Entre os dias 15 e 25 de fevereiro, a Cinemateca Brasileira apresenta a RETROSPECTIVA QUENTIN TARANTINO para celebrar os 30 anos de Pulp Fiction: Tempo de violência, filme que consagrou o cineasta como um dos mais importantes de sua geração.
Cinéfilo autodidata, Tarantino começou a escrever roteiros quando ainda trabalhava em uma videolocadora, onde era conhecido por seu grande conhecimento cinematográfico. Seu primeiro projeto como diretor, o amador My Best Friend's Birthday, foi produzido em 1987 com amigos cineastas e colegas de trabalho. O que restou do filme, que nunca foi finalizado, será exibido na mostra em uma sessão rara, junto com o longa de estreia do cineasta, Cães de aluguel (1992).
Já com seu primeiro longa, Tarantino se tornou um sucesso de crítica e de público do cinema independente americano, mas foi com Pulp Fiction: Tempo de violência, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1994, que o diretor se tornou um fenômeno. Nos anos seguintes, lançou ainda Jackie Brown (1997), Kill Bill: Vol. 1 e Vol. 2 (2003-2004) – dupla que será exibida em 35mm –, Death Proof (2007), Bastardos inglórios (2009), Django livre (2012), Os oito odiados (2015) e Era uma vez em... Hollywood (2019). Todos serão exibidos na mostra.
Celebrado e controverso na mesma medida, o cineasta desenvolveu seu estilo de direção em torno de cenas de violência extremas e estilizadas, muitas vezes intercaladas com diálogos extensos, bem-humorados e cheios de referências à cultura pop. O uso da narrativa não-linear também é uma de suas marcas, a partir do qual revela as camadas de seus personagens e constrói uma dramaturgia complexa e carregada de suspense. Sua cinefilia também é clara nas muitas homenagens a filmes e gêneros, como o spaghetti western, o blaxploitation e o noir.
A programação é gratuita. Para as sessões nas salas de cinema, os ingressos são distribuídos uma hora antes. Para as sessões ao ar livre, a lotação é mediante ocupação das cadeiras. Em caso de chuva, as sessões externas serão realizadas nas salas internas.
Cinemateca Brasileira celebra os 30 anos de Pulp Fiction com retrospectiva do diretor Quentin Tarantino
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura