O mês de outubro chega recheado de cultura, lazer e descobertas no Sesc 14 Bis. Da explosão criativa dos mangás à imersão nos sabores da feira agroecológica, passando pela riqueza cultural e histórica do bairro do Bixiga, espetáculos e experiências sensoriais para crianças e a inventividade do jazz nacional e internacional, a programação convida o público a experimentar múltiplas linguagens e vivências.
Logo no início do mês, nos dias 4 e 5 de outubro, o Sesc 14 Bis recebe a Mangá Festa!, encontro que celebra a influência dos quadrinhos japoneses na cultura pop mundial. A programação traz mesas de debates com especialistas e editores, oficinas de ilustração e roteiro, espaço para o encontro de cosplayers, quiz interativo, atividades para todas as idades e bate-papos sobre gêneros como Boys e Gils Love, Tokusatsu e Gekigá. Nomes como Marcelo Del Greco, Phellip Willian, Magenta King, Cassius Medauar, Sonia Luyten, Caio Yo e outros marcam presença. Um mergulho no imaginário japonês que dialoga com cinema, música, games e literatura, em um evento feito para fãs, curiosos e educadores.
A partir de 18 de outubro, o Experimenta! transforma a feira do Sesc em espaço de escuta, afeto e saberes gastronômicos. A chef Dani Lisboa conduz vivências como Na Feira Também Tem! Oralidade e Saberes Gastronômicos (18/10), oficinas sensoriais com crianças, que criam seus próprios "jardins comestíveis" (19 e 26/10) e um Mergulho no mundo dos alimentos (25/10), ampliando o olhar de quem cozinha e a compreensão sobre o que se prepara e se consome. Durante todo o mês o projeto Vem Fazer a Feira traz os Sons da Terra, com Alma de Gato (5/10), combinando música e literatura, chorinho com Trio Canoa (12/10), o Coral de Cânticos Guarani Mbyá da Aldeia Paranapuã (19/10) e o forró do Arrudêa (26/10).
No dia 24 de outubro, o projeto Paisagens Postais lança a edição dedicada ao Bixiga, um dos bairros mais icônicos de São Paulo. Nove cartões-postais ilustram seus lugares simbólicos, acompanhados de mapa e de uma programação especial com rodas de conversa, música, oficinas e intervenções artísticas. Entre os destaques estão a participação da cozinheira Baiana Bá em bate papo com Sêo Raimundo Nonato, dono do Rancho Nortestino e mediação do compositor Lirinha, do músico Rom Santana, da Bateria Mirim da Vai-Vai e do coletivo Mobilização Saracura. Mais que um registro, um convite a conhecer a memória e a tradição cultural do bairro.
Outubro também é o mês das crianças, e o Sesc 14 Bis dedica a programação Mundos de brincar -- pés na terra, cabeça na lua especialmente para elas. O destaque fica para o espetáculo "Tum Pá", do grupo Barbatuques (11 e 12/10), primeiro show do coletivo totalmente voltado ao público infantil. Além disso, atividades como Viagem ao Brincaverso (de 4 a 26/10) convida bebês e seus adultos acompanhantes a explorar o espaço sideral, enquanto a oficina Brinquedo Terra | Mãozinhas no barro, mostra a versatilidade da terra que pode virar desenho, formas e texturas em mãos cheias de criatividade; a instalação Brinquedos Naturalizados desafia os pequenos a reconhecer novos movimentos e habilidades e os espetáculos da 2 Mililitros Cia Teatral, levam as crianças da exploração espacial ao fundo de um rio na Amazônia, em histórias que garantem um mês de descobertas e encantamento para todas as idades.
Na música, Zeca Baleiro e Swami Jr. revisitam obras primas de Dolores Duran (3 a 5/10). A Orquestra Sinfônica Heliópolis sobre novamente ao palco do Teatro Raul Cortez com repertório de Johannes Brahms e Robert Schumann (9/10). O Clube das cordas se apresenta gratuitamente na biblioteca em dois sábados (11 e 18/10), trazendo choros, valsas, marchas e sambas.
Encerrando o mês, o Sesc Jazz traz ao 14 Bis uma mostra de shows e formativas musicais que celebra a diversidade e a vitalidade do gênero. Com artistas nacionais e internacionais, o festival apresenta encontros únicos entre instrumentistas, valorizando tanto os clássicos quanto as experimentações contemporâneas. Destaque para Homenagem à Leny Andrade (16 e 17/10), Lido Pimienta (25/10) e Dominique Fil-Aimé (31/10). Uma oportunidade imperdível para os amantes da música de improviso.
Outubro no Sesc 14 Bis: confluência cultural marca o mês com mangás, gastronomia, infância e jazz
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura