Museu do Ipiranga destaca narrativas indígenas com visitas mediadas e sessão de cinema gratuita

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Museu do Ipiranga preparou uma agenda voltada especialmente para temáticas indígenas durante o mês de abril. As visitas mediadas, que também contam com datas em Libras, abordarão grandes obras do acervo que representam os povos indígenas por diferentes perspectivas. Fazem parte do roteiro pinturas como "Cacique Tibiriçá e Neto" (1932), de José Wasth Rodrigues, "Ciclo da Caça ao Índio" (1922), de Henrique Bernardelli, e "Fundação de São Paulo" (1909), de Oscar Pereira da Silva, que serão analisadas de maneira crítica pela equipe do Educativo que conduz a atividade.

 

O Cinema no Museu, novo eixo temático na programação da instituição, inaugura a primeira edição no sábado, 5/4, às 15h, com o filme Tava, a Casa de Pedra (2012), com os diretores Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Ariel Ortega Kuaray Poty como convidados especiais para um bate-papo após a exibição.

 

Em paralelo, a quarta edição do Ciclo Encontro com a Pesquisa, conduzida pela pesquisadora Isabela Ferreira Sodré, vai abordar a importância da caracterização química para a preservação de bens históricos, os desafios na análise de obras sobre papel e os impactos do estudo na compreensão dos aspectos materiais e técnicos da coleção José Wasth Rodrigues.
 

Confira a programação completa!

 

VISITA MEDIADA | Representações indígenas em diálogo

A visita convida o público a refletir sobre as representações dos povos indígenas nas coleções do Museu Paulista. O roteiro busca evidenciar os contrastes entre visões acadêmicas e artísticas ao longo do tempo, destacando como essas interpretações influenciaram a compreensão das vivências e resistências indígenas no Brasil, especialmente no contexto paulista.


Visitas mediadas em Português

05, 06, 12, 19 e 26/04 às 14h

Ponto de encontro no Saguão, ao lado da Escadaria

Não é necessário inscrição

 

Visitas mediadas em Libras
06, 09, 16, 23 e 30/4, primeiro domingo do mês e quartas-feiras, às 15h
Ponto de encontro no Acolhimento, ao lado da bilheteria

Não é necessário inscrição

 

 

CINEMA NO MUSEU | Tava, a Casa de Pedra

O novo eixo temático Cinema no Museu, inaugura no sábado, 5/4, às 15h, com o filme Tava, a Casa de Pedra (2012)produzido pela ONG Vídeo nas Aldeias, fundada pelo indigenista Vincent Carelli. Para o debate, foram convidados a realizadora audiovisual Patrícia Ferreira Pará Yxapy e o cineasta Ariel Ortega Kuaray Poty, que assinam a direção do documentário.

 

O projeto prevê exibição de filmes e documentários brasileiros, seguidos de debates com convidados que participaram da produção das obras. A programação será semestral, com entrada gratuita, e proporcionará ao público a oportunidade de aprofundar a reflexão sobre filmes que dialogam com as histórias e os temas abordados na programação do Museu.

 

O filme apresenta diversas dimensões do pensamento indígena em torno das chamadas Ruínas das Missões Jesuíticas dos Guarani, reconhecidas como Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela Unesco em 1983, localizadas nos territórios brasileiro e argentino. O filme recupera o direito dos povos indígenas à autodeterminação, o poder de contar suas próprias histórias. A obra foi produzida no início do processo que culminou com o registro da Tava como lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani pelo IPHAN, título conquistado anos depois, em 2014.

 
Cinema no Museu, presskit

Sábado, 5 de abril, às 15h

Auditório do Museu do Ipiranga

Emissão de certificado de participação com carga horária de 4h
Inscrições antecipadas encerradas. Para participar, o público espontâneo pode concorrer a vagas remanescentes no dia do evento

Recursos de acessibilidade: Legenda e audiodescrição, no filme, e Libras para o debate

Debatedores convidados: Ariel Ortega Kuaray Poty e Patrícia Ferreira Pará Yxapy

Mediador: David Ribeiro

 

 

Dia de Gratuidade Shell

A mantenedora do Museu do Ipiranga oferece um dia com entrada gratuita aos visitantes para acesso à exposições em cartaz. A gratuidade especial acontece em 13/4, segundo domingo do mês de abril, entre 10h e 17h (última entrada às 16h). A retirada de ingressos neste dia deve ser feita diretamente na bilheteria.

 

ENCONTRO COM A PESQUISA| Pinturas em aquarela e guache de José Wasth Rodrigues: Materialidade, Técnica e Preservação

A ciência pode ser uma grande aliada dos museus na preservação e compreensão das obras de arte históricas, como defende a pesquisadora Isabela Ferreira Sodré na próxima edição do Ciclo. No evento, ela apresenta os principais resultados da investigação sobre as pinturas de brasões municipais pertencentes à Coleção José Wasth Rodrigues, sob a guarda do Museu Paulista da USP.

A pesquisa, financiada pela FAPESP, foi conduzida de forma transdisciplinar, empregando métodos físico-químicos para analisar a materialidade das obras, identificar os pigmentos utilizados pelo artista e diagnosticar eventuais processos de degradação. O estudo trouxe novas perspectivas sobre as técnicas de pintura em aquarela e guache aplicadas nesses trabalhos, além de contribuir para estratégias de conservação dessas peças.

Este evento faz parte do ciclo Encontro com a Pesquisa, uma iniciativa do Museu Paulista da USP para aproximar o público das investigações realizadas a partir de seus acervos. Ao longo de 2025, serão promovidos 12 encontros mensais, sempre aos sábados, trazendo novas perspectivas sobre história e cultura material.

Palestra presencial
26 de abril, sábado
14h às 18h
Carga horária: 4h
Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas até 21/4 neste link.

 

 

SERVIÇO
Programação de Abril
Para participar das atividades, acesse a página de Eventos do site: Link


Acesso ao edifício monumento

O acesso ao edifício monumento, no qual estão abertas as exposições de longa duração, se dá por meio de ingressos vendidos no site ou diretamente na bilheteria.

 

Museu do Ipiranga

Endereço: Rua dos Patriotas, 100

Funcionamento: Terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h (última entrada às 16h). A bilheteria abre às 9h nos dias pagos e 10h nos dias de gratuidade.

Ingressos para as exposições de longa-duração: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).

Gratuidades: Quartas-feiras e primeiro domingo do mês, além de entrada franca para públicos específicos. Confira mais informações: museudoipiranga.org.br/visite/

 

Transporte público: De metrô, há três estações da linha 2 (verde) próximas ao Museu, Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada), Santos-Imigrantes (25 minutos a pé) e Sacomã (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

Em outra categoria

Premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor, elegeu as principais para viajar em 2025

O Brasil se destacou, mais uma vez, como um destino turístico internacional. A praia de Ipanema (RJ), no Rio de Janeiro e a de Muro Alto, em Ipojuca (PE), entraram para o ranking das 25 melhores para conhecer em 2025, divulgado pela premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor.

A lista, elaborada com base na qualidade e na quantidade de avaliações de viajantes publicadas no site do TripAdvisor em um período de 12 meses, traz opiniões reais de turistas que passaram pelos destinos.

De acordo com a plataforma, “a Praia de Ipanema é uma das mais conhecidas do Rio”. O site destaca as opções de lazer que o local oferece, como surfar ou se aventurar em partidas de vôlei. A publicação recomenda, ainda, que o visitante fique “por perto até o sol se pôr para conferir algumas das melhores vistas” da cidade.

Quanto a Muro Alto (PE), o TripAdvisor recomenda como “o local perfeito para toda a família”, graças às suas águas mornas, piscinas naturais e muitas atividades de lazer. “Ande de caiaque, mergulhe com snorkel ou tome uma bebida tropical à beira-mar”, aconselha a publicação.

A praia de Ipanema já havia aparecido na lista de 2024, na 17ª posição, mas subiu para a 13ª colocação em 2025. Já a de Muro Alto manteve a 25ª posição em relação ao ranking de 2024. 

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO - Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass, lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”.

A iniciativa busca possibilitar que os brasileiros conheçam e se conectem com as maravilhas do nosso país, além de apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministério do Turismo está empenhado em fortalecer o setor e criar oportunidades para que todos desfrutem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.

A rota, operada pelo Gol, fortalecerá a conectividade da Região Norte e da capital paraense já com foco na COP 30. Estimativa da empresa é de triplicar os voos para o município durante o evento do clima

Uma excelente notícia para quem deseja viajar entre Miami e Belém: a partir do dia 15 de junho, um novo voo direto estará disponível, facilitando a conexão entre a capital paraense e a cidade da Flórida. A iniciativa é resultado de um esforço para aumentar a conectividade aérea da região Norte com o mundo, especialmente com a proximidade da COP30.

Em encontro com o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta sexta-feira (21.03), o gerente de Relações Institucionais da Gol, Felippe Bandeira, informou que especificamente para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 a companhia trabalha para triplicar os voos com destino a Belém.

De acordo com a Gol, a rota vai estrear com a frequência de dois voos semanais, as quintas e domingos. Com mais opções de voos, espera-se um aumento no fluxo turístico na Região Amazônica, impulsionando a economia local. Em 2024, o estado do Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros e o Aeroporto Internacional de Belém atingiu a marca histórica de 4,1 milhões de passageiros.

“Essa é mais uma conquista do trabalho incansável do Ministério do Turismo em prol da melhoria da conectividade aérea em um ano especial para a região e para Belém, que receberá o mais importante evento de discussão das mudanças climáticas do mundo, a COP 30. O novo voo vindo de Miami representa mais uma porta aberta entre o Brasil e o mundo”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em 2024, cerca de 5% dos voos que pousaram ou decolaram no Aeroporto Internacional de Belém são internacionais, o que resultou em um crescimento de 58% no fluxo estrangeiro, com novos destinos.

Hoje, a Gol já possui um voo internacional na malha do Pará, de Belém a Paramaribo, capital do Suriname. Na malha doméstica, a companhia opera atualmente em quatro cidades do Pará: Belém, Marabá, Santarém e no aeroporto de Carajás, que fica no município de Parauapebas.

Iniciativas como o Cadastur e o Novo Fungetur foram apresentadas a empreendedores da capital paraibana, uma das cidades mais buscadas por turistas em 2024

Agenda do ministro Celso Sabino em João Pessoa (PB) incluiu vários compromissos com autoridades locais. Crédito: Rizemberg Felipe/MTur

Empresários e prestadores de serviços turísticos de João Pessoa, capital da Paraíba e uma das cidades mais buscadas por visitantes de todo o mundo no ano passado, tiveram, na segunda-feira (24.02), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento do setor.

Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas incluem, por exemplo, a importância de estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona condições diferenciadas de crédito a agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da estratégia de aproximação junto aos municípios. “Não vamos parar de trazer o Cadastur e o Fungetur para aquelas pessoas que querem ampliar a sua pousada, melhorar o seu restaurante, adquirir uma cozinha nova, um mobiliário novo, qualificar seus profissionais, porque é assim que aproximarmos esses empreendedores dos benefícios federais que estão disponíveis no Ministério do Turismo”, enfatizou Sabino.

O prefeito Cícero Lucena apontou impactos positivos do turismo a João Pessoa. “Cerca de 60% dos imóveis vendidos a 1,5 km da orla da cidade são para pessoas de fora, ou investindo ou vindo morar aqui. Então, atualmente, João Pessoa é um dos destinos mais procurados do mundo, e o turismo nos ajudou com essa visibilidade. Temos certeza que estamos no caminho certo, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda. É importante que, cada vez mais, possamos trocar experiências para que esse desenvolvimento seja sustentável”, disse Lucena.