Eventos, liderados pela ministra Margareth Menezes, acontecem entre 4 e 8/11 e terão a participação de autoridades e ativistas mundiais
Começa nesta segunda, 4, às 9h30, o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, evento realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), no Centro de Convenções Salvador. O objetivo principal é debater o papel vital do setor cultural para o enfrentamento das alterações no clima, reunindo experiências nacionais e internacionais de ações climáticas baseadas na cultura. Na abertura, o Seminário contará com a presença das ministras da Cultura, Margareth Menezes, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
O seminário segue até terça 5 e nos dias 6 e 7, o MinC realiza uma série de oficinas sobre o tema no Museu de Arte da Bahia (MAB). O evento é uma realização do MinC em parceria com Unesco e a OEI, com apoio do Governo da Bahia, da prefeitura de Salvador, do BYD, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e patrocínio do Youtube.
G20
Já entre os dias 5 e 8 de novembro acontecem, no Centro de Convenções Salvador, a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20. É a etapa final de uma série de debates entre os países membros e convidados e organizações internacionais sobre pontos prioritários na agenda da presidência brasileira no grupo composto por 19 países com as maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. A ministra Margareth Menezes participa das atividades realizadas no Centro de Convenções Salvador.
Durante os dias de evento, as equipes seguem com as discussões sobre os quatro eixos temáticos: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.
"A cultura precisa ser encarada como área estratégica em todas as dimensões, pois tem papel central nas políticas de desenvolvimento social de qualquer país. Ao dialogarmos com representantes de delegações dos países membros do G20 mostramos ao mundo o potencial transformador da cultura na sociedade, seu impacto na economia e no desenvolvimento sustentável e inclusivo", destaca a ministra.
Mais de 120 autoridades estão credenciadas para o encontro na capital baiana. Entre elas estão os Ministros da Cultura da Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Indonésia, Angola, África do Sul, União Africana, Vice-Ministro adjunto da Rússia, Vice-Ministro do Japão, Vice-Ministro da Coreia do Sul, Vice-Ministro da China, Vice-Ministro de Portugal. Somam-se a eles o Embaixador da União Europeia, a Embaixadora de Singapura, o Embaixador da Noruega, o Diretor-Geral adjunto da Unesco, a presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), a presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Diretora-Geral do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC).
A reunião do G20 da Cultura em Salvador é uma realização do MinC, da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Conta com o apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador e parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
MinC realiza Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima e última reunião do GT de Cultura do G20, em Salvador
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura