Mangá, homenagem à Rita Lee e atividades indígenas são destaques da Secretaria da Cultura

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, recebe o escritor e desenhista Raoni Marqs para a oficina gratuita presencial "Mangá: personagens e universos"
 

A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresenta o Tributo à Rita Lee e na Oficina Cultural terá o "Oswald dança Rita Lee", performance de dança feita em comemoração ao aniversário da capital paulista e, ao mesmo tempo, inspirada nas músicas da grande artista paulistana
 

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo permanece oferecendo dicas culturais para vários gostos e idades, e com várias opções gratuitas. Além das sugestões acima, quem visitar o Museu das Culturas Indígenas, aos sábados e domingos, poderá conhecer e brincar de Ninmangwá Djagwareté (em português, "brincadeira da onça"), um tabuleiro com 15 peças que representam cachorros e uma onça. E ainda, tem: atividades de férias e oficina de Light Painting no Museu Catavento; jogos de várias partes do mundo na Fábrica de Cultura Capão Redondo; Xilogravura Macunaíma, no Museu Casa Mário de Andrade; peça teatral O Cafezal, o Menino e o Céu Azul, no Museu Casa de Portinari, entre outros.
 

Confira mais detalhes abaixo:
 

Mangá na Biblioteca de São Paulo
 

A BSP - Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, recebe o escritor e desenhista Raoni Marqs para a oficina presencial: "Mangá: personagens e universos". A atividade é gratuita, em 20 e 21/01, das 10h às 13h, e dá direito a certificado de participação para os presentes. Nesta atividade, é possível criar o próprio personagem de anime e imaginar um cenário perfeito para ele. Em todo mangá, existem muitos elementos importantes, mas o personagem principal e o universo em que ele vive são essenciais para o sucesso da história. É a partir desses dois elementos que os leitores vão se identificar e imaginar o que eles fariam naquelas situações. Por isso, será ensinado qual a função de cada um e como criar protagonistas e universos que sirvam à ideia que a pessoa tem para o mangá. A partir de 12 anos.
 

E na BVL - Biblioteca Parque Villa-Lobos, em 14/1, terá a oficina de "Brinquedo da Natureza", com a Cia. Bambuzal de Histórias. Este ciclo de atividades tem por objetivo sensibilizar crianças e responsáveis para uma relação mais viva e consciente entre natureza, as culturas do brincar e dos fazeres manuais, a partir da produção de brinquedos. Atividade indicada para crianças a partir dos 3 anos, menores de 12 anos devem ser acompanhados de um responsável.
 

Gratuitos, Manga na BSP, Inscrições, mais informações no siteBrinquedo da Natureza mais detalhes em BVL
 

Homenagem ao aniversário de São Paulo e à Rita Lee
 

Na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, localizada no bairro Taipas, região noroeste terá a atividade "Carimbando São Paulo - estamparia manual em E.V.A", na qual os participantes poderão realizar, manualmente, a impressão em tecido, utilizando símbolos que retratam a diversidade de São Paulo. Coordenado pela artesã e artista têxtil Mayara Sabino, o encontro tem como propósito estimular a criatividade e o interesse na produção artística, empregando técnicas e materiais de fácil acesso. Será em 25/01, em dois horários, das 12h às 13h e das 13h10 às 14h10, com a participação por ordem de chegada.
 

Em uma homenagem à rainha do rock brasileiro, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresenta um "Tributo à Rita Lee". Coordenado pela cantora Eve da Mata, o evento traz um repertório abrangente, contemplando diversas canções da renomada artista. Falecida em 2023 aos 75 anos, esta celebração musical pela trajetória da compositora ocorre no aniversário de São Paulo (25/01), das 13h30 às 14h30. Já a "Oswald dança Rita Lee", na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, terá uma performance de dança feita em comemoração ao aniversário da capital paulista e, ao mesmo tempo, inspirada nas músicas da grande artista paulistana Rita Lee, remixadas ao vivo pela bailarina e DJ Daniela Moraes. A atividade, das 13h às 14h, em 25/1, explora a fusão entre movimento, música e arquitetura.
 

Todas as atividades são gratuitas; Carimbando São Paulo - Estamparia manual em E.V.A, turma a: 12h às 13h, turma b: 13h10 às 14h10, 7 anos, 12 vagas por turma, inscrições por ordem de chegada; Tributo à Rita Lee, das 13h30 às 14h30h, livre, sem a necessidade de inscrição; Oswald Dança RIta Lee (performance site-specific especial para o aniversário de SP), das 13h às 14h, livre, a atividade será realizada na fachada da Oficina. Não é necessária a retirada de ingressos; mais informações Juan Serrano e Oswald de Andrade
 

Férias no Museu Catavento e oficina de Light Painting
 

Durante o mês de janeiro, o Museu Catavento, no Parque Dom Pedro, oferece uma programação especial de férias com diversão e informação. Dentre as atividades, estão: Espetáculos de Mágicas, até 28 de janeiro (aos finais de semana e feriados), várias sessões ao longo do dia; Oficina Arqueólogo do Presente, até 21 de janeiro, várias sessões ao longo do dia; SESC Verão - Ciclismo, até 26 de janeiro (terça a sexta-feira), das 10h às 16h; Oficina Mini Terrário, até 31 de janeiro, várias sessões ao longo do dia; Química em Show, até 31 de janeiro (de terça a sexta), várias sessões ao longo do dia; Oficina de Paleontologia, de 23 a 31 de janeiro, várias sessões ao longo do dia; SESC Verão - Skate, de 30 de janeiro a 09 de fevereiro, das 10h às 16h. As senhas para as atividades serão disponibilizadas no dia da visita, no site.
 

Além disso, terá a oficina especial Light Painting, em comemoração ao aniversário de São Paulo. Os participantes conhecerão mais sobre essa técnica de fotografia que consiste em utilizar uma fonte de luz para desenhar uma cena, durante exposição prolongada. O resultado final é uma imagem única e surpreendente, EM 25/1, nos horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.
 

Grátis às terças-feiras, para saber mais detalhes, acesse o site
 

Viajar pelos jogos do mundo
 

Na rua em frente à Fábrica de Cultura Capão Redondo, terá a celebração lúdica: caravana de jogos do mundo em comemoração ao aniversário de São Paulo, em 20/1, às 14h. A Caravana Lúdica apresenta ao público jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo, em busca da difusão do conhecimento e da vivência desse patrimônio da humanidade em espaços de acesso público. Crianças, adultos e idosos podem se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios que colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social humano, criando um espaço para a troca de experiências entre diferentes gerações e grupos sociais.
 

Gratuito, não precisa de inscrição, mais informações Fábricas de Cultura
 

Xilogravura Macunaíma
 

O Museu Casa Mário de Andrade está organizando a oficina "Xilogravura Macunaíma: entalhando as aventuras de um herói sem caráter", no dia 20/01, sábado, das 14h às 15h30. A abordagem será a arte tradicional da xilogravura para retratar as aventuras de Macunaíma, ensinando os participantes a entalhar e imprimir suas interpretações do personagem de Mário de Andrade. Os interessados devem se inscrever até o dia 19/01. O museu está fechado, a ação será na Casa das Rosas, na Avenida Paulista.

Gratuito

As férias no museu Museu Índia Vanuíre estão repletas de atividades culturais
 

No Museu Índia Vanuíre, em Tupã/SP, tem "Férias no Museu", até 26/1, das 9h às 11h. É uma atividade que promove o acesso à arte e à cultura de forma lúdica e interativa, tornando a experiência de visitar o museu mais atraente e agradável, especialmente, para as crianças, com ações variadas, como: oficina de massinha caseira, balangandã, criação e pintura de máscaras africanas, entre outras. Basta chegar e participar, não precisa de inscrição.
 

Gratuito, mais informações Índia Vanuíre
 

O quanto você conhece a cidade de São Paulo?
 

Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, terá "Roda de Conversa + Atividade de Jogo: 470 Anos de São Paulo". Nessa atividade em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a equipe da Bibliotech oferece ao público uma roda de conversa a respeito da história da cidade de São Paulo e em seguida os participantes vivenciarão uma atividade de jogo, em formato de quiz, presencial, em 25/01/24, às 15h.

Gratuito, mais informações Fábrica de Cultura
 

O Cafezal, o Menino e o Céu Azul
 

No Museu Casa de Portinari, em Brodowski/SP, terá o teatro "O cafezal, o Menino e o Céu Azul", em 14/01/2024. A apresentação teatral conta de forma afetuosa e lírica, histórias vividas por Candido Portinari em sua infância. Uma imersão às artes cênicas e plásticas, que reflete sobre as questões humanas. E ainda, terá: Oficina de Slime, em 13/1, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h; Oficina de Desenho, em 17/1, às 10h e às 15h; Pintura Facial, em 20/1, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h; Oficina Meu Doguinho Caramelo, em 27/1, às 10h e às 15h, entre outras.
 

Todas as atividades são gratuitas, O cafezal, o Menino e o Céu Azul, local: Esplanada do Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro - Brodowski/SP), domingo, às 15h30, mais informações Museu Casa de Portinari
 

Museu da Língua Portuguesa no Aniversário de São Paulo
 

O Museu da Língua Portuguesa, na Luz, funcionará normalmente no aniversário da cidade de São Paulo, 25/1 sendo uma ótima opção de passeio para quem estiver de folga pela cidade ou planejar visitá-la. Neste dia, especificamente, a entrada será gratuita para todos os públicos que pretendem conhecer o museu e participar das duas visitas mediadas oferecidas pelo Núcleo Educativo – uma intitulada "Quem civiliza quem?" (às 10h e às 13h) e a outra chamada "Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo" (às 11h e às 15h).
 

Grátis, Visitas mediadas Quem civiliza quem? e Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo, 25/1, mais informações Museu da Língua Portuguesa
 

"Brincadeira da onça" e topônimos de origens indígenas presentes na cidade
 

Quem visitar o Museu das Culturas Indígenas, na Água Branca, aos sábados e domingos, 13, 14, 20, 21, 25, 26, 27 e 28 de janeiro, das 09h às 18h, poderá conhecer e brincar de Ninmangwá Djagwareté (em português, "brincadeira da onça"), um tabuleiro com 15 peças que representam cachorros e uma onça. A onça pintada, peça central do tabuleiro, é um símbolo de resistência para os povos indígenas originários da Abya Yala (América), considerada uma "irmã" que luta ao lado e ensina o caminho de sobrevivência.
 

Na cultura Guarani, a relação com a natureza e as histórias dos povos originários são incorporadas na brincadeira, que contribui para a desenvoltura e agilidade ao tomar decisões, aumento da disciplina e da tomada de decisões, desenvolve criatividade e favorece a capacidade de resolução de problemas.
 

Ninmangwá Djagwareté - Brincadeira da onça em 13, 14, 20, 21, 25, 26, 27 e 28/01/2024, das 09h às 18h; Entrada: inteira R$15,00 - meia R$7,50. Ingressos disponíveis na bilheteria física ou no site; Aniversário de São Paulo - Topônimos de origens indígenas presentes na cidade, 25/01/2024, das 10h às 12h, entrada gratuita com retirada de ingresso no site

Em outra categoria

Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.

O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emenda com o feriado de Tiradentes (21.04), deve movimentar R$ 3,9 milhões em recursos, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os municípios do Estado de São Paulo devem receber 2,4 milhões de turistas, o que representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado. A maior parte dos destinos (96%) espera receber visitantes de fora de seus limites e a taxa de ocupação hoteleira média será alta: 76,3% em média.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Alguns destinos religiosos, como Aparecida, estarão completamente lotados, segundo a prefeitura, e municípios como Praia Grande e Batatais, com tradição na encenação da Paixão de Cristo, também esperam um grande fluxo de visitantes. Além deles, destinos de sol e praia, da Baixada Santista e o Litoral Norte devem registrar alta visitação.

O CIET ainda identificou iniciativas de sustentabilidade: 72% dos municípios turísticos têm iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade deles (56%) possuem iniciativas para a mitigação de impactos do turismo e 67% se preocupam com o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.

O outono chegou, trazendo consigo um clima ameno, paisagens deslumbrantes e a oportunidade perfeita para explorar o Brasil. Se você está em busca de um destino para aproveitar a estação, confira algumas sugestões:

Destinos no Brasil

  • Chapada Diamantina (Bahia): Com o início da seca, o outono é a época ideal para explorar as trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes da Chapada Diamantina.
  • Campos do Jordão (São Paulo): As paisagens montanhosas e o clima aconchegante de Campos do Jordão ficam ainda mais charmosos no outono. Aproveite para passear pelos parques, visitar o Museu Felícia Leirner e degustar os vinhos da região.
  • Petrópolis (Rio de Janeiro): As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis ganham um charme especial no outono. Explore o centro histórico, visite o Museu Imperial e faça trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
  • Jalapão (Tocantins): O outono é a melhor época para visitar o Jalapão, quando o clima está mais ameno e as paisagens ficam ainda mais exuberantes. Explore as dunas, cachoeiras e fervedouros da região.

Dicas para aproveitar o outono no Brasil

  • Aproveite o clima ameno para fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
  • Experimente os sabores da estação, como castanhas, pinhão, vinho e chocolate quente.
  • Visite festivais e eventos culturais que acontecem no outono, como a Oktoberfest em Blumenau e a Festa do Divino em Paraty.
  • Aproveite a baixa temporada para encontrar preços mais acessíveis em passagens aéreas e hospedagem.

O outono é a estação perfeita para explorar o Brasil e desfrutar de paisagens deslumbrantes, clima ameno e sabores deliciosos.