Avanços do audiovisual em 2024 são tema da última reunião do ano do Conselho Superior do Cinema

Cultura
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O Conselho Superior do Cinema (CSC) promoveu, nesta quarta-feira (18), sua última reunião do ano. Participaram da atividade, realizada no formato híbrido, a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares; a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga; e o diretor Vinicius Clay, também da Ancine.

Na pauta do encontro, os avanços do audiovisual em 2024 e o que está por vir no próximo ano. Entre os temas abordados esteve construção do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do audiovisual brasileiro, que tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2025. “Vamos explicar o processo, mostrar o caminho percorrido até aqui, falar da expectativa em relação à publicação e ouvir a opinião de vocês”, adiantou Joelma Gonzaga.

“Nós estamos muito comprometidos com essa reconstrução das políticas do audiovisual. O Conselho é o canal para recebermos as necessidades do setor e que nos auxilia trazendo as pautas para a gente conseguir refiná-las”, declarou a ministra.

O secretário Márcio Tavares salientou a composição do colegiado. “Nós nunca tivemos um conselho tão diverso, tão amplo, tão representativo quanto esse. Para nós, isso é uma conquista que diz muito a respeito da forma como a gente considera que a gestão pública e as políticas públicas devem ser construídas, com escuta e participação”.

“Nesses últimos dois anos, nós tivemos o maior investimento público feito pelo governo federal no audiovisual brasileiro da história. Isso está acontecendo num ambiente de restrição fiscal, então isso deve ser ainda mais valorizado e pontuado como um esforço e uma valorização da cultura e da área por parte do governo”, completou o secretário ao se referir aos investimentos realizados desde 2023.

Durante a Reunião Ordinária do Biênio 2023-2025 do CSC, a ministra deu as boas-vindas aos novos conselheiros: a secretária-adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Carolina Tokarski; a consultora federal em Políticas Públicas da Advocacia-Geral da União (AGU), Ana Salett Marques Gulli; e a coordenadora-Geral de Saúde e Comunicações do Ministério da Fazenda (MFAZ), Maria Picoli Lins Cavalcanti, que passaram a integrar o Conselho.

Margareth Menezes enfatizou a questão do fomento. “Em nenhum momento existe uma política de desconstrução, de descentralização do fomento. Nós vamos fazer uma política de nacionalização das oportunidades, considerado o status de cada um, de cada lugar, de cada região”, frisou.

“Nós precisamos de parceria, de proximidade, de colaboração, é com esse signo que nós temos trabalhado. Espero que finalizado esse 2024 com grandes conquistas, a gente abra caminho para que 2025 seja um ano de resultados muito importantes, que consigamos organizar o conjunto de políticas que vão permitir que o audiovisual do Brasil possa responder nossa expectativa de desenvolvimento da indústria, geração de empregos, de oportunidades, mas sobretudo a nossa expectativa que o povo brasileiro possa ver suas histórias nas telas e o que o mundo possa conhecer o que o Brasil tem de melhor, que é a nossa criatividade”, completou Márcio Tavares.

O diretor-presidente da Ancine, Alex Braga, fez um balanço de 2024 e das mudanças em curso. “Desse ano fica muito evidente a nossa preocupação com o aperfeiçoamento, a consolidação e o fortalecimento dos pilares das políticas públicas para o audiovisual. Nós estamos destacando aqui a atividade audiovisual e o seu papel importante na inovação, para a economia criativa. Ao mesmo tempo que nós estamos fortalecendo esses pilares, estamos cuidando também da transformação digital. Nós estamos migrando do analógico para o digital”.

A regulação do Vídeo Sob Demanda (VoD) também foi tratada na reunião pela secretária Joelma Gonzaga, enfatizando que o Ministério está dialogando com diferentes setores a respeito do assunto.

Também participaram do encontro a presidente da SPcine, Lyara Oliveira; a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da SAV, Daniela Fernandes; e conselheiros e conselheiras do colegiado.

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Premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor, elegeu as principais para viajar em 2025

O Brasil se destacou, mais uma vez, como um destino turístico internacional. A praia de Ipanema (RJ), no Rio de Janeiro e a de Muro Alto, em Ipojuca (PE), entraram para o ranking das 25 melhores para conhecer em 2025, divulgado pela premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor.

A lista, elaborada com base na qualidade e na quantidade de avaliações de viajantes publicadas no site do TripAdvisor em um período de 12 meses, traz opiniões reais de turistas que passaram pelos destinos.

De acordo com a plataforma, “a Praia de Ipanema é uma das mais conhecidas do Rio”. O site destaca as opções de lazer que o local oferece, como surfar ou se aventurar em partidas de vôlei. A publicação recomenda, ainda, que o visitante fique “por perto até o sol se pôr para conferir algumas das melhores vistas” da cidade.

Quanto a Muro Alto (PE), o TripAdvisor recomenda como “o local perfeito para toda a família”, graças às suas águas mornas, piscinas naturais e muitas atividades de lazer. “Ande de caiaque, mergulhe com snorkel ou tome uma bebida tropical à beira-mar”, aconselha a publicação.

A praia de Ipanema já havia aparecido na lista de 2024, na 17ª posição, mas subiu para a 13ª colocação em 2025. Já a de Muro Alto manteve a 25ª posição em relação ao ranking de 2024. 

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO - Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass, lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”.

A iniciativa busca possibilitar que os brasileiros conheçam e se conectem com as maravilhas do nosso país, além de apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministério do Turismo está empenhado em fortalecer o setor e criar oportunidades para que todos desfrutem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.

A rota, operada pelo Gol, fortalecerá a conectividade da Região Norte e da capital paraense já com foco na COP 30. Estimativa da empresa é de triplicar os voos para o município durante o evento do clima

Uma excelente notícia para quem deseja viajar entre Miami e Belém: a partir do dia 15 de junho, um novo voo direto estará disponível, facilitando a conexão entre a capital paraense e a cidade da Flórida. A iniciativa é resultado de um esforço para aumentar a conectividade aérea da região Norte com o mundo, especialmente com a proximidade da COP30.

Em encontro com o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta sexta-feira (21.03), o gerente de Relações Institucionais da Gol, Felippe Bandeira, informou que especificamente para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 a companhia trabalha para triplicar os voos com destino a Belém.

De acordo com a Gol, a rota vai estrear com a frequência de dois voos semanais, as quintas e domingos. Com mais opções de voos, espera-se um aumento no fluxo turístico na Região Amazônica, impulsionando a economia local. Em 2024, o estado do Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros e o Aeroporto Internacional de Belém atingiu a marca histórica de 4,1 milhões de passageiros.

“Essa é mais uma conquista do trabalho incansável do Ministério do Turismo em prol da melhoria da conectividade aérea em um ano especial para a região e para Belém, que receberá o mais importante evento de discussão das mudanças climáticas do mundo, a COP 30. O novo voo vindo de Miami representa mais uma porta aberta entre o Brasil e o mundo”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em 2024, cerca de 5% dos voos que pousaram ou decolaram no Aeroporto Internacional de Belém são internacionais, o que resultou em um crescimento de 58% no fluxo estrangeiro, com novos destinos.

Hoje, a Gol já possui um voo internacional na malha do Pará, de Belém a Paramaribo, capital do Suriname. Na malha doméstica, a companhia opera atualmente em quatro cidades do Pará: Belém, Marabá, Santarém e no aeroporto de Carajás, que fica no município de Parauapebas.

Iniciativas como o Cadastur e o Novo Fungetur foram apresentadas a empreendedores da capital paraibana, uma das cidades mais buscadas por turistas em 2024

Agenda do ministro Celso Sabino em João Pessoa (PB) incluiu vários compromissos com autoridades locais. Crédito: Rizemberg Felipe/MTur

Empresários e prestadores de serviços turísticos de João Pessoa, capital da Paraíba e uma das cidades mais buscadas por visitantes de todo o mundo no ano passado, tiveram, na segunda-feira (24.02), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento do setor.

Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas incluem, por exemplo, a importância de estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona condições diferenciadas de crédito a agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da estratégia de aproximação junto aos municípios. “Não vamos parar de trazer o Cadastur e o Fungetur para aquelas pessoas que querem ampliar a sua pousada, melhorar o seu restaurante, adquirir uma cozinha nova, um mobiliário novo, qualificar seus profissionais, porque é assim que aproximarmos esses empreendedores dos benefícios federais que estão disponíveis no Ministério do Turismo”, enfatizou Sabino.

O prefeito Cícero Lucena apontou impactos positivos do turismo a João Pessoa. “Cerca de 60% dos imóveis vendidos a 1,5 km da orla da cidade são para pessoas de fora, ou investindo ou vindo morar aqui. Então, atualmente, João Pessoa é um dos destinos mais procurados do mundo, e o turismo nos ajudou com essa visibilidade. Temos certeza que estamos no caminho certo, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda. É importante que, cada vez mais, possamos trocar experiências para que esse desenvolvimento seja sustentável”, disse Lucena.