Cinema Nacional: políticas culturais e iniciativas de acesso impulsionam o setor audiovisual

Cultura
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Com o sucesso de produções brasileiras e investimentos por meio de políticas culturais de fomento, o cinema brasileiro vive um momento de expansão e democratização de seu acesso. O crescimento de salas de cinema no Brasil, alcançando o maior patamar da série histórica e reafirmando a trajetória de crescimento e atualização tecnológica no país, é outro marco da história recente do país. De acordo com o gráfico do Painel de Complexos e Salas de Exibição do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), em 2024, atualmente são 3.481 cinemas em funcionamento em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal. O maior número já registrado na série histórica.

O impacto dessas ações reflete diretamente no público das produções nacionais. Em 2024, o número de espectadores de filmes brasileiros dobrou, consolidando a valorização da identidade cultural e o interesse por histórias locais.

Entre os destaques, o longa Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, ganhou reconhecimento internacional, ampliando a visibilidade após vencer o Globo de Ouro e receber três indicações ao Oscar, nas categorias melhor atriz, melhor filme estrangeiro e melhor filme.

Segundo o Painel Indicadores do Mercado de Exibição da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o longa-metragem liderou as bilheterias dos cinemas brasileiros com mais de 2,9 milhões de espectadores.

Semana do Cinema 2025

Em sua sexta edição, a Semana do Cinema, que iniciará nesta quinta-feira,6, e vai até o dia 12 de fevereiro de 2025, é um exemplo também desse movimento e reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura.

Durante o período, os ingressos serão vendidos por apenas R$ 10, permitindo que um público ainda maior possa frequentar as salas de cinema e prestigiar tanto produções nacionais quanto internacionais.

Segundo a secretária do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, trata-se de um passo importante para democratizar o acesso à as salas de cinema e fortalecer a relação do público com o audiovisual brasileiro. “Estamos trabalhando para que iniciativas como essa aconteçam também no âmbito da esfera pública, para que tenhamos salas de cinemas cheias e grande oferta da produção nacional permanentemente”, afirma.

Além do preço acessível, a iniciativa fortalece a indústria audiovisual, além do acesso à cultura e ao entretenimento. A bacharela em direito, Keysse Dayane de Sousa, entusiasta do cinema, destaca a importância da iniciativa: “Reduzir o preço de ingressos é uma forma de democratizar o acesso à cultura e lazer. Conheço pessoas adultas que nunca foram ao cinema. É uma boa oportunidade para a família e amigos prestigiarem o cinema brasileiro. Eu irei com minha mãe assistir Luiz Melodia e tirarei um dia para levar minhas irmãs pequenas”, conta.

Lúcio Otoni, presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) fala sobre a expectativa do projeto.

“Quando criamos a campanha, em 2022, sabíamos do potencial que ela tinha, mas levar mais de 15 milhões de pessoas aos cinemas em apenas cinco edições foi além das expectativas. Para a primeira edição de 2025, decidimos reduzir ainda mais o preço dos ingressos, incentivando a participação dos cinéfilos de todo o Brasil”, explica o presidente da Feneec.

A promoção contempla todas as sessões e horários, incluindo finais de semana, com exceção de pré-estreias e exibições especiais. A programação diversificada traz longas nacionais e internacionais para atender a diferentes perfis de público.

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Premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor, elegeu as principais para viajar em 2025

O Brasil se destacou, mais uma vez, como um destino turístico internacional. A praia de Ipanema (RJ), no Rio de Janeiro e a de Muro Alto, em Ipojuca (PE), entraram para o ranking das 25 melhores para conhecer em 2025, divulgado pela premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor.

A lista, elaborada com base na qualidade e na quantidade de avaliações de viajantes publicadas no site do TripAdvisor em um período de 12 meses, traz opiniões reais de turistas que passaram pelos destinos.

De acordo com a plataforma, “a Praia de Ipanema é uma das mais conhecidas do Rio”. O site destaca as opções de lazer que o local oferece, como surfar ou se aventurar em partidas de vôlei. A publicação recomenda, ainda, que o visitante fique “por perto até o sol se pôr para conferir algumas das melhores vistas” da cidade.

Quanto a Muro Alto (PE), o TripAdvisor recomenda como “o local perfeito para toda a família”, graças às suas águas mornas, piscinas naturais e muitas atividades de lazer. “Ande de caiaque, mergulhe com snorkel ou tome uma bebida tropical à beira-mar”, aconselha a publicação.

A praia de Ipanema já havia aparecido na lista de 2024, na 17ª posição, mas subiu para a 13ª colocação em 2025. Já a de Muro Alto manteve a 25ª posição em relação ao ranking de 2024. 

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO - Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass, lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”.

A iniciativa busca possibilitar que os brasileiros conheçam e se conectem com as maravilhas do nosso país, além de apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministério do Turismo está empenhado em fortalecer o setor e criar oportunidades para que todos desfrutem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.

A rota, operada pelo Gol, fortalecerá a conectividade da Região Norte e da capital paraense já com foco na COP 30. Estimativa da empresa é de triplicar os voos para o município durante o evento do clima

Uma excelente notícia para quem deseja viajar entre Miami e Belém: a partir do dia 15 de junho, um novo voo direto estará disponível, facilitando a conexão entre a capital paraense e a cidade da Flórida. A iniciativa é resultado de um esforço para aumentar a conectividade aérea da região Norte com o mundo, especialmente com a proximidade da COP30.

Em encontro com o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta sexta-feira (21.03), o gerente de Relações Institucionais da Gol, Felippe Bandeira, informou que especificamente para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 a companhia trabalha para triplicar os voos com destino a Belém.

De acordo com a Gol, a rota vai estrear com a frequência de dois voos semanais, as quintas e domingos. Com mais opções de voos, espera-se um aumento no fluxo turístico na Região Amazônica, impulsionando a economia local. Em 2024, o estado do Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros e o Aeroporto Internacional de Belém atingiu a marca histórica de 4,1 milhões de passageiros.

“Essa é mais uma conquista do trabalho incansável do Ministério do Turismo em prol da melhoria da conectividade aérea em um ano especial para a região e para Belém, que receberá o mais importante evento de discussão das mudanças climáticas do mundo, a COP 30. O novo voo vindo de Miami representa mais uma porta aberta entre o Brasil e o mundo”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em 2024, cerca de 5% dos voos que pousaram ou decolaram no Aeroporto Internacional de Belém são internacionais, o que resultou em um crescimento de 58% no fluxo estrangeiro, com novos destinos.

Hoje, a Gol já possui um voo internacional na malha do Pará, de Belém a Paramaribo, capital do Suriname. Na malha doméstica, a companhia opera atualmente em quatro cidades do Pará: Belém, Marabá, Santarém e no aeroporto de Carajás, que fica no município de Parauapebas.

Iniciativas como o Cadastur e o Novo Fungetur foram apresentadas a empreendedores da capital paraibana, uma das cidades mais buscadas por turistas em 2024

Agenda do ministro Celso Sabino em João Pessoa (PB) incluiu vários compromissos com autoridades locais. Crédito: Rizemberg Felipe/MTur

Empresários e prestadores de serviços turísticos de João Pessoa, capital da Paraíba e uma das cidades mais buscadas por visitantes de todo o mundo no ano passado, tiveram, na segunda-feira (24.02), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento do setor.

Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas incluem, por exemplo, a importância de estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona condições diferenciadas de crédito a agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da estratégia de aproximação junto aos municípios. “Não vamos parar de trazer o Cadastur e o Fungetur para aquelas pessoas que querem ampliar a sua pousada, melhorar o seu restaurante, adquirir uma cozinha nova, um mobiliário novo, qualificar seus profissionais, porque é assim que aproximarmos esses empreendedores dos benefícios federais que estão disponíveis no Ministério do Turismo”, enfatizou Sabino.

O prefeito Cícero Lucena apontou impactos positivos do turismo a João Pessoa. “Cerca de 60% dos imóveis vendidos a 1,5 km da orla da cidade são para pessoas de fora, ou investindo ou vindo morar aqui. Então, atualmente, João Pessoa é um dos destinos mais procurados do mundo, e o turismo nos ajudou com essa visibilidade. Temos certeza que estamos no caminho certo, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda. É importante que, cada vez mais, possamos trocar experiências para que esse desenvolvimento seja sustentável”, disse Lucena.