior jogador de futebol de todos os tempos. Um dos curadores do projeto de renovação do Museu do Futebol, o jornalista Leonel Kaz vai além de uma palavra para definir a importância da figura icônica eternizada com a camisa 10 da Seleção Brasileira e do Santos entre os fãs do esporte. “O Pelé é um mito intergeracional que simboliza a alegria, a esperança, a capacidade criativa. Pelé é um compilado de significados que vão além do homem, do jogador”, ressalta.

A alta capacidade de alcance do legado de Pelé é evidenciada pela quantidade de palavras distintas (303) usadas pelos respondentes no momento de definir quem foi o jogador e como se recordam de sua trajetória esportiva. Multifacetário, o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira recebeu lembranças ligadas, principalmente, a três vertentes: os atributos responsáveis por torná-lo um jogador único, a atuação no futebol e outros ligados à fama como craque, além de palavras relacionadas à vida pessoal do atleta.

Inédito, o levantamento reafirma a maneira positiva pela qual Pelé é rememorado pelos torcedores brasileiros. A palavra mais citada ressalta o valor do legado do atleta responsável por transcender o futebol e atingir as mais diversas massas de compatriotas: 59% dos respondentes o descreveram simplesmente como “Rei”. O índice cresce quando adicionado quem optou pelo termo conjunto “Rei do futebol”, reafirmando a maneira na qual Edson Arantes do Nascimento é reverenciado.

Há similitude entre vários termos ligados, basicamente, aos atributos responsáveis por tornar Pelé um jogador único, além da atuação da lenda com a bola nos pés e as características capazes de transformá-lo no maior ícone do esporte no mundo. A história do lendário camisa 10 se confunde com a da própria modalidade. Prova disso é o fato de a palavra “futebol” aparecer como a segunda de maior destaque no levantamento. “Craque" é a terceira lembrança mais citada pelos brasileiros quando ouvem o nome de Pelé.

Ídolo de gerações

A história de Pelé chega a todas as gerações de brasileiros. Isso se confirma, com clareza, a partir da similaridade dos termos escolhidos pelos mais jovens e por quem teve o privilégio de o ver desfilar nos gramados com as camisas de Santos, New York Cosmos e Seleção Brasileira para defini-lo. Em todas as faixas etárias, o termo Rei ainda se destaca, mas cada uma conta com palavras em especial responsáveis por ajudar a entender o poder de captação do Atleta do Século nas mais variadas idades.

Entre pessoas até 25 anos, as primeiras memórias vêm das camisas de Brasil e Santos. Os termos aparecem em destaque entre os respondentes da faixa etária. Além do tricampeonato mundial, Pelé é visto como um dos jogadores responsáveis pela popularização e ascensão da Seleção Brasileira a nível mundial. A camisa 10 alvinegra também é facilmente associada ao Rei do Futebol. Com ela, o jogador enfileirou 24 títulos oficiais e marcou grande parte dos gols da carreira: foram impressionantes 1.091 bolas na rede somente pelo clube paulista.

O recorte do levantamento envolvendo as pessoas com mais de 60 anos tem um detalhe especial: todas tiveram a oportunidade de assistir Pelé desfilar técnica e qualidade nos gramados. O atleta pendurou as chuteiras 1º de outubro de 1977, há 47 anos. Entre o público dessa faixa etária, os termos “gol” e “melhor” chamam a atenção. O primeiro faz alusão à veia artilheira do jogador responsável por marcar 1.283 vezes na carreira e escrever história do esporte, com o ineditismo da milésima bola na rede, alcançado em 19 de novembro de 1969, na vitória do Santos contra o Vasco por 2 a 1, no Estádio do Maracanã. Feito alcançado por poucos, o atributo é responsável por lembrá-lo para essa geração como o melhor.

Na visão de Leonel Kaz, o levantamento ratifica o potencial de eternidade de toda a trajetória construída pelo Rei do Futebol nos gramados, não apenas pela magia causada por lances plásticos e gols lendários, mas por ainda ser uma figura presente nas lembranças afetivas das mais diversas gerações. "Pelé parou de jogar há 50 anos e segue na memória brasileira do futebol, pois ele nos habita, representa o desejo, o instinto, possibilidades”, pontua.

Por regiões do Brasil

Ao longo da carreira como jogador profissional, Pelé desfilou em, pelo menos, 74 países, passando 256 cidades do redor do globo e brilhando em 276 estádios diferentes. Muitos dos palcos com o privilégio de presenciar as atuações do maior jogador de todos os tempos estão localizados em cidades espalhadas pelo Brasil. Mesmo ocorridas há meio século, as partidas carregam status de memoráveis e foram as responsáveis por moldar boa parte das memórias afetivas do povo brasileiro a respeito do jogador.

Do Oiapoque ao Chuí, o camisa 10 é unanimidade. No Sudeste, de acordo com o levantamento do Museu do Futebol, os fãs de Pelé lembram do esportista como “gênio”, “lenda”, “melhor do mundo”, e outros. No Nordeste, “campeão” e “fenômeno” estão entre as palavras mais citadas. No Sul do Brasil, o Rei do Futebol é definido com “gol”, “futebol” e “craque”. No Norte, ele é visto como “ídolo” e “único”. No Centro-Oeste, algumas das palavras mais associadas ao atleta são “Seleção” e “sucesso".

Curiosidades

A amostragem do Museu do Futebol confirma: o maior legado deixado por Pelé aos brasileiros está nos gramados e nos grandes feitos construídos com a chuteira nos pés. Mas as definições da maior personalidade esportiva do país são abrangentes e vão além do âmbito do esporte. Alguns escolheram termos alternativos relacionados à vida do jogador para defini-lo. Assim, aguçaram o tamanho de Edson Arantes do Nascimento enquanto personalidade.

Parte dos respondentes o definiram com palavras como “famoso”, “celebridade” ou “fama”. Outros se lembraram do relacionamento de Pelé com Xuxa e utilizaram o nome da artista quando perguntados sobre o jogador. Embora o futebol de antigamente não se aproxime dos valores investidos na era moderna, alguns citaram “dinheiro” e “rico”. Até mesmo a versão política de Edson Arantes não foi esquecida. O termo “ministro” destaca a passagem da lenda na pasta de Esportes entre 1995 e 1998, no Fernando Henrique Cardoso.

Durante vários anos, Pelé viveu uma rivalidade com Diego Armando Maradona, com uma ampla discussão de quem, de fato, era o Rei do Futebol. Embora o hermano não tenha acumulado as conquistas esportivas protagonizadas pelo brasileiro ao longo da carreira, os argentinos sempre fizeram questão de manter acessa a chama do debate. E nem os brasileiros esquecem disso. Prova disso é o nome do camisa 10 da seleção albiceleste também ter sido associado em algumas lembranças do legado do Atleta do Século XX.

Quero ser Pelé

Ser amplamente ligado ao universo do futebol é sinônimo de construção de idolatrias e cada brasileiro apaixonado pelo esporte bretão sempre carrega consigo um nome com status de referência. E a vencedora figura esportiva associada a Pelé é costumeiramente alçada a um patamar especial no quesito. Desta forma, não faltaram termos para descrever o quão o jogador é visto como um espelho para quem deseja alcançar o estrelato com a bola nos pés ou, simplesmente, aprendeu a amar o esporte.

“Inspiração”, “exemplo”, “ícone”, “determinação”, “mestre”, “referência”, “gênio”, “representatividade”, “incomparável”, “excelência”, “dedicação”, “líder”, “inspirador”, “competente". Não são poucos os termos escolhidos pelos brasileiros ouvidos pelo Museu do Futebol para elevar a condição de ídolo construída por Pelé. Mais uma prova do poder de perpetuação do legado construído pelo camisa 10.

Saudade

No futebol brasileiro, Pelé construiu toda a carreira com apenas uma camisa: a do Santos, clube no qual é ídolo máximo e constantemente reverenciado. De tão grande, a relação visceral entre o Peixe e o jogador faz a história de ambos se misturar. Até hoje, por exemplo, a equipe paulista joga com uma coroa acima do escudo oficial, ato em memória à extensa herança esportiva do atleta. O fato fez o clube ser o quarto termo mais associado ao jogador. 

Em âmbito internacional, Pelé se consagrou, entre tantos feitos, ao liderar a Seleção Brasileira nas conquistas dos títulos mundiais nas Copas de 1958, na Suécia, 1962, no Chile, e 1970, no México. Símbolo da brasilidade e do estilo de jogo bonito praticado no país pentacampeão, o camisa 10 eternizou a Amarelinha e foi vetor primordial na construção da nossa tradição enquanto país no futebol. Isso não é esquecido pelos torcedores e o termo “Brasil” fecha o top-5 das palavras mais ligadas à memória da lenda dos gramados.

O próximo 23 de outubro marcará o segundo aniversário de nascimento sem a presença física de Edson Arantes do Nascimento. O lendário jogador faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em São Paulo, e deixou uma sensação de vazio no coração de cada torcedor brasileiro encantado com a técnica, os dribles e os gols característicos do jogador. Mas quem tem tamanha história escrita de maneira tão bela, jamais será esquecido. “Saudade”, “inesquecível”, “respeito” e “memorável” foram os termos encontrados pelos respondentes para traduzir um fato há anos identificado até em filme: Pelé é, de fato, eterno.

Metodologia

O levantamento produzido pela Agência Galo para o Museu do Futebol utilizou uma metodologia estatística, na qual as palavras citadas pelos respondentes para definir Pelé passaram por análise descritiva por meio de frequências absolutas e relativas. As associações entre duas variáveis categóricas tiveram verificação pelo Qui-Quadrado (teste de hipóteses para encontrar um valor de dispersão para duas variáveis categóricas nominais e avaliar associações entre variáveis qualitativas) e o teste exato de Fisher (avalia a associação entre duas variáveis categóricas e compara grupos de amostras independentes).

Quando houve divergência nas distribuições, foi utilizado resíduo ajustado padronizado para identificar as diferenças locais (caselas com valores absolutos acima de 1,96 indicam evidências de associações entre as categorias relativas). Todas as percepções coletadas foram avaliadas mediante nuvem de palavras e análise de similitude. Em todos os testes estatísticos, foram utilizados um nível de significância de 5%. As análises estatísticas foram realizadas utilizando-se o software estatístico Stata 18.0 e o aplicativo textual Iramuteq.

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Praia de Galinhos

Possui um visual deslumbrante, água mansa, dunas e, dependendo da época do ano (mas sempre no segundo semestre), ventos perfeitos para a prática de windsurf e kitesurf. É o local ideal para quem curte praias desertas e peculiares.

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A Praia do Farol é uma das mais preservadas na região e está localizada no extremo da península que abriga a cidade de Galinhos. É lá que se encontra uma das principais atrações turísticas da cidade, o Farol de Galinhos, erguido em 1931. Cercado por rochas na faixa de areia e águas cristalinas, fica na ponta leste do rio Água Maré, uma saída comum para outros cinco rios, e cuja barra é sempre obstruída por bancos de areia que formam canais estreitos e mutáveis. Também é possível chegar ao farol fazendo passeio de buggy ou de charrete.

 

Praia do Pontal

Tida como uma das mais selvagens de Galinhos, não tem estrutura turística alguma. É emoldurada por dunas e um imponente paredão rochoso. Na época de maré baixa, o local fica ainda mais especial, pois piscinas naturais se formam no mar de águas cristalinas.

Dunas do André

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Dunas do Capim

Lugar paradisíaco e perfeito para um tranquilo banho de mar. É point dos bugueiros, que oferecem o passeio pelo local até o vilarejo de Galos. O buggy passeia por dunas móveis sem passar por trechos de praia usados por banhistas. Também pode ser acessado durante um passeio de barco.

Galos

A aproximadamente 4 km do centro de Galinhos, fica a pequeníssima e charmosa vila de Galos, com 500 habitantes. Com ruas de areia e quiosques à beira-mar, abriga uma praia paradisíaca. O distrito conta com ótimas opções gastronômicas.

Passeio de barco

Irresistível e diferente de todos os outros no mesmo estilo. Isso porque ao sair da vila e passar por um mangue viçoso, o barco chega à salina de Galinhos, uma magnífica e bela duna de sal. Na continuação do passeio, costuma haver uma parada para o barqueiro capturar o peixe-morcego, uma criatura pré-histórica que logo será devolvida à água.

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Uma excelente maneira de conhecer a região é fazendo um passeio pelas lagoas que cercam Galinhos. Durante o percurso, os visitantes podem observar a fauna local, incluindo aves migratórias e peixes coloridos, e apreciar a paisagem.

Praia de Muriú

Fica nos arredores de Galinhos e é uma ótima opção de lazer para quem deseja explorar ainda mais a fundo a região. Com suas águas calmas e quentes, é ideal para famílias e para quem busca um lugar tranquilo para relaxar. A praia também conta com barracas que servem deliciosos pratos da culinária local.

Passeio de caiaque

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Onde ficar:

O Vogal Luxury Beach Hotel & Spa, na Praia de Ponta Negra (Natal), disponibiliza 84 apartamentos e 21 suítes. Todos têm vista para o mar, varandas e banheira dupla de hidromassagem, além de cinco piscinas outdoor, pool bar, spa L'Occitane, restaurantes, beach service, fitness center, serviços e com alto foco em wellness.

Comandada pelo chef Jomair Moreira, a oferta gastronômica do hotel inclui dois restaurantes que atendem aos paladares mais exigentes. Um deles é o Le Château, de gastronomia francesa e ambiente mais intimista e exclusivo. Aos pratos são aplicadas abordagens da alta cozinha, reinterpretando as tradições gastronômicas. O serviço impecável e a coleção selecionada de vinhos coroam a experiência.

O outro restaurante é o Terraço, de cozinha contemporânea – fusão das culinárias regional e internacional –, acessível às famílias. Com varanda finamente projetada pelo paisagista francês Michel Lang para a área de lazer, oferece espaço despojado com elegância e integrado com a natureza.

Com extravio de bagagens e outras adversidades, especialista recomenda registros simples antes da viagem para garantir seus direitos 

Em um cenário em que o número de problemas com companhias aéreas cresce a cada ano, uma atitude simples pode fazer toda a diferença para o passageiro: tirar fotos estratégicas antes da viagem. Casos de extravio de bagagem, overbooking e alterações de voo são mais comuns do que se imagina — só em 2024, mais de 33,4 milhões de malas foram extraviadas no mundo, segundo dados da SITA, empresa especializada em tecnologia para o setor aéreo. Isso representa cerca de 6,3 malas a cada 1.000 passageiros. 

Rodrigo Alvim, advogado atuante em defesa dos Direitos do Passageiro Aéreo explica que em situações como essas, a falta de provas pode deixar o consumidor em desvantagem diante das companhias. “Ter provas é a melhor forma de se proteger em situações de conflito com companhias aéreas. As fotos não são apenas úteis — elas podem ser decisivas em processos de reembolso ou indenização”, explica o especialista.  

Para orientar os viajantes sobre como se resguardar legalmente em caso de problemas com companhias aéreas, o especialista Rodrigo Alvim elencou cinco fotos que devem ser tiradas antes do embarque. Simples e eficazes, essas imagens podem ser decisivas na hora de comprovar prejuízos e garantir seus direitos. Confira abaixo: 

 

  1. Foto da mala por fora

Antes de despachar sua bagagem, tire uma foto externa da mala. Esse registro visual comprova a condição da bagagem no momento do embarque, o que é importante em caso de danos ou extravio. A imagem ajuda a localizar a mala e serve como prova em processos de ressarcimento. 

 

  1. Fotos do interior da mala

Sim, vale a pena abrir a mala e registrar seu conteúdo antes de fechar. Caso a bagagem seja extraviada e não encontrada, essas fotos comprovam o que havia dentro da mala, facilitando a solicitação de reembolso por itens perdidos. 

 

  1. Foto ou vídeo da chegada ao aeroporto

Registrar o momento da chegada no aeroporto (de preferência com a hora visível) pode ser crucial em disputas sobre atrasos ou problemas no check-in. Em caso de alegações de que o passageiro não chegou a tempo, essa imagem serve como prova de pontualidade. 

 

  1. Foto do cartão de embarque e painel de voo

Em casos de overbooking (quando a companhia vende mais assentos do que a capacidade do avião), ter uma foto do cartão de embarque e do painel de informações pode fazer a diferença. Esses registros ajudam a comprovar que o passageiro tinha assento reservado, mas não conseguiu embarcar. 

 

  1. Fotos dos bilhetes aéreos (originais e novos)

Se houver troca de voo ou remarcação, registre os bilhetes antigos e os novos. Eles são a base para comprovar que o trajeto foi alterado, algo essencial em pedidos de reembolso, ações judiciais ou queixas em órgãos de defesa do consumidor. 

Uma nova pesquisa* da Booking.com — uma das principais empresas de reservas de hospedagens, voos, aluguel de temporada e outros serviços de turismo — revela os bastidores das decisões de viagem dos brasileiros. A análise, que traça o perfil de seis diferentes faixas etárias, mostra como o comportamento de quem viaja varia de acordo com o momento da vida e traz insights curiosos, desde o peso da astrologia na escolha do destino até a forte influência das redes sociais. O levantamento revela o que motiva, inspira e direciona cada geração de viajantes brasileiros quando o assunto é arrumar as malas e escolher o próximo lugar para explorar. 

18 a 24 anos 

Entre os viajantes brasileiros mais jovens, de 18 a 24 anos, a busca por experiências autênticas aparece com força. Enquanto mais de um terço (37%) escolhem a praia como local ideal para desconexão em uma viagem, um em cada cinco (21%) demonstram interesse por zonas rurais, atraídos pelo contato com a natureza e pela gastronomia afetiva, e 19% preferem se desconectar em uma cidade, caminhando sem rumo e com tranquilidade. No campo do romance, 27% também escolheriam uma cidade como cenário ideal para iniciar uma nova história de amor, seja um encontro em um café ou restaurante — a maior proporção entre todas as faixas etárias. A astrologia também entra na equação: 36% consideram importante consultar previsões astrológicas para decidir seu próximo destino. 

25 a 34 anos 

Na faixa dos 25 a 34 anos, viajar é visto como uma forma de expressão pessoal, conectada com tendências culturais. As redes sociais são protagonistas na escolha do próximo destino: 65% são impactados por vídeos curtos publicados nas principais plataformas, sendo essa a porcentagem mais alta entre as faixas etárias. Filmes também exercem papel relevante, inspirando 68% dos entrevistados do país, enquanto quase metade (46%) leva a astrologia em consideração na hora de decidir para onde ir — o maior índice da pesquisa nesse quesito. Além disso, esse grupo é o que mais valoriza destinos com muito movimento (58%), especialmente aqueles com festas e eventos (67%). E o cuidado com os animais de estimação também aparece: 61% consideram importante que o destino ofereça opções pet-friendly

35 a 44 anos 

Os viajantes brasileiros de 35 a 44 anos transitam entre a inspiração digital e um planejamento mais racional. Ao planejar uma viagem, sete em cada dez (70%) se informam por blogs de gastronomia, e 81% valorizam a gastronomia local. Além disso, metade (53%) considera relevante se o destino viralizou nas redes sociais e 69% afirmam que a recomendação de aplicativos de turismo influencia sua decisão. Também é uma faixa que valoriza boas opções de compras: 70% apontam esse aspecto como importante. 

45 a 54 anos 

Entre 45 e 54 anos, viagens ao litoral ganham um significado a mais. Quase metade (47%) começaria uma história de amor na praia, especialmente durante o entardecer – o dado mais alto entre as faixas etárias analisadas. Além disso, 90% dos brasileiros com essa idade consideram importante que a viagem se ajuste ao orçamento, desde que isso não comprometa a qualidade da experiência. 

55 a 64 anos 

Para os brasileiros de 55 a 64 anos, a escolha do destino é guiada pela busca por conforto e organização. A praia surge como o destino preferido para descanso (49%), com destaque para o apelo sensorial do som do mar e da areia nos pés – a maior taxa registrada entre todas as idades. A tranquilidade se confirma como prioridade para essa faixa etária: 87% dos entrevistados valorizam esse fator ao escolher um destino. Além disso, 86% apontam a facilidade de acesso como fator decisivo ao optar por um destino, enquanto 87% destacam a gastronomia local. 

65 anos ou mais 

Acima dos 65 anos, o perfil é mais tradicional. O fator confiança é central: 81% se baseiam em recomendações de amigos e familiares para escolher seus destinos. Aspectos práticos são determinantes para esse público — 93% consideram o custo-benefício essencial, o mesmo número (93%) destaca a importância de encontrar opções variadas de passeios e atrações e 86% priorizam a facilidade de acesso. Também se destaca a tranquilidade do destino, com 88% dos entrevistados mencionando esse critério. 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025.