O Itaú Cultural reservou uma programação especial de dança para a última semana de visitação da Ocupação Leda Maria Martins, que fica em cartaz até o dia 30 de março (domingo). Inspirado pela trajetória e os conceitos da intelectual que dá nome à exposição, recebe nos dias 27 e 28 (quinta-feira e sexta-feira), na Sala Itaú Cultural, o espetáculo Anunciação, com concepção, direção, dramaturgia e coreografia de Débora Marçal, e nos dias 29 e 30 (sábado e domingo), Prelúdio a Ismael Ivo, no qual Anderson Feliciano assina a concepção, direção e dramaturgia, apresentada por evandro nunes.
As apresentações de quinta-feira a sábado acontecem às 20h, e a de domingo, às 19h. Como todas as atividades do Itaú Cultural, a programação é gratuita e a reserva de ingressos começa a ser feita na terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI - com acesso pelo site www.itaucultural.org.br. Quem não conseguir garantir o seu, pode comparecer uma hora antes do evento ser iniciado, quando é formada uma fila de espera para os ingressos que tiverem desistência.
Nos dois primeiros dias, Anunciação reúne no palco da Sala Itaú Cultural a coreógrafa Débora Marçal e as intérpretes-pesquisadoras Beatriz Oliveira, Dina Maia, Elis Trindade, Francine Moura, Rafaela Araújo e Rita Teles em um espetáculo que dança o tempo presente-passado e o tempo presente-futuro. Cada uma delas, encantando suas estórias pessoais, têm seus ancestrais como guias, por meio de lembranças, esquecimentos, sonhos, rememorações e fábulas.
Em cena, as sete artistas traçam um caminho em direção ao nascer, depois ao rito de despedida do mundo visível, atravessando, na sequência, o mundo invisível e depois retornando ao mundo visível, em uma celebração à vida negra em diáspora. O espetáculo é inspirado no diálogo entre tradições das culturas banto e yorubá no Brasil, tendo como algumas das referências éticas, estéticas e poéticas que o permeiam, Iyabá Oyá e os Congos e Moçambiques de Minas Gerais.
Memória
Já no final de semana, Prelúdio a Ismael Ivo leva a público o resultado de uma pesquisa sobre a vida e a obra do coreógrafo e bailarino Ismael Ivo (1955-2021). A obra é atravessada por memórias, arquivos e corporeidades, sem ter um tempo cronológico, se configurando como um rito de celebração.
Interpretado pelo performer evandro nunes, acompanhado pelo dançarino, músico e compositor Camilo Gan, o espetáculo não busca recriar, interpretar ou representar a obra de Ivo. É apenas um movimento que almeja ressoar a potência da sua poética.
Espetáculos da dança em sinergia com a Ocupação Leda Maria Martins
Anunciação
Dias 27 e 28 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h
Concepção, direção, dramaturgia e coreografia: Débora Marçal
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Duração: 68 minutos
Classificação Indicativa: livre
Prelúdio a Ismael Ivo
Dia 29 de março (sábado), às 20h
Dia 30 de março (domingo), às 19h
Com evandro nunes e Camilo Gan (artista convidado)
Concepção, direção e dramaturgia: Anderson Feliciano
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: livre
Itaú Cultural encerra a Ocupação Leda Maria Martins com espetáculos de dança inspirados em conceitos sobre tempo e memória
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura