Semana de Design de São Paulo, DW! promove a cultura criativa e suas conexões com arte, arquitetura, urbanismo e decoração entre 14 e 24 de março

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Considerado o maior festival do setor da América Latina, iniciativa paulistana é um dos cinco eventos mais concorridos do calendário internacional do segmento

A DW! Semana de Design de São Paulo já tem data marcada para a sua 13ª edição, em 2024. Maior evento do segmento da América Latina e um dos mais renomados do calendário internacional do setor, ocorrerá entre 14 e 24 de março. 

 

Concebida há mais de uma década pelo empresário Lauro Andrade, DW! é um festival urbano de design que tem como propósito, através da cultura da área e de suas conexões, dialogar com o próprio movimento da cidade, com o propósito de promover uma mudança na sociedade de forma individual e coletiva. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa.

 

Não apenas pelos endereços renomados e conhecidos do design em São Paulo, DW! se destaca por ocupar e propor encontros e visitas em espaços

públicos – casarões, edifícios, lojas, hotéis, shoppings, museus, instituições

de ensino e locais icônicos da metrópole – por meio de uma curadoria que eleva e democratiza o acesso ao design, relacionando-o com a cidade. Em 2024, mais do que uma vitrine de novidades, criatividade e negócios do setor, o festival segue em constante movimento com ações que primam pela diversidade e autenticidade nas diferentes práticas da criação. 

 

Além de gerar valor e trazer destaque para o design nacional, transformando-se em referência no mercado mundial, DW! não se limita a ser contemplativa: tem em sua gestão o legado de inspirar, proporcionar experiências e possibilitar novos negócios, atravessando a chamada quarta parede da carpintaria teatral e levando conhecimento e know-how de seus expositores e marcas para as ruas. Elas se tornam cenário e palco de instalações e intervenções artísticas pontuais e eventos gratuitos – oficinas, palestras, feira de negócios, festas e workshops – que dialogam com os mais diversos públicos, pavimentando o caminho de acesso à informação. Isso sem contar que, enquanto evento inserido no calendário internacional, colabora com o turismo na cidade, movimenta a economia local e gera empregos.

 

Depois de contabilizar 228 eventos e 124 expositores em 7 distritos presenciais e 1 digital no ano passado, em 2024 a DW! apresentará algumas inovações. Entre elas, adianta Lauro Andrade, serão incluídos na programação o que se convencionou de Preview Days, que irão ocorrer em 14 e 17 de março. "Somos uma grande mostra de criações e inovações do fazer criativo que já entrou no calendário mundial. Por meio de lançamentos e ações que serão apresentadas ao público, profissionais do trade, imprensa, formadores de opinião e influenciadores, queremos reforçar, ao longo de toda a programação, o que compreendemos por design. Além da questão estética de seu conceito, para nós significa buscar e concretizar soluções para a sociedade unindo diversos mundos", antecipa.

 

DW! integra calendário mundial dos festivais de design e arquitetura

 

O design cria pontes e fortalece toda uma indústria criativa global. Como em um grande networking internacional, ocorrem festivais de arte e arquitetura em quase todos os continentes, conectando público, expositores e consumidores. Dos muitos eventos deste setor realizados ao longo de todo o ano, dez estão entre os mais relevantes do calendário mundial – inclusive a DW! Semana de Design de São Paulo. Para se aprofundar um pouco mais nesse universo inspirador do design movido pela inovação, arte e arquitetura, veja, abaixo, quais são, onde e quando ocorrem esses festivais que expandem os pilares da cultura criativa.

 

1- Amsterdam Light Festival

 

O Amsterdam Light Festival é um festival que evidencia a beleza da cidade em sua época de dias mais curtos e noites mais longas, entre outono e inverno. O evento entrou em cartaz no dia 30/11 de 2023 e segue até 21 de janeiro de 2024, com 20 artistas internacionais exibindo criações artísticas com luzes sob o tema "Tecnologia e Inteligência Artificial". 

Site: https://amsterdamlightfestival.com/

 

2-Stockholm Design Week

 

A ser realizada de 5 a 11 de fevereiro de 2024, a Semana de Design de Estocolmo é bastante ampla quanto a apresentações e discussões do desenvolvimento da área na Escandinávia.

Dando sequência às 'City Activations', oferece visitações guiadas a estúdios, residências e construções, além de programação com profissionais de todo mundo.

Site: https://www.stockholmdesignweek.com/

 

3-DW! Semana de Design de São Paulo

 

Em 2024, o festival

urbano de design ocorrerá entre 14 e 24 de março, dando start ao calendário de eventos de design e arquitetura no Brasil. Serão 11 dias de intensas atividades em lojas, galerias, museus, shoppings, instituições de ensino, ateliês e outros locais espalhados por quase todas a regiões da cidade de São Paulo, com ações as mais variadas e dirigidas a todos os públicos.

Site: https://dwsemanadedesign.com.br

 

4-Milano Design Week

 

Referência no design mundial, a Itália reserva ao público um dos mais concorridos eventos do setor. Paralelo ao Salone del Mobile, o FuoriSalone se caracteriza por promover exibições, mostras e intervenções pela cidade, que, em 2024, ocorrerão entre 15 e 21 de abril.

Site: https://www.fuorisalone.it

 

5-NYCxDesign

 

Uma das maiores metrópoles mundiais é palco de celebração da inovação em design no planeta.

Entre 16 a 23 de maio de 2024, designers, arquitetos e amantes da arte

participarão de diversos eventos e exposições, físicos e digitais, com nomes

como Collina Strada, Carolina Herrera e Gabriela Hearst, entre outros.

Site: https://nycxdesign.org/

 

6-London Festival of Architecture

 

Fazendo jus à sua posição de potência para as indústrias criativas, Londres sediará seu Festival de Arquitetura em junho de 2024, entre os dias 1º e 30. Para se ter ideia da magnitude do evento, em 2019 a feira bateu recorde de público, com 600 mil visitantes de 75 países em diversos pontos da cidade.

Site: https://londonfestivalofarchitecture.org

 

7-Venice Design Week

 

Uma das mais charmosas cidades do planeta não poderia deixar de receber uma Semana de Arquitetura à altura. É isso que a Venice Design Week promete para o período de 12 a 20 de outubro de 2024, por meio de exibições, conferências, encontros, workshops e tours guiados para locais clássicos e conhecer novos marcos da arquitetura local. O tema da vez será 'Out Of Context', ou seja 'Fora de Contexto', em tradução livre.

Site: https://www.venicedesignweek.com/

 

8-Paris Design Week e Maison&Objet

 

Realizada desde 2011 pela Maison&Objet, a Semana de Design de Paris se destaca por se espalhar pela Cidade-Luz com exposições, palestras e festividades, sempre com a participação de decoradores, criadores e arquitetos, além de instituições como galerias de arte e design e museus. Em 2024, acontecerá de 18 a 22 de janeiro e de 5 a 9 de setembro.

Site: https://www.maison-objet.com

 

9-Dubai Design Week

 

Um dos novos polos culturais do planeta terá a sua Semana de Design em novembro de 2024, ocasião em que buscará superar os mais de 500 participantes, de cerca de 40 países, que participaram de sua última edição. Destaque para profissionais da região e seus repertórios criativos.

Site: https://www.dubaidesignweek.ae 

 

10-Design Miami, Art Basel e Miami Art Week

 

A tríade de eventos interligados, com datas previstas para junho e dezembro, reúne as grandes instituições de arte do mundo, sempre englobando, entre visitantes e participantes, nomes importantes desses segmentos.

Site: https://www.artbasel.com/

Em outra categoria

Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.

O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emenda com o feriado de Tiradentes (21.04), deve movimentar R$ 3,9 milhões em recursos, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os municípios do Estado de São Paulo devem receber 2,4 milhões de turistas, o que representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado. A maior parte dos destinos (96%) espera receber visitantes de fora de seus limites e a taxa de ocupação hoteleira média será alta: 76,3% em média.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Alguns destinos religiosos, como Aparecida, estarão completamente lotados, segundo a prefeitura, e municípios como Praia Grande e Batatais, com tradição na encenação da Paixão de Cristo, também esperam um grande fluxo de visitantes. Além deles, destinos de sol e praia, da Baixada Santista e o Litoral Norte devem registrar alta visitação.

O CIET ainda identificou iniciativas de sustentabilidade: 72% dos municípios turísticos têm iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade deles (56%) possuem iniciativas para a mitigação de impactos do turismo e 67% se preocupam com o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.

O outono chegou, trazendo consigo um clima ameno, paisagens deslumbrantes e a oportunidade perfeita para explorar o Brasil. Se você está em busca de um destino para aproveitar a estação, confira algumas sugestões:

Destinos no Brasil

  • Chapada Diamantina (Bahia): Com o início da seca, o outono é a época ideal para explorar as trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes da Chapada Diamantina.
  • Campos do Jordão (São Paulo): As paisagens montanhosas e o clima aconchegante de Campos do Jordão ficam ainda mais charmosos no outono. Aproveite para passear pelos parques, visitar o Museu Felícia Leirner e degustar os vinhos da região.
  • Petrópolis (Rio de Janeiro): As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis ganham um charme especial no outono. Explore o centro histórico, visite o Museu Imperial e faça trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
  • Jalapão (Tocantins): O outono é a melhor época para visitar o Jalapão, quando o clima está mais ameno e as paisagens ficam ainda mais exuberantes. Explore as dunas, cachoeiras e fervedouros da região.

Dicas para aproveitar o outono no Brasil

  • Aproveite o clima ameno para fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
  • Experimente os sabores da estação, como castanhas, pinhão, vinho e chocolate quente.
  • Visite festivais e eventos culturais que acontecem no outono, como a Oktoberfest em Blumenau e a Festa do Divino em Paraty.
  • Aproveite a baixa temporada para encontrar preços mais acessíveis em passagens aéreas e hospedagem.

O outono é a estação perfeita para explorar o Brasil e desfrutar de paisagens deslumbrantes, clima ameno e sabores deliciosos.