Em cartaz de 31 de outubro a 20 de novembro, Maluquinho da Quebrada traz representações do personagem por meio do olhar de 14 grafiteiros da periferia paulistana
O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, recebe, a partir do dia 31 de outubro, a exposição de grafites Maluquinho da Quebrada, em homenagem ao escritor Ziraldo, figura central por trás do personagem Menino Maluquinho, conhecido das páginas das histórias em quadrinhos, do teatro e do cinema brasileiros.
A mostra é uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional e as Fábricas de Cultura e reúne os trabalhos de 14 grafiteiros dos arredores das unidades, que retrataram o Menino Maluquinho em um contexto que reflete a realidade de cada artista, transformando o personagem no "Maluquinho da Quebrada". Por meio de suas obras, os grafiteiros expressam como seria a vida dele se tivesse nascido nos bairros circundantes das Fábricas.
Sow, Tia Bob E Mayk foram os grafiteiros responsáveis por uma tela que retrata a realidade da Cidade Tiradentes. Chuck, Mandi E Ray produziram uma obra que reflete a vivência em Sapopemba. Art Vida, Faty e M.Otoni trouxeram à tona a realidade da periferia de Itaim Paulista. Pandora e Denis Pinho deram forma a uma obra que retrata a periferia de São Bernardo do Campo. PretoTNA retratou a realidade do bairro da Brasilândia, enquanto NEGANA trouxe à luz o Parque Belém. Além deles, Nill produziu uma tela refletindo a periferia de Santos.
A exposição é resultado de uma parceira da Mercado SP e do Museu Catavento para a promoção da cultura, que levou também à criação do grupo de 19 Patrimônios Históricos da região central, visando a integração e a revitalização da região, incentivando a visitação de todos a esses importantes pontos da cidade. "A mostra não só homenageia Ziraldo e celebra a arte e a criatividade dos grafiteiros da periferia, mas também representa um esforço conjunto para valorizar nosso patrimônio, demonstrando como a cultura pode unir comunidades e enriquecer nosso espaço público”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, e do Mercado Kinjo Yamato,
As obras foram produzidas durante o evento especial "Ziraldo nas Fábricas de Cultura" no mês de junho, como parte integrante da programação do equipamento, que incluiu também contação de histórias do livro "O Menino Maluquinho" e "O Menino Marrom", bem como a apresentação teatral "O Menino Maluquinho - Lisonjeio ao Mestre", entre outras atrações.
A exposição ficará em cartaz no hall em frente ao Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão até dia 20 de novembro, com entrada gratuita.
Serviço:
Exposição Maluquinho da Quebrada
Data: De 31 de outubro a 20 de novembro
Horário: de segunda a sábado, das 6h às 18h; aos domingos e feriados, das 6h às 16h Local: hall em frente ao Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Centro Histórico
Funcionamento do Mercadão: de segunda a sábado, das 6h às 18h; aos domingos e feriados, das 6h às 16h
Mercadão recebe exposição de grafites do Menino Maluquinho, em homenagem a Ziraldo
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura