O Museu do Ipiranga promove, no dia 10 de maio de 2025, a segunda edição do encontro Mensagens do tempo presente: escritas e imagens como patrimônio cultural. Com atividades gratuitas ao longo do dia, o evento se dedica à troca de saberes e à valorização de elementos escritos e visuais do cotidiano, tais como os painéis de azulejos que resistem ao tempo e os letreiros de comércios desenhados à mão. Neste ano, serão apresentados estudos e projetos que abordam as histórias visuais de ruas, fachadas e vitrines do país, compreendendo-as como registros do presente e, ao mesmo tempo, patrimônios culturais.
Para conduzir esta discussão, Douglas Nascimento e Filipe Grimaldi participarão de um bate-papo, seguido de oficinas sobre expressões visuais que enriquecem a paisagem urbana de São Paulo. São imagens capazes de refletir valores, afetos e aspirações de uma sociedade, carregando diferentes marcas de suas culturas.
A programação se inicia às 10h com uma mesa formada pelos dois convidados, que apresentarão suas pesquisas e trabalhos no campo das artes visuais. Douglas Nascimento falará sobre o papel dos painéis de azulejos ilustrados, antes muito comuns, nas casas e edifícios de São Paulo. Em seguida, Grimaldi exibirá o trabalho que desenvolve sobre os diferentes tipos de caligrafias empregados em cartazes comerciais. O designer é conhecido nas redes sociais pela expressão "chora, fotoxópi!", bordão que criou ao comentar vídeos de produção manual de artistas brasileiros. A frase enaltece a manualidade dos processos artísticos, diferenciando-a dos processos digitais.
À tarde, os palestrantes convidam o público para duas atividades práticas. Douglas Nascimento guiará os participantes por um percurso no entorno do Museu para observar construções que mantém seus painéis de azulejos, e Filipe Grimaldi promoverá uma oficina de pintura de letra popular.
Confira a programação completa:
10h | Bate-papo com Filipe Grimaldi e Douglas Nascimento
Azulejos ilustrados de diferentes origens, autorias e temáticas serão apresentados e comentados por Douglas Nascimento, comunicador, pesquisador e ativista nas áreas de cultura e patrimônio histórico. Em seguida, o artista e designer Filipe Grimaldi abordará os diferentes estilos caligráficos empregados em cartazes comerciais pelo Brasil, feitos por letristas profissionais e amadores chamados de "abridores de letras".
Inscrições on-line gratuitas até 4/5, no site do Museu do Ipiranga
14h | Roteiro mediado: Painéis de azulejos no bairro do Ipiranga
Guiados por Douglas Nascimento, os participantes farão um percurso por ruas próximas ao Parque da Independência, passando por residências e edifícios que ainda preservam painéis de azulejos em suas fachadas. Quantidade de vagas: 20 (seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã).
14h | Oficina: Pintura de Letra Popular
Combinando teoria e prática, esta oficina introdutória trabalha as técnicas de pintura de letras e composição de letreiros feitos à mão. Ministrada por Filipe Grimaldi, a atividade aborda diferentes estilos caligráficos adotados por letristas populares. Todo o material será fornecido aos participantes. Quantidade de vagas: 20 - seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã.
Museu do Ipiranga recebe Filipe Grimaldi e Douglas Nascimento para debate sobre escritas e imagens como patrimônio cultural
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura