Museu Casa de Portinari também recebe feira de artesanato neste fim de semana e convida público para uma exposição fotográfica
Crédito da imagem: divulgação/Museu Casa de Portinari
Candido Portinari pintou festas populares, procissões e missas. Mas o Carnaval tornou-se uma temática privilegiada em seu trabalho, já que é uma das formas de expressão mais populares em nosso país. O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove em fevereiro uma palestra que aborda os sentidos e significados nas obras carnavalescas do artista.
Além disso, uma exposição fotográfica apresenta uma seleção de imagens que exploram a relação entre o céu e a paisagem urbana, especialmente de Brodowski (SP). A tradicional feira de artesanato que acontece na esplanada do museu também faz parte da agenda dos próximos dias - confira!
Feira de Artesanato
Apoiar a economia criativa no município de Brodowski (SP) é uma das iniciativas do Museu Casa de Portinari. Para isso, a instituição promove uma feira de artesanato aos finais de semana em sua esplanada, com grupos de artesãos locais que apresentam suas produções e técnicas em trabalhos manuais. A atividade gera renda, incentiva o empreendedorismo, contribui para a inclusão social e promoção da cidadania.
Dias 03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de fevereiro (sábados e domingos)Horário: das 10h às 16hGratuito
Exposição "O Céu e a Cidade: Um Diálogo de Cores e Arte"
A exposição "O Céu e a Cidade: Um Diálogo de Cores e Arte", do fotógrafo e artista Leandro Lé, apresenta uma seleção de fotos que exploram a relação entre o céu e a paisagem urbana. Elas revelam a paisagem como obra de arte, com suas linhas, formas e cores.
Leandro Donizeti Lé é fotógrafo, artista e engenheiro. Como fotógrafo, participa de exposições individuais, publicações em livros, revistas, jornais e pesquisas referentes à memória fotográfica da cidade de Brodowski (SP).
O artista também produz trabalhos de fotografia de natureza, social, esportes e ensaios. Seu estilo fotográfico busca valorizar o simples e a essência da cena, evidenciando detalhes que muitas vezes passam despercebidos, mas revelam emoções.
Atenção: a exposição é realizada no Galpão das Artes, espaço localizado nas proximidades do Museu Casa de Portinari, de terça a sexta-feira.
Data: 06 a 29 de fevereiro (de terça a sexta-feira)Horário: das 9h às 17hLocal: Galpão das Artes - Rua João Brisotti, 128, Centro, Brodowski (SP)Entrada gratuita
Palestra - "Candido Portinari: Sentidos e Significados das Expressões Carnavalescas"
O professor Jacir Braz de Vicente fala sobre a maior festa popular brasileira, o Carnaval, temática também trabalhada por Candido Portinari. O artista retratou a essência da festividade, que é uma das formas de expressão mais populares em nosso país.
Candido Portinari pintou festas populares do interior do estado de São Paulo e do Brasil, principalmente as festas juninas e alguns rituais religiosos, como procissões e missas. Mas também abordou a folia em diferentes partes do país.
As ilustrações que o artista executou para o livro "Maria Rosa", da autora canadense Vera Kelsey, uniram a essência da festividade ao imaginário infantil. O professor Jacir aborda todo o conjunto de reflexões que Portinari injetou nestas e nas demais obras sobre o tema.
Data: 07 de fevereiro (quarta-feira)Horário: às 9hGratuito
Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site da instituição.
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a "Capela da Nonna", que Portinari pintou para sua avó.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuita
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).Informações: (16) 3664-4284
YouTube: /casadeportinariInstagram: @museucadeportinariFacebook: /museucasadeportinari
Portinari pintou o Carnaval em várias de suas obras; museu em Brodowski promove palestra sobre o assunto
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura