O Itaú Cultural recebe de 3 a 6 de abril (quinta-feira a domingo) a estreia de Tudo Acontece numa Segunda-Feira de Manhã, texto do dramaturgo e ator Vinícius Piedade, com direção de Silvana Garcia. O espetáculo, que integra a primeira parte da trilogia Pessoas Trabalhando, mistura humor e ironia para refletir sobre a crueldade dos processos seletivos no campo profissional, expondo os limites extremos enfrentados pelos candidatos a uma vaga de emprego.
Como todas as atividades do Itaú Cultural, a programação é gratuita. Os ingressos devem ser reservados na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br, a partir das 12h da terça-feira da semana da apresentação.
Em Tudo Acontece numa Segunda-Feira de Manhã, Piedade e Evas Carretero interpretam dois atores, candidatos desesperados que fazem testes insanos e despropositados por um papel/emprego. Em um jogo metalinguístico, a narrativa leva o público a refletir sobre as condições de trabalho, enquanto desenha um retrato provocador e irreverente do mercado.
"Essa questão sempre me intrigou. Afinal, passamos a maior parte da nossa vida no ofício, seja ele qual for. Hoje, com as discussões sobre inteligência artificial, quais são os empregos que continuarão existindo? Qual será o impacto do fim de alguns trabalhos para as pessoas? Elas conseguirão se realocar? Precisarão se humilhar para ganhar uma oportunidade?", questiona Piedade.
Palco
Na primeira história, um homem que estava desempregado há muito tempo resolve ir à entrevista com uma bomba presa ao corpo, para exigir sua contratação. Na segunda, um candidato precisa passar por diversas dinâmicas, correndo, inclusive, o risco de perder a vida no processo.
"Tudo Acontece numa Segunda-Feira de Manhã tem um quê de recomeço. É como um grande teste para um espetáculo, o que nos permitiu utilizar muitos elementos do teatro, como exercícios de atuação", comenta Piedade.
Na peça, o foco do dramaturgo são as consequências da ausência de emprego nos indivíduos. Além das dificuldades econômicas, essa condição pode acarretar problemas como ansiedade, depressão, baixa estima e falta de autoconfiança.
Segundo Silvana Garcia, a direção está centrada no jogo entre os atores, como em uma coreografia. "A forma como Vinícius e Evas interagem é quase como uma partitura de tensões e distensões, com suas falas, pausas e movimentos. Meu papel foi dar ritmo ao texto. Por isso, optei por não ter trilha sonora", conta a diretora.
Para tanto, o cenário do espetáculo, que tem luz assinada por César Pivetti, remete tanto a um teatro quanto a uma empresa, com objetos como cadeiras, uma mesa e uma arara com roupas sociais. "Aproveitamos tudo o que o palco pode nos oferecer, mas sempre deixando os atores em primeiro plano", conta Vinícius Piedade.
Itaú Cultural abre a programação cênica de abril com a estreia de Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura