Após 20 anos fechados, Cine Ipiranga reabre as portas para a 1ª Mostra Angústia de Cinema

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O icônico Cine Ipiranga, abandonado há décadas na cidade de São Paulo, voltará a ativa por um dia para receber a 1ª Mostra Angústia de Cinema. Idealizada pelo ateliê de arte experimental Angústia e realizada pela produtora MyMama Entertainment, a mostra ocorre no dia 12 de abril e ocupará este antigo templo da cultura paulistana, transformando-o em palco para a exibição de seis curtas-metragens que abordam uma ampla diversidade de questões sociais, resultado de mais de uma década de investigação e criação dos integrantes do ateliê.
 

Inaugurado em 1943, o Cine Ipiranga já foi sinônimo de glamour e efervescência cultural. No entanto, em 2005, fechou as suas portas com apenas seis espectadores na plateia. Tombado como patrimônio histórico, o local resiste, quase em escombros, à espera de um renascimento.
 

Os filmes, que tem na angústia sua força motriz, são realizações da Angústia em parceria com a MyMama e outras produtoras, e dirigidos por Fabrício Brambatti, o Urso Morto, (diretor de cena da MyMama, fundador da Angústia e artista plástico que utiliza o vídeo e a fotografia como ferramentas narrativa para provocar reflexões sobre justiça social, direitos humanos e a complexidade do cotidiano brasileiro), Tommaso Protti (fotógrafo italiano radicado no Brasil há uma década, cujo trabalho já foi exibido em publicações como The New Yorker, The New York Times, Time Magazine, National Geographic, Washington Post, Der Spiegel, The Guardian, entre outras. Ele é contribuidor regular do The Wall Street Journal e do Le Monde), e Carol Pires (co-roteirista do filme Democracia em Vertigem da Netflix, indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário e autora do podcast Retrato Narrado, um original Spotify que conta a história de Jair Bolsonaro até a presidência da República).

Com temas sociais que seguem relevantes no debate público, as diferentes matizes da violência são um denominador comum das narrativas: contra as mulheres, contra os povos originários, contra os desfavorecidos. Contudo, as histórias se aglutinam também em outro atributo, a coragem, desde àquela necessária para encarar de frente o abismo social, à coragem de ocupar um espaço destinado ao abandono pelo poder público.
 

"Na MyMama, acreditamos na importância de dar visibilidade a vozes urgentes e aos criadores com a coragem de transformá-las em obras. Fabrício, o Urso Morto, é um artista consolidado, com um olhar único e necessário. Sua obra merece espaço, alcance e atenção. Realizar a Mostra no Cine Ipiranga é também um ato simbólico: reocupar um patrimônio histórico esquecido para contar histórias que não podem mais ser ignoradas.", afirmam Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, sócias-fundadoras da MyMama Entertainment.
 

A mostra abre com a exibição de 'As 7 Mortes de Pedro', que explora a teoria de um menino de que existem apenas sete formas de morrer, seguido por 'Brasil Impossível', que mostra o país como local repleto de amor, ódio e belezas castigadas, 'Meu Coração Já Não Aguenta Mais', um retrato de sonhos destruídos por um futuro corrompido e irreparável, que teve sua estreia no Festival do Rio, e 'Cativeiro', que reflete sobre as prisões que criamos para os outros e para nós mesmos.
 

O público poderá prestigiar ainda a estreia de 'Terra Vermelha: Uma vida e morte na Amazônia Brasileira', onde Fabrício Brambatti divide a direção com Tommaso Protti. O filme deriva de um trabalho de dez anos da dupla, que cobriu diversas crises sociais e ambientais na Amazônia Brasileira, com exposições fotográficas realizadas em diversos países. Outro destaque da programação, 'Maldito Darién', com direção de Fabrício, Tommaso e Carol Pires. A obra acompanha um grupo de migrantes que arriscam suas vidas cruzando a "selva da morte", como o Darién Tapon é conhecido, área única de terra que liga as Américas, considerada uma das rotas migratórias mais perigosas do mundo. O filme, que já foi exibido em festivais internacionais, terá sua estreia no Brasil.

"Essa Mostra é a concretização de dez anos de investigação e criação da Angústia e reúne os trabalhos mais impactantes que os nossos membros produziram. São filmes experimentais, que falam sobre assuntos negligenciados, mas que o debate é fundamental. Queremos gerar conversas frescas, movidas pela coragem de tocar na feridas velhas e encarar a realidade como ela é", afirma Urso Morto.
 

Além das projeções, o público poderá participar de painéis de discussão com nomes como Vera Iaconelli, doutora em psicologia pela USP, membra do Instituto Sedes SapientiaeMaria Beatriz Nogueira, chefe do escritório do ACNUR de São Paulo,Kwame Yonatan, psicanalista descolonizador, Fabíola Albiere, médica paliativa, Auá Mendes, Indígena do Povo Mura e artista visual, Fernando Macario, ator do filme Meu Coração, a atriz e cantora PalomarisDr Marcos Callia, médico psicanalista, além dos diretores Urso Morto e Tommaso Protti, e da curadora de artes Vera Nunes. O evento terá ainda exposição de fotografias, performances e outras atrações.
 

Mostra Angústia de Cinema não é apenas um evento cinematográfico; é um manifesto. Um chamado para abraçar as sombras de um mundo em crise e transformar a angústia em ação. O Cine Ipiranga, silenciado pelo tempo e pelo abandono, se torna novamente, um espaço de encontro, reflexão e revolta, ainda que apenas uma noite. Quem se atreve a flertar com o abismo?
 

Os ingressos para as sessões são gratuitos e podem ser reservados através da plataforma Sympla, ou retirados no Cine Ipiranga no dia do evento. Exposições, performances e outras atrações não requerem ingresso para visitação.
 

Serviço:

Local: Avenida Ipiranga, 786, São Paulo/SP, no icônico e abandonado Cine Ipiranga

Data: 12 de abril de 2025

Horário: das 14h às 23h

Entrada: Gratuita (sujeito à lotação)

Ingressos: Sympla, ou na bilheteria do Cine Ipiranga
 

Programação: 
 

15:00 - 'As 7 Mortes de Pedro' (2012) - Direção: Fabricio Brambatti;
 

16:00 - 'Brasil Impossível' (2018) - Direção: Fabricio Brambatti; (1ª exibição no cinema)
 

17:00 - 'Meu Coração Já Não Aguenta Mais' (2021) - Direção: Fabricio Brambatti; (1ª exibição em São Paulo)
 

18:00 - 'Cativeiro' (2020) - Direção: Fabricio Brambatti; (1ª exibição no cinema)
 

19:00 - 'Terra Vermelha: Uma vida e morte na Amazônia Brasileira' (2024) - Direção: Tommaso Protti, Fabricio Brambatti; (Estreia)
 

20:00 - 'Maldito Darién' (2024) - Direção: Fabrício Brambatti, Tommaso Protti e Carol Pires; (1ª exibição no Brasil)

Em outra categoria

O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emenda com o feriado de Tiradentes (21.04), deve movimentar R$ 3,9 milhões em recursos, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os municípios do Estado de São Paulo devem receber 2,4 milhões de turistas, o que representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado. A maior parte dos destinos (96%) espera receber visitantes de fora de seus limites e a taxa de ocupação hoteleira média será alta: 76,3% em média.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Alguns destinos religiosos, como Aparecida, estarão completamente lotados, segundo a prefeitura, e municípios como Praia Grande e Batatais, com tradição na encenação da Paixão de Cristo, também esperam um grande fluxo de visitantes. Além deles, destinos de sol e praia, da Baixada Santista e o Litoral Norte devem registrar alta visitação.

O CIET ainda identificou iniciativas de sustentabilidade: 72% dos municípios turísticos têm iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade deles (56%) possuem iniciativas para a mitigação de impactos do turismo e 67% se preocupam com o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.

O outono chegou, trazendo consigo um clima ameno, paisagens deslumbrantes e a oportunidade perfeita para explorar o Brasil. Se você está em busca de um destino para aproveitar a estação, confira algumas sugestões:

Destinos no Brasil

  • Chapada Diamantina (Bahia): Com o início da seca, o outono é a época ideal para explorar as trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes da Chapada Diamantina.
  • Campos do Jordão (São Paulo): As paisagens montanhosas e o clima aconchegante de Campos do Jordão ficam ainda mais charmosos no outono. Aproveite para passear pelos parques, visitar o Museu Felícia Leirner e degustar os vinhos da região.
  • Petrópolis (Rio de Janeiro): As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis ganham um charme especial no outono. Explore o centro histórico, visite o Museu Imperial e faça trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
  • Jalapão (Tocantins): O outono é a melhor época para visitar o Jalapão, quando o clima está mais ameno e as paisagens ficam ainda mais exuberantes. Explore as dunas, cachoeiras e fervedouros da região.

Dicas para aproveitar o outono no Brasil

  • Aproveite o clima ameno para fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
  • Experimente os sabores da estação, como castanhas, pinhão, vinho e chocolate quente.
  • Visite festivais e eventos culturais que acontecem no outono, como a Oktoberfest em Blumenau e a Festa do Divino em Paraty.
  • Aproveite a baixa temporada para encontrar preços mais acessíveis em passagens aéreas e hospedagem.

O outono é a estação perfeita para explorar o Brasil e desfrutar de paisagens deslumbrantes, clima ameno e sabores deliciosos.

Premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor, elegeu as principais para viajar em 2025

O Brasil se destacou, mais uma vez, como um destino turístico internacional. A praia de Ipanema (RJ), no Rio de Janeiro e a de Muro Alto, em Ipojuca (PE), entraram para o ranking das 25 melhores para conhecer em 2025, divulgado pela premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor.

A lista, elaborada com base na qualidade e na quantidade de avaliações de viajantes publicadas no site do TripAdvisor em um período de 12 meses, traz opiniões reais de turistas que passaram pelos destinos.

De acordo com a plataforma, “a Praia de Ipanema é uma das mais conhecidas do Rio”. O site destaca as opções de lazer que o local oferece, como surfar ou se aventurar em partidas de vôlei. A publicação recomenda, ainda, que o visitante fique “por perto até o sol se pôr para conferir algumas das melhores vistas” da cidade.

Quanto a Muro Alto (PE), o TripAdvisor recomenda como “o local perfeito para toda a família”, graças às suas águas mornas, piscinas naturais e muitas atividades de lazer. “Ande de caiaque, mergulhe com snorkel ou tome uma bebida tropical à beira-mar”, aconselha a publicação.

A praia de Ipanema já havia aparecido na lista de 2024, na 17ª posição, mas subiu para a 13ª colocação em 2025. Já a de Muro Alto manteve a 25ª posição em relação ao ranking de 2024. 

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO - Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass, lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”.

A iniciativa busca possibilitar que os brasileiros conheçam e se conectem com as maravilhas do nosso país, além de apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministério do Turismo está empenhado em fortalecer o setor e criar oportunidades para que todos desfrutem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.