O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), promove atividades especiais no mês de novembro - mês da Consciência Negra. Oficinas, jogos e apresentações culturais são os destaques da programação.
Além disso, o projeto Família no Museu traz um jogo que faz referência ao movimento afrofuturista, e as exposições temporárias de grafismos, artes e artesanatos podem ser visitadas de terça-feira a domingo, durante o expediente da instituição. Confira, abaixo, a programação completa.
Família no Museu
O Museu Índia Vanuíre desenvolve aos finais de semana atividades lúdicas e reflexivas como forma de integrar famílias visitantes e o Museu. A atividade deste mês será o "Jogo da Memória Afrofuturista", que consiste em placas com imagens que fazem referência ao movimento artístico cultural que coloca os povos africanos como protagonistas do futuro.
Os educadores farão uma interação com os visitantes, com o objetivo de despertar o interesse e valorizar o respeito à cultura negra por meio de narrativas fantásticas. O jogo propõe uma imersão em histórias que mesclam elementos ancestrais e futuros, promovendo reflexões sobre identidade, resistência e a influência das culturas africanas nas expressões contemporâneas.
O Museu busca fomentar uma experiência educativa que fortalece laços culturais e amplia a compreensão do público sobre o legado e as potencialidades das culturas afro-brasileiras.
Data: todos os sábado e domingos do mês de novembro
Horário: das 10h às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Exposições temporárias
As exposições temporárias continuam no mês de outubro e acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às quintas-feiras, o Museu tem horário estendido até às 20h. Confira, abaixo, quais estão abertas para visitação.
"Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista"
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.
"A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista"
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma nova exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.
A exposição conta uma narrativa única, conectando gerações e revelando como esses povos mantêm vivas suas tradições e identidades. A exposição é fruto da colaboração entre o Museu e as lideranças e artesãos indígenas, celebrando o valor cultural dessas tradições.
Museu Índia Vanuíre promove programação especial no mês da Consciência Negra; confira agenda completa
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura