A feira será realizada no dia 30 de maio, no Memorial da América Latina, com entrada gratuita mediante pré-cadastro na Sympla
A ParadaSP - Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) tem o prazer de anunciar a programação artística da 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que acontece no dia 30 de maio de 2024, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, no Memorial da América Latina, das 10h às 21h. A entrada é gratuita, mediante pré-cadastro na Sympla.
Com uma programação repleta de atrações diversas, a feira promete encantar e envolver todos os visitantes. Alguns dos destaques são as renomadas Silvetty Montilla, Thalia Bombinha, Dimmy Kieere e Luana Hansen, que conduzirão os eventos no Palco ParadaSP.
O Lounge Nossa Voz, espaço que será uma celebração à música sob o comando de Drica GG e Drag Tiffanny conta com apresentações de artistas como Renata Peron, Sambixas do Gustàvo Reis, Batucada das Pretas, Leci Brandão Cover, Ticcy Loretto, Zazá Up e As Rainhas da Pisadinha.
Os Cortejos da Diversidade agitam o espaço do evento com a Cãominhada - Bichos do Gueto, Siga Bem Caminhoneira e a participação da Escola de Samba Terceiro Milênio. No Palco ParadaSP, uma série de shows de Drag Queens, dublagem, dança e performances. Entre as artistas confirmadas estão Deusa Hta, Dercy Fortunato, Akkiyra Star Rios, Ashilley Prado, Nayara Negretty, Fran Macedo, Leona Albuquerque, Maryana Mercury, Fefe Houston, Ingrid Stay, Jacque Follet, Jaqueline Ramirez e Melyna Eyshila Ryos, entre outras.
Além disso, o Palco Vote Com Orgulho também oferecerá diversas programações, com falas da diretoria, parceiros e anúncios importantes.
Histórico da Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Em 2001, com o começo da consolidação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, houve a necessidade de criar um calendário oficial com mais eventos com participação ativa da comunidade LGBT+. Inspirada na Castro Street Fair, de San Francisco, a Feira nasceu com o nome de Feira da Vieira no Largo do Arouche, lugar de maior visibilidade e acolhimento para a população LGBT+.
A 1° edição contava com 15 tendas e, pela primeira vez, um palco na Av. Vieira de Carvalho com o Largo do Arouche foi destinado a artistas e talentos LGBT+ em início de carreira. Neste período, a Feira contou com vários apoiadores históricos, como o estilista Walério Araújo, que fez a produção do palco com dezenas de peças de chita; a icônica travesti Alma Smith e apresentação da Silvetty Montilla, entre outras. De acordo com a Polícia Militar, a feira recebeu um público estimado de 15 mil pessoas.
Devido ao seu crescimento e expansão, houve a necessidade de transferi-la, depois de algumas edições, para um espaço maior. Dessa forma, a Feira ocorreu na Praça da República e no Vale do Anhangabaú. Foi em 2005 que, pela sua importância e crescimento, ela passou a se chamar Feira Cultural da Diversidade LGBT+. Desde o ano passado, a feira é realizada no Memorial da América Latina.
Programação da 23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ traz diversidade para o Memorial da América com música, de dança, performances de drag queens
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura