Fábricas de Cultura abrem inscrições para uso dos Estúdios de gravação e mixagem de áudio

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Interessados pelos serviços dos Estúdios podem agendar o uso do espaço nas unidades das zonas norte e sul da cidade, além de Diadema e Osasco, a partir de 7 de março;

Público ainda poderá aproveitar programações culturais voltadas ao mês da mulher

Quem quiser gravar uma música, um podcast ou outro projeto de áudio não pode deixar de passar nas Fábricas de Cultura — Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis  a partir de 7 de março, quando estarão abertas as inscrições para uso dos Estúdios de gravação e mixagem de áudio. O serviço é gratuito.
 

As inscrições são presenciais na recepção das Fábricas de Cultura das zonas norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e sul (Jardim São Luís e Capão Redondo) da cidade, de Diadema e Osasco, na região da Grande São Paulo, e seguem abertas até atingir o limite de horários disponibilizados para o primeiro semestre em cada Estúdio.
 

Os Estúdios oferecem toda a estrutura profissional para a gravação, edição e mixagem de áudio, como salas com tratamento e isolamento acústico, computadores com softwares de áudio, mesas de som, monitores de áudio, microfones, fones de ouvido, bateria, amplificadores e cabeamento, além de dois técnicos de áudio profissionais em cada unidade.
 

Artistas como Andarilho Cha, Baobá, Jup do Bairro, Luedji Luna, Priscilla Agra, Dicky Brada, Math, Cocão Avoz, Sérgio Vaz e Tom Zé já gravaram produções nos estúdios das Fábricas de Cultura. Somente em 2024, foram gravadas quase mil faixas, cerca de 870 sessões foram agendadas e mais de 6 mil pessoas participaram das ações culturais promovidas pelos Estúdios, como shows e workshops voltados à gestão de carreira para músicos e produtores fonográficos.
 

Como se inscrever:

Para utilizar o espaço, é necessário apresentar um documento com foto e preencher uma ficha de inscrição na recepção da unidade. Já a inscrição de menores de 18 anos deve ser feita pelos responsáveis.
 

Depois, a equipe do Estúdio entrará em contato por e-mail. Cada atendimento é realizado em sessões de quatro horas de duração e o foco é a gravação de faixas (singles) e outros projetos de áudio, como podcasts e trilhas sonoras para diferentes formatos artísticos. Os Estúdios não gravam EPs e álbuns completos. As gravações são realizadas durante o horário de funcionamento de cada unidade.
 

Parcerias e formações:

Quem grava nos Estúdios das Fábricas de Cultura ainda pode se beneficiar da parceria com a distribuidora musical Tratore, que oferece aos artistas a distribuição de suas faixas nas principais plataformas digitais de música, sem a cobrança das taxas de cadastro.
 

Há ainda projetos diferenciados como a residência artística Atalhos Sonoros, uma coletânea dos estúdios onde são selecionados anualmente dois artistas por Fábrica para integrar um álbum que será lançado. Por meio deste projeto, os artistas entram em contato com noções básicas de preparação para um show, desde a burocracia até a produção do evento.
 

Outra parceria dos Estúdios é com a SIM São Paulo, que promove nas unidades o projeto SIM Transforma, focado na profissionalização de artistas e produtores por meio de cursos e mentorias com grandes profissionais do mercado musical.
 

Em março, os interessados podem participar de duas formações do SIM Transforma: uma de Captação de recursos, ministrada por Aline Akemi na Fábrica de Cultura Osasco no dia 11, terça-feira, das 19h às 20h30, com foco em financiamento para projetos musicais, incluindo patrocínio; e outra de Comunicação e Marketing, ministrada por Pedro Bandera na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha no dia 13, quinta-feira, das 14h30 às 16h, apresentando conceitos e ferramentas básicas com ênfase no marketing de conteúdo e utilização das mídias sociais.
 

Agenda cultural: mulheres nas artes

Durante o mês de março, os estúdios das Fábricas de Cultura realizam o evento Mulheres em Foco, que destaca a presença e o trabalho de mulheres periféricas na música e demais vertentes artísticas, por meio de rodas de conversas com as profissionais referências dessa economia criativa. Confira:
 

A ação começa no dia 7, sexta-feira, às 18h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís pela roda de conversa com Jaque Loyal, coordenadora do Núcleo de Moda e integrante do Movimento de Moda Periférica, Brrioni, artista que falará da trajetória no rap e como compositora; e Kailany, atriz e produtora audiovisual. A agenda ainda inclui um pocket show de Mari Andrade, artista da região Jardim São Luís que grava no estúdio da Fábrica.
 

No dia 12, quarta-feira, às 19h30, é a vez da Fábrica de Cultura Capão Redondo destacar a presença feminina nas artes com pocket show de Mis Ivy, artista que grava no Estúdio da Fábrica, e a roda de conversa com Gal MartinsIrawó e Sabrina Dias.
 

E no dia 22, sábado, às 16h, o evento acontece na Fábrica de Cultura Diadema com uma roda de conversa entre Jay MaluMaria CelmaLilia GarciaGiovana Perez e Mary Jane, além de pocket show de Levi Cintra com Judy Black.

Saiba mais sobre o funcionamento dos Estúdios no site das Fábricas de Cultura.
 

SERVIÇO:

(Gratuito)

INSCRIÇÕES PARA OS ESTÚDIOS DE ÁUDIO

A partir de 7 de março | Presencial

Fim do agendamento: de acordo com a disponibilidade de cada Estúdio.

 

Zona Norte

Fábrica de Cultura Brasilândia 

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Tel: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Tel: (11) 2233-9270

 

Zona Sul

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, s/n, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Entrada 2: Rua Algard, 82, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Tel: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Tel: (11) 5510-5530
 

Grande São Paulo

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Osasco

Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
 

----------

Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 20h

Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.

Núcleo Taipas, de terça a sexta, das 9h às 21h30

Unidade Jaçanã, das 9h às 21h

Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)

 

Sábados, das 9h às 17h, com exceção do Núcleo Taipas que abre das 9h às 17h30.

Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.

 

Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.

Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.

 

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

Em outra categoria

Em meio a um cenário de otimismo cauteloso, o turismo brasileiro vive um novo momento em 2025. Impulsionado pela valorização do turismo sustentável, pelas viagens de experiência e pela alta do dólar, que favorece o turismo doméstico, o setor registra uma recuperação robusta e cheia de oportunidades.

Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento do setor cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os destaques estão o Nordeste e o Centro-Oeste, que têm atraído visitantes em busca de ecoturismo, cultura regional e gastronomia típica.

A força do turismo interno

Com o dólar oscilando acima dos R$ 5,50, muitos brasileiros estão optando por conhecer melhor o próprio país. Destinos como Jalapão (TO), Chapada Diamantina (BA) e Alter do Chão (PA) estão no topo das buscas, segundo dados recentes da plataforma de viagens Booking.com.

“Estamos percebendo um novo perfil de turista, mais consciente e interessado em experiências autênticas, longe das multidões e com maior contato com a natureza”, afirma Paula Rezende, diretora de marketing de uma agência de viagens especializada em roteiros personalizados.

Turismo sustentável em alta

Outro destaque de 2025 é o crescimento do turismo sustentável. Projetos de hospedagem ecológica, trilhas com guias locais capacitados e parcerias com comunidades tradicionais estão se tornando diferenciais importantes na hora de escolher um destino.

A cidade de Bonito (MS), por exemplo, implementou um sistema de controle de visitantes em suas principais atrações naturais, equilibrando preservação ambiental e geração de renda para a população local.

Tecnologia e inteligência artificial como aliadas

A tecnologia também tem papel de protagonista na retomada do setor. Aplicativos de roteiros personalizados, guias virtuais com inteligência artificial e o uso de realidade aumentada em museus e atrações têm melhorado a experiência dos turistas e ajudado a descentralizar o fluxo de visitantes.

“A integração de ferramentas tecnológicas permite que o turista tenha mais autonomia, segurança e acesso a informações atualizadas em tempo real”, destaca Rafael Oliveira, pesquisador em turismo digital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Perspectivas para o futuro

O cenário para o turismo em 2025 é promissor, mas requer atenção à qualificação da mão de obra, infraestrutura de acesso e políticas públicas de incentivo ao turismo sustentável.

Com a chegada do segundo semestre, o setor se prepara para a alta temporada e aposta na diversificação de roteiros e no fortalecimento do turismo de base comunitária como pilares de um crescimento duradouro.

O ano de 2025 está sendo generoso para quem busca por uma brecha no calendário para viajar. Isso porque há quatro feriados prolongados e oito pontos facultativos nacionais, que é quando as empresas podem ou não liberar os funcionários. O primeiro prolongado aconteceu em abril, mas durante todo o ano há oportunidades para viajar, e os roteiros de turismo sustentável vem ganhando espaço na agenda do brasileiro. Além de serem opções responsáveis e que se preocupam com o meio ambiente, quem os realiza também ganha ao se conectar com a natureza.

O ecoturismo cresce cerca de 20% todos os anos no Brasil, de acordo com o Brasilturis. Um dos motivos pela escolha da modalidade são os benefícios, principalmente ao bem estar mental e na conexão com si mesmo. É comprovado que a exposição à natureza diminui o estresse, regulando os níveis de cortisol no corpo e baixando a pressão arterial. A rotina do dia a dia faz com que seja difícil parar para contemplar um fim de tarde, o cair da chuva, o cantar dos pássaros ou pisar na grama e, assim, esquecemos o quão bom esse contato pode fazer. 

“Viagens em meio a natureza são como uma terapia em meio a um mundo digital, cheio de telas e obrigações profissionais. O ecoturismo vem se tornando um estilo de vida para aqueles que priorizam qualidade de vida, na qual saúde física e mental são inegociáveis”, ressalta Cecília Fortunatti, cofundadora da VaiViver - Ecoturismo e Aventura. 

Para quem busca uma pausa da rotina agitada das cidades, a VaiViver — iniciativa voltada para viagens com propósito — criou roteiros com saídas exclusivas durante os feriados prolongados. Em maio, no Dia do Trabalho (01), acontecem as primeiras expedições para explorar mais de 150 cachoeiras escondidas no coração da Serra da Canastra, em Delfinópolis (MG). Já em junho, durante o feriado de Corpus Christi, o destino é Nobres (MT), no coração do cerrado mato-grossense. 

Foco na experiência

Buscando mais do que apenas um destino, e sim vivências transformadoras em meio à natureza, Sandra de Araujo Rodrigues, de 53 anos, decidiu romper barreiras pessoais e encontrou na VaiViver a segurança e o acolhimento necessários para viajar sozinha pela primeira vez. Após o divórcio e em busca de um novo ciclo de vida, ela escolheu a Chapada dos Guimarães como ponto de partida para essa jornada. Lá, além de se reconectar consigo mesma, fez amizades e viveu momentos que marcaram sua trajetória. Foi nessa viagem que surgiu o convite para comemorar seu aniversário, em 2022, na Chapada das Mesas — uma experiência que, segundo ela, mudou sua vida. “Você tem noção do que foi iniciar um novo ciclo na Chapada das Mesas? Foi simplesmente emocionante”, conta.

A experiência com a VaiViver foi um ponto central na jornada de transformação de Sandra. Desde o início, ela se sentiu segura e amparada para explorar atividades que jamais imaginou realizar — como tirolesa e passeios por cachoeiras, mesmo sem saber nadar. “Pode ter certeza que o meu ciclo, que se iniciou naquele período, foi um dos mais lindos que eu tive”, relembra. Segundo ela, o cuidado e o suporte da equipe fizeram toda a diferença: “É uma das empresas que dá mais segurança, principalmente para a mulher que viaja sozinha. Quando ela fala assim: ‘quero que você só se preocupe em fazer a mala’, é exatamente isso”, complementa.  

Opções para o Dia do Trabalho

A VaiViver oferece um roteiro de quatro dias para a cidade, que é ideal para quem busca uma imersão profunda no ecoturismo. Iniciando na quinta-feira (01), o grupo se reúne em São Paulo (SP), na estação Vergueiro com a equipe e segue direto para a pousada. A aventura começa na sexta-feira, após um típico café mineiro, com pão de queijo e café quentinho. 

Para os amantes de queijo, o roteiro contempla uma parada em diversas queijarias premiadas para provar o queijo canastra e conhecer um pouco mais da região. Os viajantes ainda adentram o Parque Nacional da Serra da Canastra, recebendo as boas energias da água sagrada e conhecendo a biodiversidade local. O destino é uma opção repleta de belezas naturais e trilhas, indicadas para iniciantes no esporte e com nível de preparação baixo. Ao total, são aproximadamente 12 km de trilhas divididos durante o roteiro, mas sem grandes desníveis. 

Quem escolhe Delfinópolis como destino conhece ainda o Condomínio de Pedra, Vale da Gurita, Complexo do Ouro e do Claro e lindas cachoeiras, como a Cachoeira do Tombo, da Gruta e Tenebroso. Está incluído no roteiro todos os passeios e tickets de entrada, transfer ida e volta da sua cidade de origem em ônibus semi leito, transfer em 4x4 para os passeios na Serra, ônibus rural, hospedagem em pousada em Delfinópolis - próxima ao centrinho e barzinhos -, e as principais refeições com típicos cafés e almoços mineiros. 

 

Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.