Às 19h do dia 10 de dezembro, data em que se comemora os 76 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o Itaú Cultural recebe a estreia do documentário Mulheres Luz da Transformação, escrito e dirigido por Gisela Arantes. O filme, o segundo de uma série que aborda o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero, conta com apoio da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, além de trilha sonora da dupla André Abujamra e Eron Guarnieri.
A exibição é seguida pelo debate Conversas que Iluminam, com a participação da diretora e autora; de depoentes do filme – a arquiteta e urbanista Ester Carro, presidente do Instituto Fazendinhando, a diretora de Recursos Humanos da Unilever Ana Paula Franzoti e Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres – e de Adriana Carvalho, head do W20 Brasil e diretora executiva do Consulado da Mulher. A mediação é da jornalista, escritora e pesquisadora de relações de gênero interseccionais Adriana Ferreira Silva.
Na sequência, no dia 11 de dezembro, Mulheres Luz da Transformação e Mulheres Iluminando o Mundo, de 2021 e primeiro filme da série, estreiam na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro. Ambos passam a integrar a coleção Cinema e Direitos Humanos, lançada no dia 29 de novembro, que exibe filmes diversos sobre o tema e é destinada a apoiar professores e alunos em sala de aula.
Os ingressos para a exibição são gratuitos e podem ser reservados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) a partir de quarta-feira, 4 de dezembro, às 12h. O acesso à Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.
Em Mulheres Luz da Transformação, Gisela Arantes, diretora da Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, realizadora do filme, aborda o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero perpassando pautas urgentes como o antirracismo, a valorização dos povos originários, das comunidades LGBTQIA+, da justiça ambiental e social e dos direitos humanos. Para isso, o filme traz depoimentos de líderes mulheres importantes no país e no mundo, como Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil; Célia Xakriabá, deputada federal de Minas Gerais; Ester Carro, fundadora do Fazendinhando, instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua em comunidades; Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres, entre outras.
Em março deste ano, o filme teve pré-lançamento na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a convite do Pacto Global da ONU, para integrar a CSW68 - Comissão Sobre a Situação das Mulheres, principal evento internacional da ONU dedicado à igualdade de gênero. Gisela também apresentou uma palestra no evento. Mulheres Luz da Transformação tem trilha sonora de André Abujamra e Eron Guarnieri, e fotografia de Luís Villaça.
O filme que inaugura a sequência, Mulheres Iluminando o Mundo, lançado em 2021, por sua vez, foca na representatividade das mulheres no mercado de trabalho. Nele, há depoimentos de Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sandra Benites, mestra em antropologia social e curadora adjunta do MASP (Museu de Arte de São Paulo), Fernanda Ribeiro, presidente da Afrobusiness, instituição sem fins lucrativos destinada à inclusão social e econômica da população negra, e cofundadora da Conta Black, comunidade financeira que trabalha para democratizar o acesso a serviços bancários, entre outras importantes personalidades femininas.
A fotografia desse filme também é assinada por Luís Villaça e a música original tem mais um participante, Pedro Abujamra, além de André Abujamra e Eron Guarnieri.
Itaú Cultural recebe estreia de "Mulheres Luz da Transformação", documentário realizado com apoio da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura