MASP apresenta exposição que reflete sobre acervo de artes da África

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O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 28 de março a 3 de agosto, a exposição Cinco ensaios sobre o MASP – Artes da África, no terceiro andar do Edifício Pietro Maria Bardi. A mostra reúne mais de 40 obras do acervo do museu, principalmente do século 20, oriundas da África ocidental.

 

A curadoria de Amanda Carneiro, curadora, MASP, e Leandro Muniz, curador assistente, MASP, selecionou peças confeccionadas em madeira, principalmente aquelas ligadas ao corpo ou à sua representação. O conjunto abrange estatuetas de Exu e Xangô, objetos cotidianos, bonecas, tambores, mobiliário e máscaras usadas em festividades, rituais de iniciação, celebração ou funerais. Embora outras apresentações desse conjunto já tenham sido realizadas, esta é a primeira exposição que busca estabelecer uma leitura crítica e propositiva da coleção de arte africana do museu.

 

"A presença da arte africana no MASP foi moldada por momentos-chave ao longo da sua história, marcados pela realização de exposições e doações. O primeiro envolvimento notável do museu com a arte africana ocorreu em 1953, com a exposição Arte Negra, realizada seis anos após a abertura do MASP. Essa iniciativa foi uma das primeiras exposições de arte africana registradas em um museu brasileiro", afirma Amanda Carneiro.

 

As obras provêm de 17 culturas distintas, oriundas principalmente da África ocidental, de grupos como Guro, Senufo e Baulê, da atual Costa do Marfim; Dogon e Bamana, do Mali; Mossi e Bobo, da Burkina Faso; Baga, da Guiné; Axante, de Gana; Guere-Wobe, da Libéria; Hemba, do Congo; Mumuye, Ibibio, Igbo e Iorubá, da Nigéria; além de uma peça Chokwe, da Angola.

 

"São produções muito diversas que trazem essa noção de 'artes' no plural para o título da exposição. Existem cerca de 500 culturas diferentes em toda a África, portanto, o que apresentamos é um recorte específico sobre a maneira como o MASP colecionou essas peças ao longo dos anos. Não se trata de uma mostra sobre uma identidade única continental", afirma Leandro Muniz.

 

Em diálogo com as peças históricas, os artistas brasileiros biarritzzz (Fortaleza, CE, 1994) e Cipriano (Petrópolis, RJ, 1981) abordam, em obras comissionadas para o museu, os legados e as transformações das tradições africanas na cultura brasileira. biarritzzz expõe três vídeos: colagens digitais de fragmentos das máscaras presentes na mostra, acompanhadas de frases que questionam sua presença em acervos de museus. A artista usa uma linguagem típica de redes sociais para transmitir ideias ou fazer críticas com humor, chamando esse recurso de "pedagogia do meme". Já Cipriano apresenta duas pinturas abstratas que sobrepõem cantos de religiões afro-brasileiras ligadas às tradições banto, tronco linguístico da África central. Uma das obras faz referência ao tambor Chokwe, de Angola, incorporado em 2023 à coleção do MASP.

 

Concebida pelo escritório de arquitetura Gabriela de Matos, a expografia remete a dois materiais que foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico do continente africano: a terra, usada especialmente em arquiteturas milenares, e o ferro, cuja fundição data ao menos desde 500 a.C., ganhando importância central em diferentes culturas africanas. As estatuetas e as máscaras são apresentadas em totens cobertos por uma tinta semelhante à terra; já a estrutura tem uma base composta por metal e acrílico espelhado preto.

 

As obras estão organizadas em conjuntos que destacam a diversidade e a inventividade formal das produções e as relações temáticas entre diferentes culturas. Sem associações cronológicas e geográficas, a montagem incorpora as produções dos artistas contemporâneos.
 

ACERVO

A maior parte da coleção de artes da África do MASP é composta por estatuetas e máscaras do século 20, integradas ao museu ainda nas primeiras décadas de sua formação. Desde 1953, seis anos após sua fundação, o museu realizou diversas exposições sobre este tema, como Arte Negra (1953), Arte Tradicional da Costa do Marfim (1973), Da senzala ao sobrado (1978), Arte contemporânea do Senegal (1981), Cultura Nigeriana (1987), África Negra (1988) e Do coração da África – Arte Iorubá (2014).

 

Duas grandes doações foram fundamentais para a formação desse acervo: do Bank Boston, em 1998, e da coleção Robilotta, em 2012; ao longo do tempo também ocorreram incorporações pontuais. Para refletir sobre a história dessa coleção e das exposições sobre arte africana no MASP, um conjunto de documentos será apresentado em uma vitrine que registra essa trajetória.

 

Artes da ÁfricaRenoirGeometriasHistórias do MASP e Isaac Julien: Lina Bo Bardi – um maravilhoso emaranhado integram os Cinco ensaios sobre o MASP, série de exposições pensadas a partir do acervo e da história do museu para inaugurar o novo Edifício Pietro Maria Bardi.

 

ACESSIBILIDADE

Todas as exposições temporárias do MASP possuem recursos de acessibilidade, com entrada gratuita para pessoas com deficiência e seu acompanhante. São oferecidas visitas em Libras ou descritivas, além de textos e legendas em fonte ampliada e produções audiovisuais em linguagem fácil – com narração, legendagem e interpretação em Libras que descrevem e comentam os espaços e as obras. Os conteúdos, disponíveis no site e no canal do YouTube do museu, podem ser utilizados por pessoas com deficiência, públicos escolares, professores, pessoas não alfabetizadas e interessados em geral.

 

REALIZAÇÃO

Cinco ensaios sobre o MASP – Artes da África é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio master do Nubank.


 

SERVIÇO

Cinco ensaios sobre o MASP – Artes da África

Curadoria: Amanda Carneiro, curadora, MASP, e Leandro Muniz, curador assistente, MASP

 

3° andar

Edifício Pietro Maria Bardi

Visitação 28.3 — 3.8.2025

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Com extravio de bagagens e outras adversidades, especialista recomenda registros simples antes da viagem para garantir seus direitos 

Em um cenário em que o número de problemas com companhias aéreas cresce a cada ano, uma atitude simples pode fazer toda a diferença para o passageiro: tirar fotos estratégicas antes da viagem. Casos de extravio de bagagem, overbooking e alterações de voo são mais comuns do que se imagina — só em 2024, mais de 33,4 milhões de malas foram extraviadas no mundo, segundo dados da SITA, empresa especializada em tecnologia para o setor aéreo. Isso representa cerca de 6,3 malas a cada 1.000 passageiros. 

Rodrigo Alvim, advogado atuante em defesa dos Direitos do Passageiro Aéreo explica que em situações como essas, a falta de provas pode deixar o consumidor em desvantagem diante das companhias. “Ter provas é a melhor forma de se proteger em situações de conflito com companhias aéreas. As fotos não são apenas úteis — elas podem ser decisivas em processos de reembolso ou indenização”, explica o especialista.  

Para orientar os viajantes sobre como se resguardar legalmente em caso de problemas com companhias aéreas, o especialista Rodrigo Alvim elencou cinco fotos que devem ser tiradas antes do embarque. Simples e eficazes, essas imagens podem ser decisivas na hora de comprovar prejuízos e garantir seus direitos. Confira abaixo: 

 

  1. Foto da mala por fora

Antes de despachar sua bagagem, tire uma foto externa da mala. Esse registro visual comprova a condição da bagagem no momento do embarque, o que é importante em caso de danos ou extravio. A imagem ajuda a localizar a mala e serve como prova em processos de ressarcimento. 

 

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Sim, vale a pena abrir a mala e registrar seu conteúdo antes de fechar. Caso a bagagem seja extraviada e não encontrada, essas fotos comprovam o que havia dentro da mala, facilitando a solicitação de reembolso por itens perdidos. 

 

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Registrar o momento da chegada no aeroporto (de preferência com a hora visível) pode ser crucial em disputas sobre atrasos ou problemas no check-in. Em caso de alegações de que o passageiro não chegou a tempo, essa imagem serve como prova de pontualidade. 

 

  1. Foto do cartão de embarque e painel de voo

Em casos de overbooking (quando a companhia vende mais assentos do que a capacidade do avião), ter uma foto do cartão de embarque e do painel de informações pode fazer a diferença. Esses registros ajudam a comprovar que o passageiro tinha assento reservado, mas não conseguiu embarcar. 

 

  1. Fotos dos bilhetes aéreos (originais e novos)

Se houver troca de voo ou remarcação, registre os bilhetes antigos e os novos. Eles são a base para comprovar que o trajeto foi alterado, algo essencial em pedidos de reembolso, ações judiciais ou queixas em órgãos de defesa do consumidor. 

Uma nova pesquisa* da Booking.com — uma das principais empresas de reservas de hospedagens, voos, aluguel de temporada e outros serviços de turismo — revela os bastidores das decisões de viagem dos brasileiros. A análise, que traça o perfil de seis diferentes faixas etárias, mostra como o comportamento de quem viaja varia de acordo com o momento da vida e traz insights curiosos, desde o peso da astrologia na escolha do destino até a forte influência das redes sociais. O levantamento revela o que motiva, inspira e direciona cada geração de viajantes brasileiros quando o assunto é arrumar as malas e escolher o próximo lugar para explorar. 

18 a 24 anos 

Entre os viajantes brasileiros mais jovens, de 18 a 24 anos, a busca por experiências autênticas aparece com força. Enquanto mais de um terço (37%) escolhem a praia como local ideal para desconexão em uma viagem, um em cada cinco (21%) demonstram interesse por zonas rurais, atraídos pelo contato com a natureza e pela gastronomia afetiva, e 19% preferem se desconectar em uma cidade, caminhando sem rumo e com tranquilidade. No campo do romance, 27% também escolheriam uma cidade como cenário ideal para iniciar uma nova história de amor, seja um encontro em um café ou restaurante — a maior proporção entre todas as faixas etárias. A astrologia também entra na equação: 36% consideram importante consultar previsões astrológicas para decidir seu próximo destino. 

25 a 34 anos 

Na faixa dos 25 a 34 anos, viajar é visto como uma forma de expressão pessoal, conectada com tendências culturais. As redes sociais são protagonistas na escolha do próximo destino: 65% são impactados por vídeos curtos publicados nas principais plataformas, sendo essa a porcentagem mais alta entre as faixas etárias. Filmes também exercem papel relevante, inspirando 68% dos entrevistados do país, enquanto quase metade (46%) leva a astrologia em consideração na hora de decidir para onde ir — o maior índice da pesquisa nesse quesito. Além disso, esse grupo é o que mais valoriza destinos com muito movimento (58%), especialmente aqueles com festas e eventos (67%). E o cuidado com os animais de estimação também aparece: 61% consideram importante que o destino ofereça opções pet-friendly

35 a 44 anos 

Os viajantes brasileiros de 35 a 44 anos transitam entre a inspiração digital e um planejamento mais racional. Ao planejar uma viagem, sete em cada dez (70%) se informam por blogs de gastronomia, e 81% valorizam a gastronomia local. Além disso, metade (53%) considera relevante se o destino viralizou nas redes sociais e 69% afirmam que a recomendação de aplicativos de turismo influencia sua decisão. Também é uma faixa que valoriza boas opções de compras: 70% apontam esse aspecto como importante. 

45 a 54 anos 

Entre 45 e 54 anos, viagens ao litoral ganham um significado a mais. Quase metade (47%) começaria uma história de amor na praia, especialmente durante o entardecer – o dado mais alto entre as faixas etárias analisadas. Além disso, 90% dos brasileiros com essa idade consideram importante que a viagem se ajuste ao orçamento, desde que isso não comprometa a qualidade da experiência. 

55 a 64 anos 

Para os brasileiros de 55 a 64 anos, a escolha do destino é guiada pela busca por conforto e organização. A praia surge como o destino preferido para descanso (49%), com destaque para o apelo sensorial do som do mar e da areia nos pés – a maior taxa registrada entre todas as idades. A tranquilidade se confirma como prioridade para essa faixa etária: 87% dos entrevistados valorizam esse fator ao escolher um destino. Além disso, 86% apontam a facilidade de acesso como fator decisivo ao optar por um destino, enquanto 87% destacam a gastronomia local. 

65 anos ou mais 

Acima dos 65 anos, o perfil é mais tradicional. O fator confiança é central: 81% se baseiam em recomendações de amigos e familiares para escolher seus destinos. Aspectos práticos são determinantes para esse público — 93% consideram o custo-benefício essencial, o mesmo número (93%) destaca a importância de encontrar opções variadas de passeios e atrações e 86% priorizam a facilidade de acesso. Também se destaca a tranquilidade do destino, com 88% dos entrevistados mencionando esse critério. 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025.