Mostra gratuita sobre o universo do Carnaval acontece no Edifício Oswald de Andrade, no Bom Retiro, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos finais de semana, das 10h às 17h
O CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta, até o dia 9 de março, a exposição “Oswald PRO Carnaval”, no Edifício Oswald de Andrade, no Bom Retiro. A mostra, realizada em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, é gratuita e aberta ao público todos os dias da semana, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. A curadoria da exposição é assinada por Igor Carneiro e Lúcia Helena Silva.
A exposição “Oswald PRO Carnaval” reúne diversos elementos que celebram o universo das escolas de samba, oferecendo uma experiência visual e interativa ao público. Entre os destaques, está a Mostra “Samba no Pé”, que exibe sapatos curiosos e icônicos usados por celebridades em desfiles recentes no Sambódromo do Anhembi. Já a Mostra “Coração do Samba” apresenta os instrumentos básicos de uma bateria de escola de samba, acompanhados dos criativos e curiosos nomes das 32 baterias das escolas que participarão do Carnaval 2025.
Outro ponto de interesse é a exibição das camisas de enredo das 32 escolas de samba que desfilarão no Anhembi em 2025, contemplando os Grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2. O público também poderá conferir as fantasias da Mocidade Alegre, campeã do Carnaval 2024, além de luxuosas fantasias usadas por destaques nos desfiles.
A exposição conta ainda com um espaço instagramável, onde uma instalação recria a figura simbólica de um casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, além de paredes decoradas com imagens estilizadas de passistas e ritmistas, acompanhadas de descrições detalhadas sobre os elementos que compõem um desfile de escola de samba. Para complementar a experiência, está disponível um mapa indicando a localização das escolas de samba paulistanas.
Capacitação
A exposição também reflete o compromisso do CULTSP PRO e da Liga SP em fortalecer a cadeia produtiva do Carnaval. A parceria, anunciada em dezembro do ano passado, inclui cursos de formação para carnavalescos, músicos, compositores e aderecistas, promovendo capacitação e geração de emprego no setor criativo.
Além de seu valor cultural, o Carnaval tem impacto direto na economia, gerando emprego e renda para profissionais como carnavalescos, artesãos, aderecistas, desenhistas, compositores de samba-enredo, músicos e sambistas. As escolas de samba, muitas vezes sediadas em comunidades periféricas, oferecem espaços de socialização e entretenimento coletivo ao longo do ano, reforçando seu papel como agentes de transformação social.
Núcleo Expositivo
- Mostra “Samba no Pé”: sapatos curiosos e icônicos, usados por celebridades em recentes desfiles no Anhembi;
- Mostra “Coração do Samba”: instrumentos básicos para formação de uma bateria de escola de samba, com a indicação dos curiosos nomes das 32 baterias das escolas que desfilarão no carnaval 2025;
- Apresentação das camisas de enredo das 32 escolas de samba que desfilarão no Anhembi em 2025, no Grupo Especial, Acesso 1 e Acesso 2 ;
- Fantasias da Campeã do Carnaval 2024, Mocidade Alegre, e fantasias de luxo usadas por destaques;
- Instagramável de Mestre-Sala e Porta-Bandeira;
- Imagens estilizadas de passistas e ritmistas, com a descrição da composição de um desfile de escola de samba;
- Mapa indicativo da localização das escolas de samba paulistanas.
Serviço
- O que: Exposição “Oswald PRO Carnaval”
- Quando: Até 9 de março
- Horários: Segunda a sexta, das 10h às 20h; Sábados e domingos, das 10h às 17h
- Onde: Edifício Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
- Entrada: Gratuita
CULTSP PRO promove exposição "Oswald PRO Carnaval" até 9 de março
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura