Dicas de atividades culturais para aproveitar no aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Homenagens à Rita Lee, clínica de altinha, sarau, roda de conversa, espetáculo com mágica e ventriloquia, oficinas de: light painting, de criação de bonecos de papel e de estamparia manual são algumas das ações da Secretaria da Cultura

O Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Museu de Arte Sacra, Museu das Culturas Indígenas, Pinacoteca de São Paulo terão entrada gratuita em 25/1

Como os anos passam! São 470 anos de São Paulo que tem muita história para contar. E, justamente por ser uma metrópole tão especial e com opções de roteiros variados para fazer, e vários de graça, uma data comemorativa como essa não pode passar despercebida. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo reuniu alternativas onde você pode ir para curtir o feriado, no próprio dia 25/1 ou aproveitar alguma atividade em homenagem à sampa em outra data, nas Oficinas Culturais, Circo, Bibliotecas, Fábricas de Cultura, Museus e Teatros.
 

Quem curte trabalhos manuais e criativos, pode ir até a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, localizada no bairro Taipas, pois terá a atividade "Carimbando São Paulo - estamparia manual em E.V.A", na qual os participantes poderão realizar, manualmente, a impressão em tecido, utilizando símbolos que retratam a diversidade de São Paulo. Coordenado pela artesã e artista têxtil Mayara Sabino, o encontro tem como propósito estimular a criatividade e o interesse na produção artística, empregando técnicas e materiais de fácil acesso. Será em 25/01, em dois horários, das 12h às 13h e das 13h10 às 14h10, com a participação por ordem de chegada.
 

Em uma homenagem à rainha do rock brasileiro, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresenta um "Tributo à Rita Lee". Coordenado pela cantora Eve da Mata, o evento traz um repertório abrangente, contemplando diversas canções da renomada artista. Falecida em 2023 aos 75 anos, esta celebração musical pela trajetória da compositora ocorre no aniversário de São Paulo (25/01), das 13h30 às 14h30. Já a "Oswald dança Rita Lee", na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, terá uma performance de dança feita em comemoração ao aniversário da capital paulista e, ao mesmo tempo, inspirada nas músicas da grande artista paulistana Rita Lee, remixadas ao vivo pela bailarina e DJ Daniela Moraes. A atividade, das 13h às 14h, em 25/1, explora a fusão entre movimento, música e arquitetura.
 

E para os admiradores da arte circense tem o espetáculo infantil com mágica, puppets e ventriloquia "Quem está Falando?", no Mundo do Circo SP, no Parque da Juventude, em 25/1, às 17h.
 

Os apreciadores de saraus, podem aproveitar o sarau da Biblioteca de São Paulo. Em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, o Sarau BSP recebe o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Você está convidado para este encontro repleto de música, poesia e canto. De poetas a instrumentistas, o grupo está há 9 anos nos palcos, com coordenação de Terezinha Rocha. Será uma atividade presencial para todos os públicos, em 25/1, das 14h às 16h.
 

Já para quem gosta de viajar pelos jogos do mundo, na rua em frente à Fábrica de Cultura Capão Redondo, terá a celebração lúdica: caravana de jogos do mundo em comemoração ao aniversário de São Paulo, em 20/1, às 14h. A Caravana Lúdica apresenta ao público jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo, em busca da difusão do conhecimento e da vivência desse patrimônio da humanidade em espaços de acesso público. Crianças, adultos e idosos podem se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios que colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social humano, criando um espaço para a troca de experiências entre diferentes gerações e grupos sociais. Gratuito, não precisa de inscrição.
 

Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, terá "Roda de Conversa + Atividade de Jogo: 470 anos de São Paulo". Nessa atividade em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a equipe da Bibliotech oferece ao público uma roda de conversa a respeito da história da cidade de São Paulo e em seguida os participantes vivenciarão uma atividade de jogo, em formato de quiz, presencial, em 25/01/24, às 15h.
 

E no Museu Catavento terá a oficina especial Light Painting, em comemoração ao aniversário de São Paulo. Os participantes conhecerão mais sobre essa técnica de fotografia que consiste em utilizar uma fonte de luz para desenhar uma cena, durante exposição prolongada. O resultado final é uma imagem única e surpreendente, em 25/1, nos horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.
 

Apreciar a cultura e ainda de graça, nos deixa mais feliz, né? Por isso, o Museu da Língua Portuguesa, na Luz, funcionará normalmente no aniversário da cidade de São Paulo, 25/1, sendo uma ótima opção de passeio para quem estiver de folga pela cidade ou planejar visitá-la. Neste dia, especificamente, a entrada será gratuita para todos os públicos que pretendem conhecer o museu e participar das duas visitas mediadas oferecidas pelo Núcleo Educativo – uma intitulada "Quem civiliza quem?" (às 10h e às 13h) e a outra chamada "Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo" (às 11h e às 15h).
 

Já o Núcleo de Ação Educativa do Museu Casa Mário de Andrade preparou a oficina Bonecos de papel: Mário de Andrade em São Paulo, que acontecerá no dia 25/1, das 14h às 15h30. Conduzido pela arte-educadora Carô Luvisotto, este encontro convida os participantes a fazer bonecos de papel inspirados em Mário de Andrade e na época em que o escritor viveu. Ao personalizar os bonecos e criar cenários que evocam a atmosfera cultural da cidade, a turma mergulha em uma jornada lúdica e educativa. A atividade será realizada no orquidário do Museu Casa das Rosas e as inscrições estão abertas no site. A agenda completa da Casa Mário de Andrade que celebrará os 470 anos de São Paulo pode ser acessada no site do Museu.
 

Na Casa das Rosas, no dia 25 de janeiro, das 11h às 16h, a Feira Multicultural: trabalhos do mundo ocupa o jardim do Museu Casa das Rosas. O evento é promovido pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio e fomenta a autonomia da pessoa migrante e em situação de refúgio por meio de atividades empreendedoras. A atividade ainda traz diálogos entre essas pessoas e o público, por meio da apresentação de trabalhos e culturas dos expositores participantes. Ainda terá Sons da PaulistaJacking Baile, uma experiência de House Dance ao som de batidas eletrônicas proporcionada pela Nós D'água Companhia de Dança. Clique aqui e fique por dentro da agenda completa.
 

A criançada também tem espaço na agenda focada deste aniversário, no Museu Casa Guilherme de Almeida. Em 25/1, das 10h às 11h, será realizada Pintura Natural, com o arte-educador Rodrigo Vieira. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.
 

E para os amantes de esportes, o Museu do Futebol traz Letícia Silva, campeã brasileira de futebol freestyle, que fará uma apresentação e ainda vai ministrar uma clínica de altinha (prática esportiva que consiste em manter uma bola no ar sem deixá-la cair no chão), em 25/1, às 11h. Durante o dia, das 10h às 17h, terá um pula-pula de bola inflável e diversas brincadeiras do universo do futebol. Neste dia, as atividades serão gratuitas, pois serão realizadas no foyer do museu, inclusive, também, será gratuita a visitação a exposição temporária "Futebol de Brinquedo".
 

Em 25/01, das 10h às 12h, no MCI Museu das Culturas Indígenas, na Água Branca, terá a roda de conversa Topônimos de Origens Indígenas Presentes na Cidade com os Mestres dos Saberes (indígenas que integram a equipe do educativo do MCI). Entrada gratuita com retirada de ingresso no site.
 

Já a Pinacoteca de São Paulo estará com as apresentações musicais do rap Oz Guarani e o Coral M´baraeté, com canções de resistência e fortalecimento da luta indígena por seus direitos. Será na praça da Pina Contemporânea, em 25/1, às 14h, gratuito. O show é apresentado em duas línguas, em português e em guarani, com rimas e poesia que divulgam as necessidades do seu povo, relatam os problemas diários sofridos na comunidade. Além de visita com curadoria com o tema "São Paulo e o Acervo", na Pinacoteca da Luz, às 11h.
 

Museu das Favelas preparou a visita educativa "A Favela Merece um Palácio!" nos arredores do museu, resgatando as lembranças do compositor, cantor e militante negro brasileiro Geraldo Filme, 25/01, às 14h.

No Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em 25/1, às 11h, o artista Alex Hornest convida o novo muralista, Andy Hope, para apresentarem intervenção em um mural, na fachada do museu. E às 14h, terá o lançamento do catálogo da exposição "Na raiz do tempo, a matriz da cor", e o artista Sérgio Lucena baterá um papo com o curador Claudinei Roberto. A entrada em 25/1 será gratuita!
 

Se você tem curiosidade por conhecer os processos que transformaram a Vila de São Paulo de Piratininga na grande metrópole do país, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, fará uma visita mediada com o tema "São Paulo - cidade de entroncamentos", onde será abordado a formação da cidade a partir da influência religiosa imposta no período colonial brasileiro até os dias de hoje, em 25/01, às 10h e às 14h30, inscrições aqui. Além de conferir a exposição "Santa Ana em São Paulo: devoção refletida na arte," uma iniciativa especial que marca os 470 anos da cidade e revela a profunda influência da padroeira Santa Ana na cultura e história paulistanas. A abertura oficial ocorrerá em 24/1.
 

E no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, terá peça a Frida Kahlo - Viva la Vida. Ingressos entre R$ 20,00 e R$ 40,00.
 

Veja abaixo os serviços e outras opções de passeios:
 

Oficinas Culturais
 

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Carimbando são paulo - estamparia manual em E.V.A - Coordenação: Mayara Sabino
Data: 25 de janeiro, quinta-feira
Turma A: Das 12h às 13h / Turma B: Das 13h10 às 14h10
Faixa etária: 7 anos / Vagas: 12 por turma
Inscrições: por ordem de chegada
Endereço: Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas
Gratuito, mais informações Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
 

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Oswald dança Rita Lee (performance site-specific especial para o aniversário de SP) - Coordenação: Daniela Moraes
Data: 25/1
Horário: 13h às 14h
Faixa etária: Livre
Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Gratuito, a atividade será realizada na fachada da Oficina. Não é necessária a retirada de ingressos, mais informações Oswald de Andrade
 

TRIBUTO À RITA LEE - Coordenação: Eve da Mata
Data: 25 de janeiro
Horário: 13h30 às 14h30
Faixa etária: Livre
Sem a necessidade de inscrição
Gratuito, mais informações Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Tem diversas outras atividades, acesse a programação completa no site

 

Circo e Bibliotecas
 

Mundo do Circo SP
Quem está falando? Mágica - Puppets e Ventriloquia
Data: 25/1,
Horário: às 17h
Descritivo: Espetáculo infantil voltado para público familiar proporciona aos pais e filhos uma experiência extraordinária, unindo em um único espetáculo, mágica, puppets e ventriloquia. Os efeitos de mágica autorais, de nível internacional, juntamente com puppets cativantes garantem surpresas e encantamento. O enredo questionador e arquetípico garante a provocação. A interação com o público promete diversão, um espetáculo leve e descontraído.
Duração: 50 min / Classificação: livre
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1 hora, antes de cada espetáculo. Cada pessoa poderá retirar no máximo 5 ingressos por espetáculo, mais informações Mundo do Circo SP
 

BSP - Biblioteca de São Paulo
Sarau BSP
Data: 25 de janeiro
Horário: 14h às 16h

Descritivo: Em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, o Sarau BSP recebe o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Você está convidado para este encontro repleto de música, poesia e canto. De poetas a instrumentistas, o grupo está há 9 anos nos palcos. Coordenação de Terezinha Rocha. Para todos os públicos. Atividade presencial. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Gratuito, presencial, sem necessidade de inscrição , mais informações, BSP
 

BSP - Biblioteca de São Paulo
Hora do Conto
Data: 25 de janeiro
Horário: às 16h
Descritivo: "São Paulo, a minha cidade", de Andrés Sandoval, com a Cia. Teatro Incomum.
Gratuito, não é necessário fazer inscrição, mais informações BSP
 

BVL - Biblioteca Parque Villa-Lobos
Hora do Conto
Data: 25 de janeiro
Horário: às 16h
Descritivo: "São Paulo - A aldeia que virou metrópole", de Silvana Salerno, em apresentação bilíngue em português e Libras, da Cia. Arte Raiz.
Gratuito, não é necessário fazer inscrição, mais informações BVL

 

Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Celebração lúdica: caravana de jogos do mundo no aniversário de São Paulo
Data: 20/1, sábado
Horário: às 14h
Descritivo: A Caravana Lúdica apresenta ao público jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo, em busca da difusão do conhecimento e da vivência desse patrimônio da humanidade em espaços de acesso público. Crianças, adultos e idosos podem se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios, que colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social humano, criando um espaço para a troca de experiências entre diferentes gerações e grupos sociais.
Gratuito, livre, mais informações Fábricas de Cultura
 

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Festival de freestyle - homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo
Data: 28/1, sábado
Horário: das 14h30 às 17h30
Descritivo: O festival de freestyle é uma batalha de rima que seleciona, por sorteio, 16 Mc's. São disputas em chaves eliminatórias onde o campeão ganha um prêmio simbólico e título de campeão da batalha.
Gratuito, livre, Fábricas de Cultura
 

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Roda de Conversa + Atividade de Jogo: 470 Anos de São Paulo
Data: 25/01/24
Horário: às 15h
Descritivo: Nessa atividade em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a equipe da Bibliotech oferecerá ao público uma roda de conversa a respeito da história da cidade de São Paulo e em seguida os participantes vivenciarão uma atividade de jogo, em formato de quiz sobre a capital paulista. Mais informações Fábrica de Cultura
 

Fábrica de Cultura Parque Belém
Curta com Bate-Papo: "ENTRE RIOS" – A urbanização de São Paulo – Aniversário da cidade de São Paulo
Data: 25/01/24
Horário: às 15h
Descritivo: No dia 25 de janeiro, comemora-se o aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo e, para celebrar este dia, a Bibliotech da Fábrica de Cultura Parque Belém exibirá trechos do documentário: "Entre Rios", com direção de Caio Silva Ferraz e depois realizará um bate-papo. O documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos, e fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d'água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. O documentário está disponível através do Youtube no link
Gratuito, Livre, mais informações Fábrica de Cultura
 

Fábrica de Cultura Sapopemba
Fábrica de Cultura Curta com Bate-Papo: Entre Rios
Data: 25/01/24
Horário: às 15h
Descritivo: São Paulo de Piratininga, nascido às margens do rio Tamanduateí, tem uma história de urbanização entrelaçada com os caminhos das águas que rodeiam a cidade. Para falarmos sobre o Aniversário de São Paulo, a equipe da Bibliotech abre um diálogo baseado no documentário "Entre Rios", de Caio Silva, Luana de Abreu e Joana Scarpelini sobre a construção da cidade a partir do processo de transformação sofrido pelos cursos d'água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se tornar a maior cidade urbana da América Latina.
Gratuito, Livre, mais informações Fábrica de Cultura
 

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Atividade de Internet: CEP Sampa
Datas: 19 e 25/01/24
Horário: às 15h (19/01) e às 11h (25/01)
Descritivo: Desde a antiguidade, as pessoas mais poderosas usaram mensageiros a fim de se comunicar com aqueles que estavam distantes. No entanto, somente com a popularização da alfabetização e da correspondência surgiu a profissão de carteiro. No dia 25 de janeiro celebra-se o Dia do Carteiro e também o aniversário da Cidade de São Paulo. Em 2024, a cidade completa 470 anos. Inspirados nessas datas apresentaremos curiosidades relacionadas à cidade e ao serviço postal que ela dispõe no site. Ao final da atividade os participantes serão convidados a escreverem cartas e a distribuírem às pessoas queridas, podendo trocar entre si.
Gratuito, Livre, mais informações Fábrica de Cultura
 

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Atividade de Jogo: Cartões Postais de São Paulo
Data: 25/01/24
Horário: às 11h
Em comemoração ao aniversário da Cidade de São Paulo (25/01), a Bibliotech propõe um jogo da memória, que será confeccionado pela equipe previamente, com alguns dos maiores cartões postais da maior metrópole da América Latina. Para a atividade será usado o material disponível no link
Gratuito, Livre, mais informações Fábrica de Cultura

 

Museus
 

Museu Catavento
Oficina especial LIGHT PAINTING  
Data: 25/jan -quinta

Horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h 
Descritivo: Em comemoração ao Aniversário de São Paulo, será oferecida oficina na qual os participantes conhecerão mais sobre essa técnica de fotografia.
Ingressos: R$ 18,00 (inteira), R$ 9,00 (meia-entrada)
Grátis às terças-feiras, Museu Catavento
 

Museu da Língua Portuguesa
Visitas mediadas Quem civiliza quem? e Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo
Data: 25/1
Horários: "Quem civiliza quem?" (às 10h e às 13h) e a outra chamada "Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo" (às 11h e às 15h).
Neste dia, especificamente, a entrada será gratuita para todos os públicos que pretendem conhecer o museu e participar das duas visitas mediadas oferecidas pelo Núcleo Educativo
Grátis, mais informações Museu da Língua Portuguesa
 

Museu da Língua Portuguesa
"Festival de Calçada" com a apresentação do Circo do Fubanguinho, às 11h, e as ações da Caravana Lúdica, às 12h (dentro da programação da Estação Férias - Brincadeiras Musicais, que acaba no dia 26)
Data: 25/1

Casa Mário de Andrade
Oficina BONECOS DE PAPEL: MÁRIO DE ANDRADE EM SÃO PAULO - Com Carô Luvisotto
Data: 25 de janeiro
Horário: das 14h às 15h30
A atividade será realizada na área externa do Museu Casa das Rosas
Inscrições aqui - Prazo: 24/01, Vagas: 15
Funcionamento: A Casa Mário de Andrade está passando por restauro.O telefone atual para contato é o (11) 4096-9900 (ramal: 9854). ou pelo e-mail disponível no site.
Programação gratuita, Casa Mário de Andrade
 

Casa das Rosas
Feira multicultural - TRABALHOS DO MUNDO
Com Coletivo Ponto Zero do Refúgio
Data: 25 de janeiro
Horário: 11h às 16h
Gratuito, mais informações Casa das Rosas
 

Casa das Rosas
Apresentação musical - SONS DA PAULISTA
Com Vinicius Chagas, Gisele Lira e Myrella Nascimento
Gratuito, mais informações Casa das Rosas
Horário: 13h às 14h30
Gratuito, mais informações Casa das Rosas
 

Casa das Rosas
Apresentação musical - JACKING BAILE - Com Nós D'água Companhia de Dança
Data: 25 de janeiro
Horário: 18h às 19h
Gratuito, mais informações Casa das Rosas
 

Casa Guilherme de Almeida 
Oficina - PINTURA NATURAL
Com Rodrigo Vieira
Data: 25 de janeiro
Horário: das 10h às 11h
Inscrições aqui - Prazo: 24/01
Vagas: 10
Gratuito, mais informações Guilherme de Almeida 
 

Museu do Futebol
Apresentação de Letícia Silva, campeã brasileira de futebol freestyle que vai ministrar uma clínica de altinha. E diversas brincadeiras do universo do futebol.
Data: 25/1
Horários: Clínica de altinha às 11h. Das 9h às 17h terá pula-pula de bola inflável e diversas brincadeiras do universo do futebol.
Gratuito neste dia, mais informações Museu do Futebol
 

Museu das Culturas Indígenas
Topônimos de Origens Indígenas Presentes na Cidade
Data: 25/01/2024
Horário: das 10h às 12h
Entrada gratuita com retirada de ingresso no site
 

Pinacoteca de São Paulo
Pina Música - Oz Guarani e o Coral M´baraeté
Data: 25/1
Horário: Às 14h
Descritivo: Rap OZ Guarani, junto ao Coral M'baraeté, interpreta canções de resistência e fortalecimento da luta indígena por seus direitos.
 

Pinacoteca de São Paulo - Pinacoteca da Luz
Visita com curadoria | São Paulo e o Acervo
Data: 25/1
Horário: às 11h. Ponto de encontro: octógono
Descritivo: O percurso, com cerca de 40 minutos, debate as estratégias que artistas de contextos diversos usaram para imaginar e representar o território, a paisagem e a cidade. Gratuito, mais informações no site
 

Museu das Favelas
Visita Educativa - A Favela merece um palácio!
Data: 25/01
Horário: às 14h
Descritivo: No aniversário da Cidade de São Paulo, quando pés, mãos e vozes dançam sobre a terra, uma (Re)existência preta é recriada. Através da musicalidade e corporeidade, a visita educativa propõe um itinerário nos arredores do Museu das Favelas (Campos Elíseos) resgatando das camadas do asfalto as memórias de Geraldo Filme e seus sambas impregnados de discursos sociais, étnicos, culturais e políticos que redesenham São Paulo como um território de expressões artísticas, políticas e religiosas, além de resistências negras.
Inscrições antecipadas no link
Gratuito, mais informações no site Museu das Favelas
 

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Mural em celebração aos 470 anos da cidade de São Paulo: Alex Hornest convida Andy Hope
Data: 25 de janeiro
Horário: às 11h
Entrada gratuita em 25/1, mais informações

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Lançamento do catálogo: Sergio Lucena - Na raiz do tempo, a matriz da cor
Data: 25 de janeiro
Horário: às 14h
Entrada gratuita em 25/1, mais informações
 

Museu de Arte Sacra de São Paulo
São Paulo - cidade de entroncamentos
Data: 25/01/2024 (quinta-feira)
Horários: às 10h (manhã) e às 14h30 (tarde)
Presencial, Inscrições até 23/01 , às 17 horas. O preenchimento deste formulário não garante a vaga. Verifique seu e-mail para confirmação de participação.
 

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Exposição: "Santa Ana em São Paulo: devoção refletida na arte" - Curadoria: conjunta entre as áreas museológica e educativa - Projeto Assemblage
Abertura: 24 de janeiro, quarta-feira, às 15hs
Período: de 25 de janeiro a 28 de abril de 2024
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Número de obras: 80
Entrada gratuita no dia 25/1
 

Teatro
 

Teatro Sérgio Cardoso
Frida Kahlo - Viva la Vida
Data: De 25 de janeiro a 7 de março de 2024, quinta-feira, às 19h.
OBS.: no dia 15 de fevereiro não haverá sessão
Horário: às 19h00
Endereço: R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo - SP
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) | Sympla
Duração: 55 minutos, Ingressos: 14 anos, Capacidade da Sala: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes
 

Em outra categoria

Mais do que um destino de praias perfeitas, o arquipélago convida o viajante a viver experiências autênticas, em harmonia com a natureza e o próprio ritmo da vida.

Imagine acordar com o som das ondas, caminhar descalço por uma praia deserta e sentir que o tempo finalmente desacelerou. Em Seychelles, cada instante é um convite à contemplação — um reencontro com o essencial.

 

Formado por 115 ilhas espalhadas pelo Oceano Índico, o arquipélago encanta não apenas pela beleza natural, mas pela energia singular que o torna um dos destinos mais desejados do mundo. Um lugar onde a natureza é preservada, a cultura é celebrada e o luxo se traduz em simplicidade e bem-estar.

 

Natureza intocada e biodiversidade única

Em Seychelles, a paisagem parece ter sido pintada com os tons mais vivos da natureza: o azul translúcido do mar, o verde das florestas tropicais e o dourado das areias finas. O país abriga espécies endêmicas, parques nacionais e reservas marinhas que convidam à imersão completa na biodiversidade local — um verdadeiro santuário natural para quem busca contato genuíno com o meio ambiente.

 

Cultura criola e hospitalidade autêntica

Mais do que um destino de luxo, Seychelles é um mosaico cultural. Suas raízes africanas, europeias e asiáticas se misturam em uma identidade criola vibrante, refletida na gastronomia aromática, nas danças alegres e na hospitalidade calorosa de seu povo. A cada refeição — à base de peixes frescos, coco e especiarias — o visitante experimenta um pouco da alma local.

 

Créditos : Tourism Seychelles

Luxo com propósito

Os resorts e hotéis boutique do arquipélago oferecem experiências de alto padrão sem perder o compromisso com a sustentabilidade. Aqui, o conforto se une ao respeito pela natureza: muitas propriedades são ecologicamente projetadas e envolvem as comunidades locais em suas operações, criando um modelo de turismo consciente e inspirador.

 

Um destino para celebrar — e se reconectar

Cenário de casamentos e luas de mel inesquecíveis, Seychelles é sinônimo de romance e tranquilidade. Mas também é o refúgio perfeito para famílias, aventureiros e viajantes solo que buscam um tempo para si, longe da pressa do mundo. Em cada pôr do sol, o arquipélago oferece um novo começo — e a lembrança de que a felicidade pode estar nas coisas mais simples.

 

Crédito - Michel Denousse - Tourism Seychelles

Por que Seychelles agora

Com voos regulares e clima tropical agradável durante todo o ano, o destino é de fácil acesso e oferece uma experiência segura, acolhedora e completa. Em um mundo cada vez mais acelerado, Seychelles surge como um convite à pausa, à reconexão e à leveza.

 

Mais do que um ponto no mapa, é um estado de espírito — um lugar onde a natureza, o tempo e o coração humano finalmente se encontram.

Período terá sete navios em mais de 160 roteiros, envolvendo 16 destinos no Brasil e América do Sul

Começou oficialmente na última semana a temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil, com a chegada a Salvador (BA), no dia (21.10), do MSC Preziosa. O período terá aproximadamente seis meses de duração e a oferta de cerca de 670 mil leitos nos sete navios que vão percorrer a costa brasileira. No total, mais de 160 roteiros foram confirmados, envolvendo mais de 600 escalas em 16 destinos.

O estímulo aos cruzeiros é uma parte importante da estratégia estabelecida pelo Ministério do Turismo no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que define as metas a serem alcançadas no setor ao longo dos próximos três anos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a contribuição do segmento para o mercado nacional. “O turismo no nosso país vive o melhor momento da história, com recorde de turistas internacionais, faturamento e geração de empregos, e o setor de cruzeiros representa uma fatia importante de contribuição no mercado”, ressalta.

Os roteiros contemplam embarques e desembarques nas cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Itajaí (SC) e, também, Balneário Camboriú (SC), que estreia nesta temporada como porto de acesso.

As viagens serão realizadas ainda em Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Porto Belo (SC) e Recife (PE), além das paradas internacionais em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Punta del Este (Uruguai).

Impacto – Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico médio por passageiro no setor é de cerca de R$ 710 nas cidades de escala e de R$ 920 nos locais de embarque e desembarque. O segmento é fonte de geração de emprego e renda, beneficiando outros ramos, como comércio, serviços, transporte, hotelaria e gastronomia.

Além das operações de cabotagem (transporte interno), cerca de 21 navios de longo curso também farão escala no Brasil durante o período, conectando o país a importantes rotas internacionais e fortalecendo destinos como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul. As paradas dos navios ampliam a relevância do país no mapa global do turismo marítimo e o alcance econômico e turístico da atividade.

“A temporada que se inicia reafirma o compromisso do setor de cruzeiros com o desenvolvimento do turismo e das economias locais. A indústria segue investindo em sustentabilidade e inovação, além de manter o foco na excelência das experiências oferecidas aos cruzeiristas, um diferencial que faz dos cruzeiros um produto capaz de gerar oportunidades, e impulsionar o turismo brasileiro”, aponta Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

 

Hotéis investem em experiências exclusivas para proporcionar descanso profundo e restaurador

Dormir bem virou destino. Nos últimos anos, o chamado “turismo do sono” tem ganhado espaço no setor de viagens como resposta à busca crescente por qualidade de vida, equilíbrio mental e bem-estar. A proposta vai além de oferecer acomodações confortáveis: trata-se de uma experiência sensorial completa, pensada para promover noites de descanso profundo e minimizar os impactos da vida contemporânea sobre o dormir. 

Uma pesquisa recente realizada pelo metabuscador Kayak e apresentada em seu Guia de Turismo do Sono mostra que 67% dos brasileiros colocam o descanso no centro de seus planos de férias. O estudo também indica que 14% esperam encontrar zonas de desintoxicação digital nos hotéis nos próximos cinco anos e 20%  desejam recuperar o sono em viagens futuras. Os números evidenciam uma mudança clara de comportamento: descansar virou prioridade e está redefinindo a forma de viajar.

Mais do que fugir da rotina, o novo viajante busca desacelerar e restaurar corpo e mente — e encontra nos hotéis e retreats especializados o ambiente ideal para isso. Entre os diferenciais estão quartos com isolamento acústico, controle de temperatura e iluminação, colchões e travesseiros de alta performance, aromaterapia, cromoterapia e até acompanhamento de especialistas em sono.

No Brasil, essa tendência já se manifesta em iniciativas como a do NH Collection Curitiba, situado na capital paranaense. Em meio ao ritmo intenso da cidade, o hotel convida os hóspedes a desacelerar e cuidar do corpo e da mente. Os quartos foram cuidadosamente adaptados para oferecer o máximo conforto e descanso, com cortinas blackout, isolamento acústico e detalhes que aprimoram a experiência de relaxamento, como os novos travesseiros com tecnologia Nasa nas suítes corner e um menu de travesseiros que será lançado em breve.

“Já percebemos uma mudança significativa no perfil dos nossos hóspedes nos últimos anos. Cada vez mais pessoas escolhem o NH Collection como refúgio para descansar, se desconectar e recuperar as energias”, afirma o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque. “Nosso foco tem sido adaptar serviços e ambientes para atender a essa nova demanda, oferecendo não apenas conforto, mas um verdadeiro caminho para o equilíbrio físico e mental.”

Os hóspedes também contam com os Brilliant Basics, conjunto de serviços essenciais da marca NH Collection que inclui café da manhã antecipado (early bird breakfast), kit sono com chá relaxante, máscara e itens de aromaterapia, além de roupão, chinelos e uma atmosfera preparada para o relaxamento. Experiências sensoriais personalizadas, como o uso de aromas específicos e playlists tranquilizantes, ajudam a induzir um estado de calma e bem-estar.

Reforçando essa proposta de hospitalidade voltada para o equilíbrio físico e mental, o NH Collection Curitiba dispõe ainda do Naturo Spa, espaço dedicado à saúde integral dos hóspedes e visitantes. “Nosso objetivo é proporcionar uma jornada sensorial única e exclusiva para cada indivíduo. Oferecemos uma experiência que vai além do simples relaxamento superficial”, afirma o diretor. O spa aposta em atendimento personalizado, com foco no biotipo de cada cliente e uso de produtos adaptados às suas necessidades. 

Entre os serviços mais procurados estão massagens relaxantes, drenagem linfática, Miracle Face e massagem modeladora com técnicas da renomada Renata França, além de terapias orientais como Zen Shiatsu e Thai Massage, realizadas diretamente no solo. Todas as práticas são conduzidas por terapeutas especializados, com técnicas exclusivas e patenteadas, garantindo uma experiência diferenciada.

“Com TVs smart, máquinas de café Nespresso e atendimento pensado nos mínimos detalhes, o NH Collection Curitiba mostra como o turismo do sono está se consolida como uma das principais apostas do setor hoteleiro. Em um mundo onde dormir bem virou luxo, viajar para descansar de verdade se tornou não só uma escolha, mas uma necessidade. O turismo do sono atende essa demanda, transformando o quarto de hotel em um verdadeiro santuário do descanso”, finaliza Antonio.